Crítica | Elysium

elysium-firstposter-full2
A história de Elysium no JWave começou em abril, quando a Sony Pictures convidou a equipe do JWave para apresentação de um trecho do filme pela primeira vez em todo mundo. Trazendo Wagner Moura e Alice Braga, a equipe do JWave levou ouvintes, entre outros sites e blogs para uma exibição exclusiva no Shopping Santa Cruz.

O tempo passou e o filme do Neill Blomkamp acabou chegando e conquistando o seu público por onde passa.

Conhecemos o estilo do diretor pelo original Distrito 9 em 2009 e sabemos que Elysium traz um pouco desse estilo novamente. E o que mudou desde então? E vale a pena? É o que tentarei responder.

ElysiumO Filme

Estamos no ano de 2159, num planeta Terra pobre, sucateado e que as pessoas mesmo vivendo uma vida difícil, acreditam num sonho, que é morar em Elysium. Dando título ao filme, Elysium é um satélite luxuoso, onde ricos e milionários moram em mansões e não precisam se preocupar com problemas de saúde, devido a equipamentos em seus lares que curam qualquer doença , acidente ou deformidade.

Assim conhecemos Max (interpretado pelo Matt Damon) que cresceu sonhando com Elysium. Irônico, cabeça quente, Max cresceu nas ruínas de Los Angeles. Ele trabalha numa linha de produção da Armadyne Corp, e um dia sendo obrigado pelo seu chefe, ele entra numa compartimento da fabrica sendo contaminado por radiação, descobrindo que só teria alguns dias de vida.
Desiludido, Max recebe apenas alguns medicamentos pra aguentar as dores até a morte, porém sabendo que poderia ter uma segunda chance se chegasse a Elysium, ele acaba recorrendo ao misterioso Spider (Wagner Moura).

Paralelo a isso, temos a toda poderosa Jessica Delacourt, secretária de Defesa de Elysium (interpretada pela Jodie Foster), que defende o satélite utilizando abordagens que nem sempre são bem interpretadas pelos outros setores do governo. Delacourt sabe disso e não acredita no sistema que se vive, encontrando no CEO da Armadyne Corp, John Carlyle, uma forma de dar um golpe de estado. Além disso, Delacourt utiliza mercenário Kruger (Sharlto Copley) para controlar qualquer imigrante ilegal que ousar chegar perto do satélite.

Voltando ao Max, ele acaba fechando um acordo com Spider em uma missão que irá extrair informações do CEO da Armadyne. Para isso, Max acaba ganhando um exoesqueleto todo robótico que lhe dá nova habilidades junto de alguns soldados do Spider, indo atrás da sua missão.

Elysium-full-movie-download

Seguido de uma perseguição genial, Max intercepta a nave de John, conseguindo roubar informações do CEO, que acaba falecendo logo depois. O que Max não sabia era que John antes de ser interceptado, havia começado o golpe de estado em Elysium, transferindo para seu cérebro uma série de códigos que poderiam abrir a cidade a qualquer habitante da Terra. Max transferindo para o seu próprio cérebro, acaba descobrindo que o código o tornou o homem mais importante do planeta. Agora, negociar com Delacourt ou com Spider?

Ele acaba recorrendo à amiga de infância, Frey (interpretada pela Alice Braga) e está não só ajuda esconder do Kruger, como também pede para que ele leve sua filha que tem leucemia e apenas os equipamentos de Elysium podem cura-la.

Diante disso, sendo perseguido por Kruger, Max será obrigado a escolher qual a melhor maneira de salvar sua vida e a da filha da Frey em Elysium

Elysium-Wagner-Moura-05abr2013-01Opinião

Elysium impressiona e mesmo trazendo toda uma atmosfera que lembra Distrito 9, como um todo percebemos uma evolução do diretor Neill Blomkamp na maneira de contar uma história, nas cenas de ação e na direção.

Matt Damon está muito bem no papel de Max, mas quem rouba a cena é o Wagner Moura. O Spider é genioso e maluco, tendo todo um jeito particular de se expressas e agir. O personagem do Wagner Moura não dá pra concluir se ele é um herói ou vilão, mas dificilmente você achará que o papel dele de redefinir a pirâmide da sociedade seja errado.

Na nossa sociedade atual, quando falamos em redefinir a pirâmide, parece utópico e revolucionário demais, ao equilibrar as precariedades da classe baixa com as vantagens da classe alta.

Conversando com alguns amigos, Elysium segue a risca a jornada do herói, colocando Max no mesmo papel de outros personagens famosos do cinema, como Neo da Trilogia Matrix. Agora, Elysium se tornará um filme blockbuster ou um filme cult? Independente do que o público e de sua bilheteria, Elysium não é mais um filme nos cinemas.

Elysium-2013

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

3 COMENTÁRIOS

  1. assisti na terça-feira e vou te falar,filmaço,puta que pariu valeu muito a pena esperar pra ver no cinema.Aliás vi no cinemark XD estupro dos ouvidos hahahahahaha,recomendo tbm.Tinha perguntado se parecia com gunm e foi bem o que vcs disseram no podcast.As cenas de ação são de mais e com muitas explosões e armas extremamente letais,a cena que mais me deixou anscioso foi a da colocação do exoesqueleto.O unico ponto fraco foi a dublagem que aos meus ouvidos ficou estranha,mas acho que isso se deve ao fato de esperar que a voz case com a leitura labial,vou ver em ingles pra ver a diferença (y)

  2. Baseando-se em um elenco internacional, "Elysium" é rico em detalhes. Não tem como não lembrar de "Distrito 9 "(2009)
    "Elysium" também acena para a luta de saúde e a diferença de renda cada vez maior.
    "Elysium" é envolvente o suficiente para que seja tentador para perdoar suas falhas lógicas.
    Agora o Max Max é negociante do mercado negro Spider ( Wagner Moura ). Ele faz um papel único, olha arriscaria um CORINGA se precisassem para algum Batman futuro…
    Matt Damon em um traje biônico em busca de ação é muito bom, pena que ele mais fugia do que atacava.
    Bom filme, recomendaria fácil.
    Vida longa para JWAVE !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.