Review | The Wedding Eve

JMangá POST 2016 89

Nos fazendo sofrer a cada ida à banca, a Panini se faz presente mais uma vez e nos traz “The Wedding Eve”, uma coletânea de contos em volume único, daquelas que pegam bem no âmago e te deixam com vontade de reler várias vezes. Convido vocês a pensar um pouco na beleza que há nas pequenas coisas, viajando comigo nessa resenha. Vamos lá?

A Véspera do Casamento

Amanhã ela irá se casar. Hoje, vai passar o dia revendo os preparativos, experimentando o vestido pela enésima vez, relembrando o passado… tudo isso ao lado de uma das pessoas que mais ama.

Esses momentos preciosos que antecedem o dia de seu matrimônio ficarão gravados em sua memória e farão com que finalmente consiga seguir em frente.

Reencontro em Azusa nº2

Azusa é uma garotinha de sete anos. Sozinha em casa com seu pai, que só vê uma vez por ano, ela aproveita o dia para mostrar a ele o tempo passou enquanto crescia longe dele, mas sem diminuir o amor que sentem um pelo outro.

Ele, por sua vez, admira-se ao ver que a filha já está uma mocinha, falando e agindo como a mãe. Apesar de querer ficar com elas, ele sabe que logo precisará partir, mas não sem antes demonstrar o quanto se importa.

Azusa nº2, meu conto favorito <3
Azusa nº2, meu conto favorito <3

Irmãos Monocromáticos

Após saírem da cerimônia fúnebre de uma amiga de escola, os gêmeos Rokurou e Shirou vão à um bar para colocar em dia a conversa que já não costumam partilhar há 10 anos.

A morte de Yukiko, o primeiro amor de ambos, serve como impulso para que eles finalmente sejam sinceros consigo mesmos enquanto ainda há tempo.

O Espantalho que Sonha
Neste conto em duas partes, os protagonistas são um casal de irmãos naturais do Kansas. O rapaz, mais velho, deixou a cidade para morar em Nova Iorque há 10 anos e voltou apenas para o casamento da caçula, que nunca quis deixar suas raízes.

De volta ao local onde passou sua infância, ele começa a relembrar fatos que julgava já ter deixado para trás, como o instinto super protetor para com a irmã e a existência de um velho espantalho, a quem a caçula teimava em chamar de mamãe até depois de adulta. As pequenas coisas que vêm à tona durante a estadia no local fazem com que ele repense sobre o que fez de sua vida até aquele momento.

O Pequeno Jardim de Outubro
Um corvo que amava observar as pessoas, um escritor rabugento e alcoólatra e uma colegial insistente e cheia de vida. Estes três personagens têm suas vidas entrelaçadas de forma inusitada, em um conto que narra os desdobramentos da falta de inspiração somados à vontade de evoluir como profissional e como pessoa.

E então…
O último conto da coletânea revisita os personagens do primeiro. Um deles adota um gato, que nos ajuda a descobrir o que aconteceu depois daquela véspera de casamento.

A edição brasileira
A Panini fez um belíssimo trabalho em Wedding Eve, com uma edição semelhante às de One Punch Man e Vagabond. O papel off-set realçou o belo traço da autora e trouxe durabilidade ao volume.

Capa com orelha da edição nacional
Capa com orelha da edição nacional

A tradução ficou a cargo de um novo nome, Luciane Yasawa, e a edição foi dividida entre Beth Kodama e Camila Cysneiros.

Opinião
Fazia tempo que eu não me empolgava com uma coletânea de contos. Edições únicas são bacanas exatamente porque passam sua mensagem de uma vez e Wedding Eve, longe de apenas transmitir uma mensagem, nos transporta a diferentes universos, onde residem pessoas comuns como nós, mas que estão vivendo algum momento decisivo.

Personagens dos contos na contra-capa
Personagens dos contos na contra-capa

Entendo que os verdadeiros personagens principais da coletânea são os relacionamentos, que devem ser protegidos independente das questões ligadas ao tempo e espaço: o amor entre irmãos e entre pai e filha; a relação entre observador e observado; a reflexão dos personagens após uma mudança em suas vidas, tão comuns e constantes até ali; tudo isso contribui para que Wedding Eve seja um dos melhores lançamentos do ano e que, além de cumprir com louvor a função de entreter, nos emociona.

Não deixem de conferir.

 

Relacionados

spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.