InícioTeatroEspetáculo gratuito leva dança aérea e acrobacias ao Teatro Arthur Azevedo em...

Espetáculo gratuito leva dança aérea e acrobacias ao Teatro Arthur Azevedo em São Paulo

Grupo Ares celebra 16 anos de trajetória com apresentações que misturam dança vertical, teatro físico e performances suspensas

O público paulistano terá a oportunidade de acompanhar uma das companhias mais reconhecidas da dança aérea brasileira no fim de junho. Entre os dias 26 e 28, o Grupo Ares apresenta gratuitamente o espetáculo Novos Ares no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca.

A montagem reúne trechos de produções que marcaram os 16 anos de trajetória da companhia e combina dança contemporânea, acrobacias aéreas e teatro físico em uma apresentação que desafia os limites entre palco e espaço cênico.

Uma referência nacional em dança vertical

Fundado em 2008 pela artista Mônica Alla, o Grupo Ares se tornou conhecido por transformar fachadas de prédios, espaços urbanos e estruturas arquitetônicas em cenários para suas apresentações.

Ao longo da carreira, a companhia participou de eventos como a Virada Cultural e realizou intervenções em diferentes pontos do país, consolidando-se como uma das pioneiras da dança vertical no Brasil.

A proposta de Novos Ares é revisitar essa trajetória por meio de coreografias inspiradas em espetáculos como Vertebral, Tempo Suspenso, Palhaças que Voam, Funâmbulos, Jardim Suspenso e Mandacaru.

Arte entre o risco e a poesia

Um dos elementos que definem o trabalho do Grupo Ares é o contraste entre a exigência técnica das performances aéreas e a construção de imagens carregadas de simbolismo.

Nas apresentações, os artistas utilizam aparelhos suspensos para criar movimentos que exploram temas como imaginação, memória, afeto e superação, enquanto a trilha sonora original de Sérvulo Augusto percorre diferentes estilos musicais.

Segundo Mônica Alla, a arquitetura e o espaço onde cada espetáculo acontece também fazem parte da narrativa, transformando-se em elementos ativos da encenação.

Temporada encerra projeto realizado em São Paulo

As apresentações integram o projeto Novos Ares na Capital, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo. A iniciativa também promoveu oficinas gratuitas voltadas para jovens interessados em dança aérea e artes circenses.

Após a temporada no Teatro Arthur Azevedo, o grupo seguirá para o Piauí, onde participa de mais uma edição da Ópera da Serra da Capivara, apresentando o espetáculo multimídia Cleópatra, a Rainha Catingueira.

Serviço

Novos Ares
Local: Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Avenida Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo

26 de junho – 18h30
27 de junho – 17h
28 de junho – 17h

Entrada gratuita.

Ficha Técnica:

Direção Artística – Mônica Alla

Coreografias: Weidysan

Elenco: Flor Reeves, Gabriela Bagno, Igor Rurik Paula Spinelli e Marcelo Pizi

Trilha Sonora : Sérvulo Augusto

Áudios Off: Ana Pessoa

Iluminação: Carol Soares

Técnico de Som: Noah Monteiro

Coordenação Técnica: André Fratelli

Designer Gráfico e Redes Sociais: Flor Reeves

Assessoria de Imprensa: Iara Filardi

Produção Executiva e de Campo: Ametista Eventos

Elaboração do Projeto, Coordenação de Produção e Gestão: GT Produções

Realização: Grupo Ares

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também