O premiado diretor e roteirista Aly Muritiba realizará uma masterclass gratuita sobre o mercado audiovisual brasileiro no próximo dia 27 de junho, às 14h, em formato online. Voltado para estudantes, profissionais do setor e interessados em cinema, o encontro terá vagas limitadas e inscrições abertas até o dia 24 de junho.
Responsável por obras como “Deserto Particular”, “Ferrugem”, “Barba Ensopada de Sangue”, além das séries “Cangaço Novo” e “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, Muritiba compartilhará experiências acumuladas ao longo de sua trajetória no cinema e no streaming.
O futuro do audiovisual brasileiro em debate
Com duração de três horas, a masterclass pretende discutir diferentes aspectos do cenário audiovisual nacional, abordando desde o desenvolvimento de narrativas até os desafios do mercado.
Entre os temas previstos estão:
- Desenvolvimento de narrativas audiovisuais;
- Direção de elenco;
- Produção para cinema e streaming;
- Tendências e perspectivas para o audiovisual brasileiro;
- Experiências entre o cinema independente e produções globais.
A atividade integra as ações de contrapartida cultural do longa “Renascença”, novo projeto do cineasta com estreia prevista para 2028.
Novo filme aborda ancestralidade e religiosidade
Ambientado na fronteira entre Paraná e Paraguai durante os anos 1990, “Renascença” acompanha a história de Onete, uma viúva de 82 anos que vive em um quilombo e vê sua rotina transformada pela chegada da sobrinha grávida, Jandira.
Segundo Muritiba, a produção explora temas como ancestralidade, sincretismo religioso e reencarnação.
“O Paraná abriga dezenas de terreiros e centros umbandistas que convivem harmoniosamente com diferentes práticas religiosas. Ainda assim, o audiovisual paranaense olha pouco para essas comunidades”, destaca o diretor.
Carreira reconhecida internacionalmente
Ao longo de sua carreira, Aly Muritiba acumulou mais de 200 prêmios internacionais. Seus trabalhos já passaram por festivais como Sundance, Veneza, San Sebastián e Cannes.
Seu longa “Deserto Particular” foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional de 2022. Já o curta “A Fábrica”, de 2013, integrou a shortlist do Oscar.
Serviço

Masterclass: O Mercado Audiovisual Brasileiro – Perspectivas de Futuro
Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba, prefeitura municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Data: 27 de junho (sábado)
Horário: 14h
Online e gratuito
Inscrições até dia 24 de junho pelo: https://forms.gle/ZVV7coQiruME2nnX7

