Review | Planetes

Vitrine JManga 34

Sejam bem vindos a JMangá!

Nesta edição irei falar sobre o mangá Planetes, o mais recente lançamento da Editora Panini voltado às livrarias.

Agradecemos a Editora Panini que gentilmente cedeu o mangá para esta análise.

História

Em um futuro não muito distante, viver no espaço é uma realidade. Graças ao acidente sofrido pelos passageiros da nave Alnail-8 em 2068, o problema do lixo espacial ganhou grande importância e destaque, sejam eles satélites artificiais descartáveis​​, tanques abandonados pelos ônibus ou os resíduos decorrentes da construção de estações espaciais. Todos esses resíduos estão em órbita ao redor da Terra a velocidades de cerca de 8 km/s. O impacto destes objetos com uma nave espacial poderia causar um acidente grave e para evitar que uma nova tragédia se repita, é necessário a coleta de tais detritos. E é assim que conhecemos Yuri, Hachimaki e Fee, lixeiros espaciais que enfrentam seus próprios medos e dramas, ao mesmo tempo em que mudam a vida de muitos à sua volta. Neste primeiro volume, temos algumas doses de criticas a relação do homem com o ambiante a sua volta.

Formato

O mangá tem as dimensões padrão da editora, o 13,7 x 20 cm. O mangá tem 240 páginas sendo 16 delas coloridas. Falando nas paginas coloridas, eis algo que possa incomodar algumas pessoas. As paginas coloridas são em off-set e não em XXX, confesso que isso não me atrapalha mas alguns podem criticar esse ponto. Lembram quando eu comentei que a Panini só tinha como diferencial o aplique prateado na JMangá #20? Então, desta vez a editora resolveu mudar. O grande destaque da edição fica por conta do tratamento em verniz na capa.  Tentei captar o efeito nas fotos mas acho melhor mostrar em vídeo.

#Planetes de Makoto Yukimura, em breve no JWave.com.br

A video posted by JWave (@jwavecast) on

Tradução e Adaptação

A tradução ficou a cargo da Lídia Ivasa. Incrivelmente, este mangá não possui honoríficos. Creio que por ser uma publicação voltada às livrarias e um publico mais velho e diferenciado, a editora optou por não utilizar. A meu ver, foi uma escolha acertada visto que a história se passa fora do Japão e é um tema universal, sendo assim, de fácil acesso e entendimento para todos os leitores. Incluindo os leitores casuais de mangá.

Considerações final

 A Panini acertou em cheio com o lançamento de Planetes. Além de ser um mangá fantástico, a apresentação está belíssima. O acabamento fosco com reserva de verniz deu um ar muito charmoso à capa e chama muito a atenção. Não há o que reclamar da tradução e adaptação da obra. Alguns podem sentir falta dos honorificos mas a editora acertou em não utiliza-los, aproximando a obra de leitores casuais. Espero que a editora realmente invista em mais mangás para livraria, com mangás com mais qualidade e histórias excelentes.

5 JW
5 JW

Relacionados

spot_imgspot_img
Bruno Fernandes
Bruno Fernandes
Assíduo colecionador de mangás desde 2001 e eterno amante da cultura japonesa. Viciado em AKB48, Games e Blu-ray.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.