Início Artigos Nossa opinião Review | Felizes para sempre? A conclusão de Fábulas

Review | Felizes para sempre? A conclusão de Fábulas

0
634

jquadrinhos-post-2016-27

Eles foram perseguidos por um adversário cruel, cercados pela escuridão, envolvidos em uma briga “literalmente” insana e na luta entre duas irmãs que nunca se entenderam como deveriam… E finalmente tudo terminou.

Fábulas, um dos melhores títulos sob o selo da Vertigo e trazida de forma completa ao Brasil pela Panini Comics, chega ao final de forma discreta, porém efetiva. O JWave releu a trama toda e conta o que achou neste JQuadrinho.

O Adversário e as irmãs gêmeas

Fugindo de um terrível destino, deixando suas histórias, terras, fortunas e algumas lembranças dolorosas para trás, personagens que estão na maioria dos contos de fada que ouvimos desde pequenos chegam ao Novo Mundo. Nova Iorque passa a abrigar essa pequena comunidade mágica em um grupo denominado Cidade das Fábulas. Para as fábulas que não podem passar por seres humanos, existe uma área no campo denominada “Fazenda” e lar de estrelas como os Três Porquinhos.

Devidamente anistiados por transgressões passadas e misturados aos mundanos, as fábulas cuidam de suas vidas, ao mesmo tempo em que um dia sonham em voltar às Terras Natais, tomadas pelo Adversário, uma figura misteriosa e cruel.

Embora a Cidade das Fábulas tenha um prefeito no papel, ela é efetivamente governada pela Branca de Neve, ex-esposa do Príncipe Encantado e com um gênio terrível escondido sob um rosto encantador. Ela manda em tudo e todos, inclusive no xerife e ex-Lobo Mau Bigby, devidamente regenerado. Além dos assuntos políticos que sempre tomam seu tempo, Branca tem um desafeto: sua irmã gêmea, Rosa Vermelha, que faz de tudo para tornar sua vida um inferno.

Um dia, após uma revolução na Fazenda que custou a morte de muitas fábulas, Rosa assume o comando do local e parece finalmente tomar jeito, especialmente após o Adversário declarar guerra à Cidade das Fábulas e Branca ficar grávida de um jeito inusitado e de um parceiro um tanto quanto improvável.

A derrota do Adversário e a ascensão do Senhor Escuro

Foi uma luta sangrenta. Vários perderam as vidas para que as fábulas finalmente fossem livres. Quando o inimigo se revela, planos são traçados, batalhas travadas e esperanças se renovam.

Gepeto é a verdadeira face por trás do Império e, por mais que tente destruir completamente o legado das fábulas sobreviventes, não foi páreo para as estratégias inteligentes de Branca e seus companheiros, nem para as armas modernas que eles aprenderam a usar ao longo dos séculos e muito menos para o poder que mora na lenda de um rei há muito esquecido. Eles vencem; mas na imprudência dos vencedores reside a oportunidade para que uma força maligna há muito selada escape uma vez mais, trazendo novamente o caos: Duladan, o Senhor Escuro.

f21

Rumando para a destruição

Ao dominar completamente seu poder outrora selado, o Senhor Escuro espalha sua maldade, que toma a vida de alguns e cria influência naqueles que uma vez foram tocados pelas trevas. Mais estratégias são traçadas e equipes formadas ao mesmo tempo em que o passado retorna para atormentar aqueles que estão em paz com ele.

Quando um sacrifício é feito e uma profecia recitada, as fábulas mais uma vez vencem a dura batalha, mas precisam lidar com o fato de que Branca é confrontada com algo que já havia esquecido há muito e, finalmente, entendemos de onde vem a antipatia entre as irmãs que se amavam quando crianças. Rosa precisa assumir um papel desagradável e sua irmã é tragada para, finalmente, fazer as pazes com seu passado.

