Os peculiares Kei Cars

Todo fã de algum seriado ou algum programa que venha do Japão, já notou uns carros “engraçados” ao fundo. Quadrados, diferentes e que parecem ser exclusivos do Japão…

Pois bem, eles são os Kei Cars.

 

Kei car (K-car), também conhecido como keijidōsha (軽自動車 veículo a motor leve), é uma categoria japonesa de modelos de porte mini que gozam de vantagens tributárias e securitárias.

E esses carros surgiram após a Segunda Guerra Mundial, como um incentivo do governo para reconstruir a indústria automobilística do país, e perduram até os dias de hoje, com algumas modificações ao longo do tempo.

Apesar de serem carros com enfase “popular” (como se fossem nossos 1.0 daqui do Brasil) hoje em dia se dividem em vários segmentos como hatches, monovolumes, utilitários, etc. Muito desses carros possuem recentes inovações tecnológicas como câmbio automático (principalmente CVT), tração dianteira, traseira e nas quatro rodas, GPS, e bons resultados em crash tests. Exatamente como nossos “populares” atuais brasileiros.

 

É importante frisar que de acordo com as leis do Japão, os Kei cars devem possuir no máximo as seguintes especificações:

3,4m de comprimento
1,48m de largura
motor de 660ml (0.66 litros)
potência de 64cv.

Segundo a resolução na lei japonesa atualizada em 1998, aumentaram as medidas aceitas e acrescentaram 110 cv ao limite de motorização.Os ‘kei cars’ são “micro” porque no Japão não há muito espaço. Entretanto, o consumidor quer um carro pequeno, mas com muito espaço, daí a forma quadrada, para aproveitar ao máximo o interior do veículo.

Quase todos os kei cars são de marcas japonesas, apesar da tentativas de várias marcas estrangeiras, quase nenhuma delas conseguiu ter uma boa aceitação do mercado. Atualmente as marcas que fabricam kei cars no Japão são as seguintes:

Daihatsu
Honda
Mazda
Mitsubishi
Nissan
Smart (única montadora não-japonesa)
Subaru
Suzuki

Relacionados

spot_imgspot_img
Stunts
Stuntshttp://twitter.com/stuntsbr
Ferrarista, estudante de Marketing, saudosista da Rede Manchete e da época que tinham peitinhos na Sessão da Tarde

13 COMENTÁRIOS

  1. O Suzuki Cappuccino é um pouco diferente, não tão quadradão, mas é classificado ainda como Kei Car pelas características citadas de motor/tamanho =) Lembra muito o Copen da Daihatsu…
    Acho f*da =)

  2. Acho que essa bagaça tinha que popularizar no Brasil… Acho que ajudaria um pouco no trânsita e facilitaria um pouco a vida do motorista na hora de achar vaga pra estacionar (Especalmente nos shoppings aos domingos….)

    • Seriam os verdadeiros "populares" e com limite de tamanho, ajudariam e muito no que diz respeito a vagas como vc citou. Tb sou a favor…
      E carro de cidade não precisa de muita potência mesmo =)

  3. Boa a matéria, principalmente para pessoas como eu – que não entendem nada de carro – é de fácil entendimento. Gostei da ideia do blog e a maneira como você escreve. Só cuidado com a tradução, alguams coisas se perderam, mas no geral, gostei da maneira como o texto foi escrito. Bastante informação, sem muita complicação, fácil para os leigos e não é chata para quem entende do assunto.

  4. Stunts,

    Curti o post e a tua abordagem, acho que rola criar um blog pra falar sobre carros sim, mas tu já pensou nisso a longo prazo? O blog será só sobre curiosidades como essa ou vai ter algo mais técnico? Que tipo de assunto abordaria? Qual a ótica?
    Eu gostei do texto e acho que dá samba, você só precisa delinear um pouco mais a tua ideia pra não acabar criando um site amplo demais ou tão segmentado que o público será quase inexistente.

    Abarços,

    • A ideia é abordar os carros atuais e avaliá-los sem ser chato como esses blogs técnicos atuais, junto a isso, sempre postar curiosidades automobilísticas que são praticamente infinitas…

      Queria mostrar mais sobre o mundo dos carros para quem "quer curtir". Por isso explicar melhor o porquê comprar um Nissan e não um Peugeot mas sem ser técnico e ao mesmo tempo, mostrar carros diferentes e peculiares como apresentei nesse texto… Acho que uma curiosidade por semana seria bom…

      Obrigado pelo feedback

  5. Texto: bom.
    Tema: ótimo.
    Abordagem: interessante.

    Ok, eu assumo, sou um tópico-maníaco. Mas primeiro vou falar do carro: eu quero um deste. Mas de alguma fabricante com assistência em terras brazucas, aliás, em terras belo-horizontinas!
    Carro de motor econômico, custo baixo de compra e manutenção (abro mão do câmbio automático, pode ser?), pequeno, leve. Enfim, um carro realmente popular e que venderia fácil nos grandes centros (eu acredito).

    Sobre o post e uma possível conversão em site: aprovado.
    Eu poderia, finalmente, acompanhar um site que fala de carros. Primeiro porque você anda na contramão dos grandes grupos que fazem cobertura jornalística (!?) do assunto em diversas faces do tema. Segundo porque o site se aproximaria mais de mim, como leitor non-freak.

    E de antemão ofereço ajuda nas poucas coisas em que posso ajudar. É pouco, mas precisando, só chamar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.