Adeus, Garoto | Filme italiano estreia nos cinemas

O cinema italiano contemporâneo ganha novo fôlego com a estreia nacional de Adeus, Garoto (Addio Ragazzo), primeiro longa-metragem do diretor Edgardo Pistone. O filme estreia amanhã, 8 de maio de 2025, nos cinemas brasileiros, com distribuição da Pandora Filmes em mais de 15 salas espalhadas pelo país.

Exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Roma 2024 onde venceu o prêmio de Melhor Primeira Obra, o longa também marcou presença na 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, despertando o interesse do público cinéfilo por sua estética ousada e narrativa densa. Indicado ao prestigiado David di Donatello, o longa-metragem é um exemplo do retorno à força dramática das produções italianas focadas em temas sociais e conflitos internos.

Com fotografia em preto e branco e ambientado na periferia de Nápoles, Adeus, Garoto acompanha a história de Attilio, um jovem de 19 anos que vive em um bairro operário e é incumbido de proteger uma jovem prostituta do Leste Europeu. Em silêncio, ele se apaixona por ela, mas sua vida toma um rumo inesperado quando seu pai é libertado da prisão e precisa quitar uma dívida. Atílio se vê dividido entre o amor e a lealdade familiar, em uma trajetória marcada por sacrifícios e decisões que mudam seu destino.

O elenco é encabeçado por Marco Adamo, ao lado de Anastasia Kaletchuk, Luciano Pistone, Pasquale Esposito e outros nomes que trazem autenticidade aos dramas urbanos retratados. A trilha sonora de Antonio Caspariello reforça a tensão emocional da trama, enquanto a direção de som de K-Conjog e a edição de Giogiò Franchini criam uma experiência sensorial imersiva. O design de produção é assinado por Marcella Mosca, com produção das empresas Bronx Film, Anemone Film, Mosaicon Film e Minerva Pictures Group.

Distribuído pela Pandora Filmes e reconhecida por trazer ao Brasil grandes obras do cinema de autor, como Parasita, O Apartamento, The Square e relançamentos de clássicos como Apocalypse Now: Final Cut, Adeus, Garoto é uma das apostas do ano para os amantes de dramas europeus, oferecendo uma narrativa sensível, política e intimista, feita sob medida para quem valoriza o cinema como arte.

A estreia nos cinemas brasileiros marca uma rara oportunidade de ver nas telonas uma produção que une potência visual, temática social e sensibilidade narrativa com elementos cada vez mais raros no circuito tradicional.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas