Nos dias 24 e 25 de maio de 2025, a 20ª edição da Virada Cultural de São Paulo traz um olhar especial para a Coreia do Sul por meio do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB). Com entrada franca, o evento celebra a riqueza da cultura sul-coreana — desde suas tradições literárias até a efervescência da cultura pop, incluindo webtoons, quadrinhos e cinema.
O CCCB, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove um fim de semana repleto de atividades para públicos variados, todas com curadoria do podcast Sarangbang e apoio das editoras Todavia, NewPOP, da livraria Martins Fontes e da plataforma Viki. O Centro Cultural São Paulo (CCSP) também participa com sessões especiais de cinema coreano, organizadas com o suporte da Spcine.
A programação mescla oficinas criativas, leituras dramáticas, bate-papos, exibições audiovisuais e experiências literárias, aproximando o público das múltiplas facetas da cultura coreana — tanto as tradições quanto as tendências contemporâneas.
Programação completa
Dia | Horário | Local | Atividade |
---|---|---|---|
24 de maio | 10h às 20h | CCCB | Sadari (jogo da escada): descubra seu livro coreano ideal |
13h às 20h | CCCB | Estande de quadrinhos físicos NewPOP | |
14h às 15h | CCCB | Exibição: 2 episódios de “As Aventuras da Filha do Rei Demônio” (com Viki) | |
14h às 15h30 | CCCB | Gravação do podcast Falar de Webtoon sobre descobertas coreanas | |
15h às 16h | CCCB | Quiz de Trechos Literários | |
16h às 19h | CCCB | Exibição do filme “Erro Semântico” (com Viki) | |
19h às 20h | CCCB | Leitura dramática do conto “Asas” (Yi San) | |
18h | CCSP | Exibição do filme “Uma Família Normal”, dirigido por Hur Jin-ho | |
25 de maio | 10h às 16h30 | CCCB | Sadari e estande da livraria Martins Fontes |
10h às 12h | CCCB | Mediação de leitura infantil e atividade artística com o livro “Verão” (Suzy Lee) | |
13h às 15h | CCCB | Oficina de Máscaras do Teatro Coreano | |
14h às 15h | CCCB | Bate-papo com podcast Sarangbang e sarau de poesia coreana | |
15h30 às 16h30 | CCCB | Bate-papo com podcast Falar de Webtoon | |
18h | CCSP | Exibição do filme “O Assassinato”, dirigido por Choi Dong-hoon |
Participação inédita da Viki
A plataforma de streaming Viki marca sua estreia em exposições culturais no Brasil ao participar do evento, reforçando sua missão de ampliar o acesso ao conteúdo asiático para o público brasileiro, principalmente em um evento de grande escala como a Virada Cultural.
Circuito Spcine, democratização do cinema
O circuito de cinemas da Prefeitura de São Paulo, responsável por oferecer acesso popular a filmes nacionais e internacionais, apoia a exibição de produções coreanas no CCSP durante a Virada. Com ingressos populares e sessões gratuitas em vários espaços, o Circuito Spcine vem promovendo a diversidade cinematográfica e facilitando o contato do público com obras autorais e comerciais de diferentes países.
Centro Cultural Coreano no Brasil, um polo cultural na Paulista
Desde sua inauguração, o CCCB tem se destacado como um importante ponto de intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia do Sul. Sua biblioteca com cerca de 3.700 títulos e a diversidade de atividades oferecidas refletem a amplitude da cultura coreana, combinando tradição e inovação, o que fica evidente na programação da Virada Cultural.
A presença do Centro Cultural Coreano na Virada Cultural revela o crescente interesse pela cultura sul-coreana no Brasil, movimentando fãs de literatura, quadrinhos, cinema e artes tradicionais em um evento que valoriza o intercâmbio cultural de forma vibrante e acessível.
Mais informações:
- Centro Cultural Coreano no Brasil: [site oficial]
- Centro Cultural São Paulo: [site oficial]
Sobre os ingressos no Circuito Spcine
Tipo de ingresso | Preço (R$) | Locais |
---|---|---|
Meia-entrada | 2,00 | Centros Culturais |
Inteira | 4,00 | Centros Culturais |
Gratuito | 0,00 | CEUs e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes |