A 14ª edição da Mostra Tiradentes | SP acontece entre 12 e 18 de março, ocupando o CineSesc com uma seleção de produções recentes do cinema brasileiro que ainda não passaram pelo circuito da capital.
Realizada em parceria entre o Sesc São Paulo e a Universo Produção, a mostra antecipa para o público paulista alguns dos destaques da recente edição mineira da Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que há quase três décadas acompanha e apresenta novos caminhos do audiovisual brasileiro.
Ao longo da semana, a programação reúne 28 filmes inéditos em São Paulo, sendo 14 longas e 14 curtas, distribuídos em 17 sessões.
Um recorte do cinema brasileiro contemporâneo
A edição paulistana traz títulos vindos das principais mostras competitivas exibidas em Tiradentes em 2026, como Mostra Aurora, Mostra Olhos Livres e Mostra Foco.
Além das exibições, muitas sessões serão seguidas de bate-papos com diretores, equipes e curadores, ampliando o diálogo entre público e realizadores.
O tema deste ano, “Soberania Imaginativa”, propõe refletir sobre os caminhos criativos do audiovisual brasileiro e sobre a capacidade do cinema de imaginar novos futuros para o país.
Filmes premiados entram na programação
Entre os destaques da programação estão alguns dos filmes premiados na edição mineira da mostra.
O documentário Anistia 79, dirigido por Anita Leandro, abre o evento no dia 12 de março, às 20h. O filme venceu o Prêmio Carlos Reichenbach e também recebeu o Troféu Barroco de Melhor Longa pelo Júri Popular.
Outros premiados incluídos na programação são Para os Guardados, de Desali e Rafael Rocha, Entrevista com Fantasmas, de Lincoln Péricles, Grão, de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa, e Crash, de Gabriela Mureb.
A sessão de encerramento reúne dois curtas que dialogam com nomes marcantes da cultura brasileira, O Fantasma da Ópera, de Julio Bressane e Rodrigo Lima, e Palco Cama, de Jura Capela.
Debate sobre o futuro do audiovisual
A programação também inclui um encontro especial com o tema “Soberania Imaginativa: Questões para um Debate”, que discute os desafios do cinema brasileiro diante da concentração tecnológica das big techs.
Participam da conversa o cineasta Lincoln Péricles e o produtor Rodrigo Teixeira, com mediação do crítico Francis Vogner dos Reis.
O debate acontece 16 de março, às 17h, no Cine FAAP, com entrada gratuita.
Serviço
14ª Mostra Tiradentes | SP
Data: 12 a 18 de março de 2026
Local principal: CineSesc
Endereço: Rua Augusta, 2075, São Paulo
Outros espaços da programação: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc 14 Bis, Cine FAAP.
A sessão de abertura é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria. A programação completa pode ser consultada no site oficial da mostra.


