O Brasil está oficialmente representado no maior festival de animação do mundo! A animação Nimuendajú, dirigida por Tania Anaya, foi selecionada para o prestigiado Festival de Annecy 2025, na França. Produzido em 2D tradicional e distribuído pela O2 Play, o longa é uma cinebiografia do antropólogo Curt Unckel, um alemão que viveu por quatro décadas entre os povos indígenas brasileiros e denunciou a violência do Estado contra essas comunidades.
A obra chega com força à seleção de Annecy: foram 130 longas-metragens inscritos, e apenas 21 escolhidos. O evento acontece entre os dias 8 e 14 de junho e é considerado a vitrine mais importante da animação mundial. Com produção da Anaya Produções Culturais e coprodução da peruana Apus Animation, Nimuendajú tem estreia confirmada nos cinemas brasileiros no segundo semestre de 2025.
Curt Unckel chegou ao Brasil no começo do século XX, com apenas 20 anos. Apaixonado pelas culturas originárias, conviveu intensamente com diversos povos indígenas. Em 1906, foi batizado pelos Guarani com o nome Nimuendajú, que significa “aquele que encontrou seu lugar no mundo”. A partir desse momento, passou a assinar seus trabalhos com esse nome indígena e mergulhou no registro e na defesa dos povos que conheceu. Além de cientista social, tornou-se um defensor das culturas indígenas, testemunhando — e denunciando — a perseguição, o apagamento e a expulsão sistemática dos povos originários de suas terras.
A escolha de Nimuendajú como personagem principal dá ao filme um tom político e histórico ao mesmo tempo. Sua trajetória, até sua morte em 1945, é marcada por uma vivência real e sensível com as culturas indígenas — um contraponto necessário à narrativa dominante da história oficial brasileira. A animação aposta em um traço expressivo e fluido para ilustrar não só a jornada de Curt, mas a memória viva dos povos que ele conheceu.
Distribuído pela O2 Play, selo da O2 Filmes voltado para cinema e plataformas digitais, o longa se junta a um portfólio que inclui títulos como Chorão – Marginal Alado, Sócrates e parcerias com a Netflix e a MUBI, incluindo obras premiadas como Drive My Car, Aftersun e Pinóquio por Guillermo del Toro. Fundada em 2013, a O2 Play atua também com vendas internacionais e tem como sócios nomes de peso como Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Paulo Morelli.
Com Nimuendajú, o Brasil leva para o Festival de Annecy uma história potente, que combina memória, arte e resistência. Uma produção que fala do passado, mas dialoga diretamente com os desafios do presente e que promete emocionar plateias ao redor do mundo.