InícioFilmesJohnny Massaro viverá padre em primeiro filme de ficção de Ailton Krenak
spot_img

Johnny Massaro viverá padre em primeiro filme de ficção de Ailton Krenak

Wamari Sonha se passa nos anos 1960 e acompanha o encontro de um jovem religioso com um líder espiritual do povo Xavante

Johnny Massaro está no elenco de Wamari Sonha, primeiro longa-metragem de ficção dirigido por Ailton Krenak, escritor, líder indígena e integrante da Academia Brasileira de Letras. O filme começou a ser rodado em setembro, em Brasília, e apresenta uma história ambientada no Brasil Central durante a década de 1960.

Na produção, Massaro interpreta Giácomo, um jovem padre salesiano enviado para catequizar o povo Xavante. Sua missão acontece sob a supervisão de outro religioso, interpretado por Luciano Chirolli, e ganha novos contornos quando ele conhece Wamari Tede’wa, líder espiritual indígena vivido pelo cineasta Divino Tserewahú.

O encontro entre os dois personagens conduz uma narrativa sobre diferentes formas de compreender o mundo, abordando questões relacionadas à espiritualidade, ao território e à resistência dos povos indígenas diante da atuação religiosa naquele período.

Ailton Krenak estreia na direção de ficção

Conhecido por sua atuação na defesa dos direitos indígenas e por obras literárias que discutem a relação entre humanidade e natureza, Ailton Krenak assume a direção de um longa de ficção pela primeira vez.

Em Wamari Sonha, essas questões aparecem em uma história que coloca frente a frente um jovem representante da Igreja Católica e uma liderança espiritual Xavante. A ambientação nos anos 1960 também permite abordar as relações entre instituições religiosas e comunidades indígenas no Brasil.

O roteiro foi escrito por Krenak em parceria com Marcos Lazarini e Mariana Fagundes, que também assina a produção do filme.

A direção de fotografia é de Azul Serra, enquanto a coprodução fica a cargo da Buriti Filmes, com produção associada da Odara Filmes. A distribuição será realizada pela Olhar Filmes.

Além de Johnny Massaro, Luciano Chirolli e Divino Tserewahú, outros nomes do elenco ainda não foram detalhados no material divulgado.

Wamari Sonha iniciou suas filmagens em setembro de 2026, em Brasília, e ainda não tem data de estreia anunciada.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Veja também