Depois de salvar o mundo incontáveis vezes no cinema, Tom Cruise agora precisa impedir uma catástrofe provocada pelo próprio personagem. Essa é a premissa de Digger, que estreia nesta quinta-feira, 1º de outubro, nos cinemas brasileiros.
O longa marca a primeira parceria do ator com Alejandro G. Iñárritu, diretor de Birdman e O Regresso, e aposta em uma comédia que coloca seu protagonista diante das consequências de suas próprias ações.
Cruise interpreta Digger Rockwell, descrito como o homem mais poderoso do mundo. Convencido de que pode ser o salvador da humanidade, ele embarca em uma missão para impedir que o desastre que desencadeou acabe destruindo o planeta.
Em entrevista à GQ, Tom Cruise classificou Digger como o personagem mais desafiador de sua carreira e revelou que esperava havia cerca de 25 anos pela oportunidade de trabalhar com Iñárritu.
Tom Cruise encontra Iñárritu
Além de Cruise, o elenco reúne Riz Ahmed, John Goodman, Sandra Hüller, Jesse Plemons e Michael Stuhlbarg.
Iñárritu também participa do roteiro ao lado de Alexander Dinelaris, Nicolás Giacobone e Sabina Berman, a partir de um argumento desenvolvido pelo cineasta com Berman.
O diretor volta a trabalhar com Emmanuel Lubezki, responsável pela fotografia de filmes como Birdman e O Regresso. Digger foi filmado inteiramente em VistaVision, formato cinematográfico que utiliza uma área maior do negativo de 35 mm.
A trilha sonora é de Cosmo Sheldrake, enquanto a produção fica a cargo de Iñárritu, Mary Parent e do próprio Tom Cruise.
Digger está em cartaz a partir de 1º de outubro nos cinemas brasileiros, com sessões convencionais, IMAX e versões com acessibilidade.


