Depois de conquistar três prêmios no Festival do Rio, o filme brasileiro London chega à 50ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com sessões marcadas para 21 e 29 de outubro.
Dirigido por Victor Di Marco e Márcio Picoli, o longa acompanha um jovem com deficiência que trabalha em uma casa de fetiches e precisa lidar com as consequências de uma descoberta médica que coloca em dúvida a maneira como enxerga seu próprio futuro.
A produção conquistou o Troféu Redentor de Melhor Ator, para Victor Di Marco, e Melhor Figurino, para Samy Still, além do prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) de Melhor Filme Brasileiro.
Uma história sobre identidade e autonomia
Em London, Victor Di Marco interpreta o personagem que dá nome ao filme, um jovem que trabalha realizando performances eróticas em uma casa de fetiches.
Sua rotina muda quando um exame médico revela informações sobre a origem e o possível desenvolvimento de sua deficiência.
Diante da descoberta, London passa a questionar até que ponto deve orientar suas escolhas pelo diagnóstico ou continuar perseguindo seus próprios desejos.
A trama aborda questões relacionadas à autonomia, à sexualidade e à maneira como pessoas com deficiência são percebidas pela sociedade.
O elenco também conta com Carla Cassapo, Jéssica Teixeira, Pedro Bertoldi, Priscilla Colombi, Emilio Farias e Manu Thedy.
Filme brasileiro também foi premiado em Veneza
Antes de chegar à Mostra de São Paulo, London passou pelo Festival de Veneza, onde conquistou o Queer Lion, prêmio dedicado a obras que abordam temáticas LGBTQIA+.
O reconhecimento internacional foi seguido pelas três premiações no Festival do Rio, incluindo a vitória de Victor Di Marco como Melhor Ator.
Durante a cerimônia, o artista destacou a importância da conquista para sua trajetória como ator com deficiência e dedicou o prêmio à avó, que o incentivava a reproduzir cenas de novelas quando era criança.
Di Marco já havia recebido reconhecimento por seu trabalho no cinema brasileiro, incluindo duas premiações de atuação no Festival de Gramado, em 2022 e 2024.
Além de ator e cineasta, é autor do livro Capacitismo: O Mito da Capacidade e participou da série Sob Pressão.
Produção enfrentou dificuldades durante as filmagens
Filmado em Porto Alegre, London é uma produção da Proa & Popa Produções e da Balde de Tinta.
O projeto enfrentou dificuldades durante sua realização, incluindo os efeitos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul às vésperas das filmagens e provocaram danos a materiais da produção.
Mesmo com os obstáculos, o longa foi concluído e iniciou sua trajetória por festivais nacionais e internacionais.
O roteiro também é assinado por Victor Di Marco e Márcio Picoli, que já haviam trabalhado juntos em curtas-metragens como O Que Pode um Corpo?, Possa Poder e Zagêro.
Onde assistir a London na Mostra de São Paulo?
O filme terá duas exibições na programação da 50ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Sessões confirmadas
- 21 de outubro, quarta-feira, às 21h15: CineSesc
- 29 de outubro, quinta-feira, às 19h45: Espaço Petrobras de Cinema, Sala 1
A edição de 2026 da Mostra acontece entre 15 e 29 de outubro, reunindo produções brasileiras e internacionais.
London terá distribuição brasileira da Retrato Filmes, mas ainda não teve uma data de estreia comercial informada. Por enquanto, o público paulistano poderá conferir o longa nas sessões de 21 e 29 de outubro da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.


