Poirot e Marple : O anime de Agatha Christie

A jovem Mabel West,inspirada pelos livros de mistério escritos por seu pai Raymond West, resolve que será uma uma detetive.Para isso acaba indo morar em Londres onde consegue emprego como assistente do mundialmente conhecido Detetive Hercule Poirot. Assim começa sua vida no mundo do mistério.

Entre um caso e outro, Mabel sempre arruma tempo para visitar sua Tia-Avó Jane Marple que mora na cidadezinha de St. Mary Mead . Mas mesmo lá não há sossego já que a adorável Miss Marple está sempre às voltas com seu hobby: A resolução de casos de roubos e assassinatos.

Assim,com seus dois “professores” Mabel está decidida a se tornar a melhor detetive do Mundo.(ou pelo menos não atrapalhar ninguém).

Que Agatha Christie é uma das melhores (e na minha opinião a melhor) escritoras policiais de todos os tempos isso ninguém discute. Apesar de ter dezenas de filmes, séries e afins baseada em seus livros, faltava alguma coisa para apresentar as crianças para esse mundo também.

Então em 2004 estreava na NHK, emissora de TV Japonesa a série Agatha Christie No Meitantei Poirot to Marple (Os grandes Detetives de Agatha Christie Poirot e Marple). Produzido pelo Oriental Light and Magic ,estúdio responsável entre outros pelos animes de Pokemon, Inuyasha e Berserk a série teve 39 episódios. Como o tempo era escasso, os casos retratados durante a série eram em sua maioria adaptados dos inúmeros contos escritos pela Dama do Crime. Alguns casos mais importantes como Os crimes ABC ou Testemunha Ocular do Crime eram divididos em 4 episódios.

O nível da adaptação das histórias é muito boa. Diferentemente de alguns filmes(Principalmente os da Miss Marple) os produtores não quiseram inventar muito.Claro que as histórias têm uma certa suavização afinal isso é um anime feito pro público Infanto-Juvenil, mas em geral está tudo lá.

Mesmo que eu não goste da personagem Mabel achei legal como eles fizeram para ligar o Poirot e a Miss Marple. Raymond West realmente existe nos livros e uma filha para ele é perfeitamente aceitável.Infelizmente nem aqui fizeram uma história que juntasse os dois detetives em um único caso..algo que sempre quis ver. Outros personagens como o Capitão Hastings e Miss Lemon também são personagens recorrentes na série.

Ainda no Japão, aproveitando o relativo sucesso da série,três dos casos foram adaptados em Mangá: Os crimes ABC, A Testemunha ocular do crime e Morte nas Nuvens. (Ei editora L&PM que tal lançar isso por aqui?) .

No geral o anime é muito bom e faz jus estar entre as grandes obras ligadas ao nome de Agatha Christie.Acredito que agrade tanto aos fãs, quanto aos não “iniciados” no mundo da Dama do Crime.

Abaixo a abertura da Série.


Publicado por Macgaren do Blog Clarim Diário

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.