Review | Xenoblade Chronicles 3

Lançado no final de junho para o Nintendo Switch, Xenoblade Chronicles 3 é mais uma excelente pedida para fãs de RPG, trazendo uma aventura com um grau de maturidade raramente visto em jogos desse tipo. A desenvolvedora Monolith Soft acertou na mão em praticamente todos os quesitos, tanto técnicos quanto de conteúdo, o que faz de Xenoblade Chronicles 3 um RPG imperdível no Switch.

A história se desenrola em um mundo que não enfrenta mais problemas como fome, doenças ou a escassez de recursos naturais, mas, mesmo assim, a humanidade ainda encontrou uma razão para guerrear. Duas facções se encontram em uma batalha eterna em busca da essência vital de seus inimigos a fim de alimentar seu relógio ígneo, que rege o tempo que as pessoas ainda têm para viver.

No papel de Noah e seus amigos, guerreiros juvenis criados com o único intuito de lutar e viver por no máximo dez anos antes de serem descartados, você acaba se vendo no meio de uma conspiração ao ser banhado por uma misteriosa aura. Ela dá ao grupo a capacidade de se livrar da maldição imposta pelo relógio ígneo e também o poder se realizar a fusão, no melhor estilo Dragon Ball Z. Com esse novo conhecimento, cabe a você, como Noah e cia, libertar o resto do mundo e derrotar os responsáveis pela calamidade.

Com um simples passo começa uma jornada épica

Do mesmo modo que os outros jogos da série Xenoblade, Xenoblade Chronicles 3 é uma aventura hercúlea, de tamanho absurdo, praticamente um MMORPG (RPG massivo multijogador online) que você joga sozinho. Tanto que a mecânica de jogo é extremamente parecida com a de World of WarCraft e similares, colocando suas habilidades num timer e classificando personagens sob a chamada trindade sagrada, ou seja, tanque, curandeiro e causador de dano (vulgo DPS, dano por segundo).

As batalhas são travadas em tempo real e seu grupo ataca inimigos independentemente, mas você pode instruí-los a focar em um só alvo, por exemplo, ou usar certos tipos de ataque, dependendo da necessidade. Há também a possibilidade de se trocar de personagem a qualquer momento, o que te dá ainda mais controle durante os embates. As habilidades de cada classe não se resumem somente a ataques, então vale a pena ficar de olho em como seu grupo está lutando e tomar decisões conforme o desenrolar das lutas, especialmente contra chefes.

A variedade é o tempero da vida

Durante a história do jogo, você vai acabar conhecendo personagens especiais, classificados como heróis, eles se juntam ao seu grupo por um tempo e no final de suas sequências de missões, destravam uma classe especial para um membro em especial da turma de Noah. Esse malabarismo de classes é crucial para tornar seu grupo cada vez mais forte no decorrer de Xenoblade Chronicles 3, além de proporcionar uma variedade gigante de possíveis formações de equipe.

Fora que é divertido experimentá-las no processo, graças ao sistema de combo do jogo que dá a você a capacidade de quebrar a armadura de inimigos, além de jogá-los no ar e depois derrubá-los com tudo no chão, ou simplesmente deixá-los tontos, abrindo-os para um contra-ataque poderoso de sua equipe. As fusões, chamadas de interlink no jogo, são um espetáculo à parte, dando um belo de um up no poder de seus personagens, mas infelizmente, como tudo que é bom, duram pouco. Combinadas aos ataques em grupo, as fusões dão um coro dos bons até nos mais poderosos chefes se você souber usá-las no momento certo.

Nem tudo é um mar de rosas… que bom!

Uma boa fatia do seu tempo jogando Xenoblade Chronicles 3 será gasto assistindo a muitas cenas no desenrolar da história, mas ao contrário de muitos jogos, isso não é nem de perto um aspecto negativo, já que a trama deste RPG é primorosa, tratando de temas sérios como o trauma de guerra e a psicologia humana com um nível de maturidade raramente visto. Mesmo que de longe Xenoblade Chronicles 3 venha a parecer um RPG com pegada de anime e que tudo no fim vai dar em festa, não se engane; há uma profundidade surpreendente por trás de seu visual cartunesco.

Apesar dessa maturidade toda, especialmente nas horas iniciais, Xenoblade Chronicles 3 acaba pecando pelo excesso de informação. Há muitos conceitos importantes de sua jogabilidade que podem acabar passando batidos. Mesmo havendo uma solução que é fornecida pelo próprio jogo em forma de tutoriais jogáveis, ela se encontra escondida em forma de um sub-menu ao pausar a aventura. Fica bem fora do caminho, então a dica de ouro é sempre conferir esse espaço caso surjam dúvidas. Elas quase sempre podem ser sanadas simplesmente fuçando-o, o que por um lado é bom, por haver respostas dentro do próprio jogo, mas ao mesmo tempo ruim, por elas estarem tão escondidas.

Vale citar que Xenoblade Chronicles 3 é estonteante de belo. Ele é um verdadeiro milagre visual no Switch, com vistas lindas, personagens emotivos e bem animados, e pasmem, pouquíssimos momentos com queda de performance, tanto no modo portátil quanto no de TV. Suas composições musicais são deliciosas também, e mesmo aquelas que se repetem de tempos em tempos não cansam. O que cansa, dói dizer, são as falas dos personagens durante as batalhas, que sempre são iguais. Essas sim enchem a paciência, e muito! Uma pena, já que o elenco de voz é bem capaz, com aquele sotaque britânico irresistível.

Quando você entra nos eixos e se acostuma com o sistema de batalha único de Xenoblade Chronicles 3, não vai haver um momento de monotonia durante sua jogatina. Isso, aliado à história incrível, que conta com personagens cativantes, faz deste um jogo obrigatório para qualquer dono de Switch que se preze. Xenoblade Chronicles 3 é um dos melhores RPGs do ano, um lançamento de peso que vai te divertir por muitas, muitas e muitas horas.

Xenoblade Chronicles 3

Desenvolvimento: Monolith Soft

Distribuidora: Nintendo

Diretores: Koh Kojima e Genki Yokota

Série: Xenoblade Chronicles

Gênero: RPG

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 29 de Julho, 2022

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.