Um final até que feliz

Branca perdeu uma de suas filhas para que esta se tornasse a rainha de uma terra devastada. Para salvá-lá, seu irmão mais velho deu a vida em um ato heroico e triste. Para piorar, aquele passado do qual Branca mal lembrava volta e lhe tira mais um ente querido, o que ela não pode perdoar e faz com que a engrenagem do destino comece a rodar.

Por causa dessa atitude, mais uma vez a magia anseará por reparação e as duas irmãs se levantarão uma contra a outra, mas em uma batalha que pode ser definitiva até para uma fábula.

Mas dessa vez o final feliz impera; graças à dica de um amigo, Rosa finalmente entende que não precisa de nada disso e encerra a contenda de forma inteligente e convincente, mesmo que para isso precise se separar da pessoa que mais ama.

fabulas_2016-04_1920x1080

Os filhotes de Fábulas

Engana-se quem pensa que Fábulas ficou só na série regular. João das Lorotas ganhou sua própria revista, que explorou sua natureza canalha e trouxe à baila um monte de outros personagens não citados em Fábulas em tramas meio irritantes. Ele volta brevemente à série regular no volume 13 e sua participação dá um empurrãozinho para que Rosa Vermelha comece a mostrar novamente quem manda na Fazenda. No Brasil, a série não foi concluída e não há previsão de retomada.

Esclarecendo melhor alguns pontos obscuros da série regular (como a relação entre alguns personagens e os destinos que eles tiveram em determinados pontos da trama), surgiu o spin-off “As Mais Belas Fábulas” (Fairest, no original), que de longe é o melhor de todos os que foram publicados aqui (destaque para a aventura de Rapunzel com as fábulas japonesas), faltando um volume para sua conclusão.

A Panini também trouxe dois especiais com a Cinderela, que exploram sua atividade paralela de agente secreta e um com Bigby, que lida com a consequência de ter revelado sua natureza de fábula a pessoas selecionadas enquanto sabotava os planos nazistas. Também houve uma participação de alguns personagens em outro título da Vertigo publicado no Brasil, “O Inescrito”, no volume 10 – Fábulas Inescritas. Na minha opinião, esse volume foi um desserviço ao legado das Fábulas, ainda que se considere a natureza da trama de Tommy Taylor.

Por último, mas não menos importante, 1001 Noites de Neve pode ser considerado um piloto para a série. Branca de Neve está tentando fechar um acordo com as fábulas árabes e, enquanto luta pela sua vida, conta histórias da comunidade a um sultão carente de compaixão.

Além dos três últimos volumes de João das Fábulas e do derradeiro volume de Fairest, permanecem inéditos no Brasil “The Wolf Among Us” (O Lobo Entre Nós, 2 volumes) e “Fairest in All the Land” (As Mais Belas de Toda a Terra), uma coletânea de histórias curtas.

fable_new_edition_cover

Opinião

Depois de Sandman, Fábulas foi o título da Vertigo que mais me prendeu a atenção. Ver personagens tão familiares tomando rumos totalmente distintos dos que estamos acostumados me despertou os melhores sentimentos.

Os personagens são todos carismáticos e percebe-se um trabalho minucioso dos autores ao pesquisar desde a “super star” Branca de Neve” até o obscuro mas encantador Garoto Azul. Com exceção do arco dos literais (que, cá entre nós, foi um porre), não teve uma só trama que não fosse digna de atenção e que me deixasse desesperada para saber o desfecho.

Não sei como foi o desempenho da obra no Brasil, mas gostaria muito que ela fosse relançada nos mesmos moldes de Y – O Último Homem: em uma versão de luxo destacando as capas deslumbrantes e recheadas com aquela quantidade enorme de extras que todos nós amamos. Espero também que a editora publique no Brasil tudo o que falta da história, pois, mesmo com filhos menos interessantes como o João das Fábulas, é uma trama completa e digna de ser lida em todas as suas manifestações. Vai deixar saudades.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.