A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega à sua 20ª edição entre os dias 22 e 27 de setembro, reunindo 102 filmes em 69 sessões, além de debates, atividades formativas, encontros profissionais e programação online. Todas as atividades são gratuitas.
A edição comemorativa apresenta 49 longas e 53 curtas-metragens, incluindo produções brasileiras de 18 estados e filmes ou coproduções de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai e Venezuela. A programação ocupa oito espaços de Belo Horizonte e tem como tema “Cinema Latino-Americano: O que será?”, propondo uma discussão sobre os caminhos da produção cinematográfica no continente.
A abertura acontece em 22 de setembro, às 20h, no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil, com a pré-estreia nacional de Se Eu Fosse Vivo… Vivia, novo longa do diretor mineiro André Novais Oliveira, produzido pela Filmes de Plástico.
O filme também marca a estreia de Conceição Evaristo como atriz de cinema. A escritora mineira será uma das homenageadas desta edição ao lado da cineasta paraguaia Paz Encina, com ambas recebendo o Troféu Horizonte.
Conceição Evaristo e Paz Encina são homenageadas
Além da participação no filme de abertura, Conceição Evaristo terá sua trajetória celebrada pela CineBH. Nascida em Belo Horizonte, a escritora é autora de obras como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos d’Água, construindo uma produção literária marcada pelo conceito de escrevivência e pelas experiências de mulheres negras.
Já Paz Encina terá filmes de diferentes momentos de sua carreira exibidos na Mostra Homenagem e Diálogos Históricos. Entre eles está Hamaca Paraguaya, que também completa 20 anos em 2026, além de Ejercicios de Memoria e Carta a un Viejo Master. A diretora participará de conversas após as sessões e ministrará uma masterclass durante o evento.
A programação também celebra os 50 anos de Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto. O clássico brasileiro está diretamente relacionado ao tema escolhido para esta edição, que recupera o título da canção “O que será?”, de Chico Buarque, lançada em 1976 e incorporada à trilha sonora do longa.
Entre outras produções brasileiras presentes na programação estão Pele de Rinoceronte, de Marcelo Maia, Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar, Leite em Pó, de Carlos Segundo, Yellow Cake, de Tiago Melo, Entre o Sucesso e a Lama, de Cristiano Burlan, Reparação, de Marcus Curvelo, e Adulto/Homem, de Pedro Diógenes.
A CineBH ainda terá sessões na Praça da Liberdade com Querido Mundo, dirigido por Miguel Falabella e Hsu Chien, Sexa, de Glória Pires, a animação mineira Ana, En Passant, de Fernanda Salgado, e Folclórica, aventura realizada com bonecos e marionetes e dirigida por Rodrigo Aragão.
Brasil CineMundi reúne projetos e profissionais internacionais
Integrado à mostra, o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução chega à sua 17ª edição com 37 projetos brasileiros selecionados entre 375 inscrições. Os trabalhos estão divididos entre as categorias Horizonte, DocBrasil, Foco Minas, Work in Progress e Paradiso Multiplica.
Mais de 50 convidados de 15 países participam das atividades, que incluem sessões de pitching, laboratórios de desenvolvimento, consultorias e rodadas de negócios. Ao todo, 22 projetos participam das sessões de pitching, enquanto cinco filmes em processo de finalização integram a categoria Work in Progress.
Parte da programação poderá ser acompanhada fora de Belo Horizonte. Em parceria com o Itaú Cultural, a IC Play recebe uma seleção de filmes, enquanto a programação online da CineBH contará com títulos da retrospectiva comemorativa dos 20 anos.
Serviço
20a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
17º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
22 a 27 de setembro de 2026 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias, Teatro João Ceschiatti e Jardim Interno), Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro, Teatro de Câmara, Galerias 5º e 6º andar, Terraço), Cine Belas Artes, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Casa da Mostra e Praça da Liberdade
Seminário Internacional Entre Cinemas: 23 a 26 de setembro de 2026, no Cine Theatro Brasil – Espaço Petrobras de Conexões – 6º andar. Inscrições gratuitas até 15 de setembro em cinebh.com.br. Vagas limitadas.
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio Master: PETROBRAS
Patrocínio: CAIXA, REDE MATER DEI DE SAÚDE
Parceria: FUNEMP – FUNDO ESPECIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS / PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
Apoio: FUNDAÇÃO ITAÚ, CINE THEATRO BRASIL, FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, TEATRO SESIMINAS, CENTRO CULTURAL MINAS TÊNIS CLUBE, CASA DA MOSTRA, CTAV e INHOTIM.
Corealização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA
***
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod No Facebook: brasilcinemundi/cine
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br


