Quem trabalha ou estuda roteiro, escrita ou audiovisual pode se inscrever gratuitamente no LAB Novas Narrativas, laboratório do Festival ContraFluxo que oferece 10 vagas para participantes de todo o Brasil. As inscrições ficam abertas até 9 de outubro, às 23h59.
A formação será realizada totalmente online e terá quatro encontros nos dias 23, 24, 29 e 30 de outubro, somando oito horas de atividades. Durante o laboratório, cada participante desenvolverá uma proposta de roteiro para um filme de até três minutos a partir de uma demanda apresentada por uma organização social de Curitiba.
Ao final, um dos roteiros será escolhido para virar filme produzido pela Trópico Audiovisual. O trabalho selecionado terá remuneração de R$ 2 mil, e seu autor participará do desenvolvimento da versão final do texto.
Como participar do laboratório
Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, residentes no Brasil e que tenham formação ou experiência em escrita, roteiro ou audiovisual. Essa experiência pode ter sido adquirida em graduação, cursos livres, oficinas ou outras atividades formativas.
Não é necessário apresentar portfólio ou trabalhos profissionais anteriores.
A seleção terá um exercício criativo. A partir de uma situação apresentada pela organização, os candidatos deverão propor uma ideia para um vídeo curto, explicando ponto de vista, caminho narrativo e possibilidades de linguagem. Nesta etapa, não será necessário escrever um roteiro completo.
Entre os critérios considerados estão originalidade, clareza narrativa, interpretação do desafio, pesquisa de linguagem, adequação ao formato de até três minutos e viabilidade da proposta.
O resultado com os 10 participantes selecionados será divulgado em 17 de outubro.
Roteiro selecionado será transformado em filme
Durante os encontros, os participantes trabalharão temas como interpretação de briefing, estrutura narrativa, formatos curtos, definição de público e representação de pessoas, comunidades e territórios.
A proposta é partir de uma situação real. A organização social envolvida apresentará sua atuação, público e uma necessidade de comunicação, que servirá como ponto de partida para os dez roteiros.
Depois da formação, a Trópico Audiovisual e a organização escolherão um dos trabalhos para produção. O filme finalizado será apresentado no encerramento do Festival ContraFluxo, previsto para 1º de dezembro.
Serviço
LAB Novas Narrativas – Festival ContraFluxo
Inscrições: até 9 de outubro, às 23h59, pelo formulário do Festival ContraFluxo
Vagas: 10
Formato: online e gratuito
Resultado: 17 de outubro
Encontros: 23, 24, 29 e 30 de outubro
Remuneração do roteiro selecionado: R$ 2 mil


