A Blizzard Entertainment entrou no clima do Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade (GAAD 2025) com um conteúdo que vai além das celebrações: um vídeo inédito nos canais oficiais de Diablo IV mostra os bastidores do trabalho de acessibilidade no game. O foco é claro — incluir mais jogadores no universo sombrio e desafiador de Santuário.
No curta, a equipe de desenvolvimento revela como foi o processo de criação dos recursos de acessibilidade implementados em Diablo IV. Designers, engenheiros e analistas de teste compartilham os desafios técnicos e criativos para adaptar o game a uma experiência mais inclusiva, atendendo jogadores com deficiências visuais, auditivas e motoras.
Entre os destaques do vídeo estão ferramentas como:
– Contraste visual ajustável
– Legendas personalizáveis
– Leitura de tela
– Suporte ampliado a periféricos adaptáveis
– Feedback tátil e navegação assistida por áudio
Drew McCrory, líder de design de acessibilidade do jogo, reforça o compromisso da Blizzard com a inclusão:
“Nossa missão sempre foi criar um mundo onde todos pudessem viver a emoção de Santuário. Enquanto ainda há mais a ser feito, estou orgulhoso do que já conquistamos até o momento e animado para compartilhar esse olhar sobre como garantimos que todos os jogadores se sintam acolhidos, ouvidos e empoderados.”
Curta
O vídeo deixa claro que a acessibilidade em Diablo IV não é um “modo extra”, mas parte do próprio design do jogo. O objetivo é garantir que qualquer pessoa, independente de suas limitações, possa explorar masmorras, enfrentar chefões épicos e curtir tudo o que o game oferece, com autonomia e imersão.
Com essa iniciativa, Diablo IV se soma a uma nova geração de títulos que reconhece a importância da acessibilidade como parte essencial da experiência gamer.