Festival do Minuto celebra 35 anos com seis mostras gratuitas na Spcine Play

Seleção reúne curtas brasileiros e internacionais de até 60 segundos e fica disponível para assistir em todo o país até 17 de outubro

O Festival do Minuto comemora seus 35 anos com uma programação especial na Spcine Play, plataforma pública e gratuita de streaming. A seleção reúne seis mostras temáticas com produções brasileiras e internacionais de diferentes épocas, disponíveis para assistir em todo o Brasil até 17 de outubro.

Criado em 1991, o festival propõe um desafio aos realizadores: contar uma história em até 60 segundos. Ao longo de sua trajetória, acompanhou mudanças nas formas de produzir e assistir a vídeos, do VHS às gravações feitas com celulares.

A programação comemorativa reúne filmes experimentais, animações e trabalhos que exploram diferentes possibilidades narrativas dentro do limite de um minuto.

Confira as seis mostras disponíveis

  • Mostra Infantil: reúne filmes de diferentes países que exploram situações cotidianas e inusitadas com humor e imaginação. Duração total de 32 minutos. Classificação livre.
  • Mostra Linguagem: apresenta produções que experimentam diferentes estilos e técnicas para construir uma ideia em até 60 segundos. Duração total de 37 minutos. Classificação livre.
  • Mostra O Festival: percorre produções de diferentes décadas para investigar como o tempo pode ser representado e percebido no cinema. Duração total de 22 minutos. Classificação livre.
  • Mostra Mulher: reúne vídeos brasileiros sobre experiências e questões femininas. Duração total de 12 minutos. Classificação indicativa de 14 anos.
  • Mostra CTRL ALT DEL: aborda, com humor, as transformações tecnológicas e a relação das pessoas com telas e máquinas. Duração total de 15 minutos. Classificação livre.
  • Mostra Melhores Minutos de 2025: apresenta destaques da edição anterior do festival, com trabalhos de países como Brasil, França, Grécia, Índia e Argentina. Duração total de 48 minutos. Classificação indicativa de 16 anos.

Como assistir aos curtas gratuitamente

A Spcine Play pode ser acessada pelo navegador, por aplicativo em dispositivos móveis e em Smart TVs. A plataforma reúne produções audiovisuais disponibilizadas gratuitamente pela Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo.

As seis mostras comemorativas dos 35 anos do Festival do Minuto ficam disponíveis na plataforma até 17 de outubro de 2026.

Serviço

Programação: 35 anos do Festival do Minuto na Spcine Play

Disponibilidade: Até 17 de outubro de 2026

Onde assistir: Spcine Play , pelo site ou aplicativo

Acesso: Gratuito, em todo o Brasil

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também