InícioLivrosLivro mostra como cidades planejadas para crianças melhoram a vida de todas...

Livro mostra como cidades planejadas para crianças melhoram a vida de todas as as idades

“Cidades que Abraçam Infâncias”, de Regina Cintra, reúne experiências de Boa Vista, Recife, Jundiaí e Medellín para discutir urbanismo mais humano e acessível

A jornalista e pesquisadora Regina Cintra lança em junho o livro Cidades que Abraçam Infâncias – O que é possível aprender com territórios que incluíram crianças em seus planejamentos urbanos, publicado pela Editora Dialética.

A obra parte de uma reflexão central: cidades planejadas a partir das necessidades das crianças acabam criando espaços urbanos melhores para todas as pessoas, independentemente da idade.

Além da edição física, o livro também terá versões em ebook e audiobook.

Livro analisa cidades que priorizaram infância no planejamento urbano

A publicação reúne entrevistas, fotografias e ilustrações da artista Erika Teixeira para apresentar experiências urbanas consideradas bem-sucedidas em quatro cidades:

  • Boa Vista
  • Recife
  • Jundiaí
  • Medellín

Segundo a autora, o objetivo foi mostrar soluções possíveis e replicáveis, muitas delas de baixo custo e implementação rápida.

Planejamento urbano afeta diretamente crianças e cuidadores

O livro discute como elementos aparentemente simples da cidade impactam diretamente o cotidiano de crianças e famílias, como:

Calçadas e travessias inadequadas

Tempos curtos de semáforo, ausência de acessibilidade e dificuldades para circulação a pé tornam o deslocamento mais cansativo e inseguro.

Falta de mobiliário urbano

A ausência de bancos, cobertura em pontos de ônibus e áreas de descanso afeta especialmente quem acompanha bebês e crianças pequenas.

Distâncias e acesso aos serviços

A autora defende que oferecer equipamentos públicos não basta quando o acesso até eles é exaustivo ou inseguro.

Segundo Regina Cintra:

“Não é suficiente oferecer serviços se o chegar é tão exaustivo à parte da população.”

Pesquisa reúne especialistas em infância, urbanismo e políticas públicas

Entre os entrevistados do livro estão gestores públicos, arquitetos e especialistas ligados à infância e urbanismo, incluindo:

  • Teresa Surita
  • Murilo Cavalcanti
  • Marcelo Peroni
  • Claudia Vidigal
  • Vital Didonet
  • Santiago Uribe

A publicação também destaca o papel de parcerias entre poder público e organizações sociais para implementação de políticas urbanas voltadas à primeira infância.

Serviço

Cidades que Abraçam Infâncias – O que é possível aprender com territórios que incluíram crianças em seus planejamentos urbanos
Autora: Regina Cintra
Ilustrações: Erika Teixeira
Editora: Editora Dialética
220 páginas
Lançamento: junho de 2026

O livro já pode ser encontrado na loja oficial da Editora Dialética.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também