A TV Brasil vai integrar a plataforma Tela Brasil com mais de 150 títulos e cerca de 3 mil horas de conteúdo do acervo da EBC. O acordo de cooperação técnica foi assinado neste sábado (30) durante o lançamento da plataforma no Rio2C, com a presença do presidente Lula, da ministra da Cultura Margareth Menezes e da presidente da EBC, Antonia Pellegrino.
O conteúdo inclui programas como Sem Censura, Samba na Gamboa e Xodó de Cozinha, além de clássicos que serão recuperados por curadoria contínua no acervo, como o infantil A, B, Z do Ziraldo, A Arte do Artista com Aderbal Freire Filho, Oncotô com Jorge Mautner e episódios históricos do Caminhos da Reportagem e do Observatório da Imprensa. Os títulos serão disponibilizados gradualmente ao longo dos próximos meses.
Todo o conteúdo será de acesso livre para qualquer cidadão e também para exibição pública com fins institucionais, culturais e educativos, sem uso comercial. O acesso à plataforma Tela Brasil é feito pelo aplicativo, disponível nas lojas eletrônicas, com login via conta gov.br.
Nos próximos acordos de licenciamento, a EBC vai incluir automaticamente a possibilidade de exibição no Tela Brasil, com o objetivo de ampliar o acervo de forma contínua. A meta é que toda a programação e memória da comunicação pública estejam integradas à plataforma até o final do ano.


