Pinacoteca promove seminário sobre Nam June Paik e legado da videoarte no Brasil

A Pinacoteca de São Paulo realiza neste sábado, 12 de abril, o seminário gratuito O Legado de Nam June Paik: Videoarte, Tecnologias de Transmissão e Diálogos Transculturais. O evento, com transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição, discute a influência do artista coreano na arte contemporânea, especialmente no Brasil, e marca o início de uma colaboração inédita com o Nam June Paik Art Center, da Coreia do Sul.

Nam June Paik e o Brasil: conexões que atravessam décadas

Considerado o pai da videoarte, Nam June Paik (1932–2006) teve contato direto com o público brasileiro ainda nos anos 1970. Sua primeira participação na Bienal de São Paulo aconteceu em 1975, com a instalação TV Garden, no pavilhão dos Estados Unidos. Desde então, retornou em outras edições (1981 e 1990), além de exibir obras no Festival Videobrasil.

Essa relação com o Brasil influenciou gerações de artistas e abriu caminho para um diálogo que atravessa linguagens, tecnologias e culturas. Paik ficou conhecido por integrar arte, tecnologia e crítica social em obras que anteciparam debates sobre globalização, mídia de massa e culturas híbridas — temas ainda atuais.

Parceria internacional e projeto de exposição em 2026

biarritzzz, Christine Sun Kim, Jane Jin Kaisen e Vivian Caccuri, artistas convidadas para criar projetos comissionados. Fotografias: AYSHA [1], Yang Hao 杨灏 para o WHITE SPACE, Beijing [2], Daniel Zox [3] e Rebekah Flake [4]

O seminário integra o projeto Hyundai Translocal Series, iniciativa da Hyundai Motor para promover intercâmbios artísticos entre a Coreia e o resto do mundo. A parceria entre a Pinacoteca e o Nam June Paik Art Center será desenvolvida ao longo de três anos e culminará, em 2026, em uma exposição conjunta no Brasil e na Coreia do Sul.

Quatro artistas foram convidadas para criar obras comissionadas que dialogam com o pensamento de Paik: biarritzzz (Brasil), Christine Sun Kim (EUA), Jane Jin Kaisen (Coreia do Sul) e Vivian Caccuri (Brasil). Essas criações farão parte da futura exposição.

Programação do seminário na Pinacoteca de São Paulo

O evento acontece no auditório da Pinacoteca Luz, das 14h às 17h, com tradução simultânea em coreano, português e inglês. A abertura será feita por Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, e Ana Maria Maia, curadora-chefe.

O primeiro painel, Nam June Paik e o Brasil, contará com a curadora Kim Yoonseo (Nam June Paik Art Center), o artista e professor Artur Matuck e a curadora Solange Farkas (Associação Cultural Videobrasil).

No segundo painel, Os efeitos de Nam June Paik na arte contemporânea, participam a artista visual biarritzzz, a cineasta e artista Jane Jin Kaisen e a curadora Cho Kwonjin.

Além do seminário em São Paulo, um segundo encontro está programado para acontecer na Coreia do Sul, no dia 31 de maio, também com transmissão online.

Arte, tecnologia e diálogo global

A proposta do seminário vai além de homenagear um artista influente: trata-se de refletir sobre como as criações de Paik ainda impactam a produção artística atual e como seu trabalho continua relevante na era digital. A interseção entre arte e tecnologia, que sempre guiou sua obra, segue sendo uma questão central para artistas contemporâneos no Brasil e no mundo.

A realização é da Pinacoteca de São Paulo e do Nam June Paik Art Center, com apoio da Hyundai Motor.

Seminário gratuito – O Legado de Nam June Paik: Videoarte, Tecnologias de Transmissão e Diálogos Transculturais

📍 Local: Pinacoteca Luz – São Paulo / Online no YouTube
📅 Data: 12 de abril (sábado)
🕑 Horário: 14h às 17h
🎧 Tradução simultânea coreano-português e inglês

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas