BIG Festival 2016 fecha com recorde de público e reuniões de negócios

unnamed (12)
Semana passada aconteceu a quarta edição do BIG Festival, que é o maior evento de jogos independentes da América Latina. O evento bateu recorde de público, além de recorde nas áreas de negócios como na de exposição em si. Foram apresentados gratuitamente mais de 60 jogos independentes do mundo todo, além disso o evento aconteceu gratuitamente no Centro Cultural São Paulo.

Em números
O evento teve um total de 18 mil visitantes, o que representa 5.400 a mais que no ano passado. Mas além disso, BIG Festival contou com 2.400 profissionais que participaram do BIG Business Fórum, além 1.500 reuniões de negócios entre empreendedores brasileiros e internacionais. E ainda falando em números, BIG Festival teve 70 palestras sobre diferentes enfoques relacionados aos games.

unnamed (4)

Vitória brasileira
O BIG Festival de 2016 marcou em diferentes maneiras e uma delas é com a vitória da Aquiris Game Studio de Porto Alegre (RS). A produtora será a primeira empresa brasileira de games a receber recursos do BNDES Procult, programa que financia negócios de empresas de todas as cadeias produtivas da economia da Cultura.

O investimento de R$ 1,5 milhão foi anunciado por Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no dia 1 de julho, um dia depois da premiação do festival. O game Horizon Chase, da Aquiris, levou o prêmio de “Melhor Jogo”, que pela primeira vez foi dado a uma empresa nacional.

“Estes recursos serão importantes para acelerar o desenvolvimento de nossos projetos”, explicou o diretor do estúdio, Sandro Manfredini.

Outros dois jogos brasileiros foram premiados no BIG Festival. Starlit Adventures, da Rockhead Games, também de Porto Alegre, foi o vencedor na categoria “Melhor Jogo Brasileiro”. Na categoria “Voto Popular”, quem levou foi Deed – The Game, da Sinergia Studios, de São Paulo. Ape Out, do estúdio norte-americano Gorilla Loves Company, venceu em duas categorias, “Melhor Gameplay” e “Melhor Som”.

Nas categorias BIG Starter, dedicadas a jogos brasileiros ainda em fase de produção, os vencedores foram Vetor, da Supernova Indie Games, como “Melhor Jogo Educacional”; e Monowheels VR, da IMGNATION Studios, como “Melhor Jogo de Entretenimento”.

unnamed (13)

Resultado final
BIG Festival agradou o público, as empresas e o mercado de games em si. É o maior evento do segmento da América Latina e fortalece a relação entre as empresas brasileiras e internacionais, fomentando nossa economia como um todo. Se devemos escolher um vitorioso no final das contas, esse fica com o povo brasileiro. A vitória é justamente porque o público em geral recebe eventos, como BIG Festival, e ajudam a melhorar a imagem do nosso país lá fora.

SP. 25.06.2016. Big Festival. Primeiro dia.

Agradecimentos ao BIG Festival por ter convidado JWave e estamos esperando o próximo evento no ano que vem.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.