Review | Pac-Man World Re-Pac

Sabe aquele jogo que você guarda saudade do Playstation 1? Cada um tem o seu e um dos meus jogos favoritos naquela época era o Pac-Man World lançado lá em 1999, sendo um enorme sucesso comercial e ganhando continuações e até um jogo de corrida.

Foi uma enorme surpresa descobrir que a Bandai Namco trouxe uma remasterização de um jogo tão nostálgico. Ao lado de Klonoa (que também ganhou remasterização esse ano), os jogos foram legados do gênero plataforma em seus primeiros passos em 3D.

Assim, um jogo que foi lançado há 23 anos, está de volta para uma nova geração que possui um Playstation 4 e 5, Xbox One e Series S/X e Nintendo Switch.

Ao estilo Super Mario 64 de ser

Nos anos 90 era inegável que a Nintendo repetiu o feito de Super Mario Bros com Super Mario 64. Ambos os jogos são conhecidos por tornarem-se referência e definirem o mercado como um todo.

Assim, outros personagens 2D beberam da mesma fonte, como Bomberman que dava seus passos de aventura no Nintendo 64 e Pac-Man que dava seus passos no Playstation One. Ambos foram alguns exemplos de personagens que se inspiraram no sucesso do Super Mario 64 e trouxeram uma releitura para seus personagens.

Pac-Man World ainda tem um porém que o jogo havia nascido totalmente diferente, porém voltou a prancheta para chegar na versão que conhecemos. Tendo histórias em torno da produção do jogo que valem um capítulo à parte.

A questão é que Pac-Man demorou 2 anos e meio para encontrar a forma que conhecemos e se tornou um sucesso tão grande que ganhou continuações. Mas uma coisa que vale muito a pena olhar o recorte do sucesso do jogo é entender o mercado que ele se encontrava naquela época.

A História

Aqui temos a família do Pac-Man sequestrada e assim o personagem precisa ir atrás da
Pac-Mom, Pac-Boy, Pac-Sis, Professor Pac, Pac-Buddy, e Pooka. Para isso, Pac-Man terá que enfrentar o temido Toc-Man.

E mais que isso, seus parentes estarão entre as fases, por isso Pac-Man precisa explorar bem elas para descobrir maneiras de encontrar não só eles, mas também uma forma de soltar eles.

Jogabilidade

Aqui temos um jogo de plataforma 3D clássico, trazendo fases em um cenário maior que você vai liberando uma nova fase a cada nova conquista. O jogo é bem linear, assim você precisa passar por uma fase para abrir outra, assim sucessivamente.

Cada área do jogo tem um tema, assim o personagem passará por um ambiente que lembra uma ilha, como também na sequência poderá ter fases espaciais, mesmo que esteja tão próximas as duas áreas.

Pegar frutas é fundamental para abrir portas que poderão liberar letras, chaves e outros itens que podem ser necessários para fases seguintes.

Homenageando o jogo original, cada fase tem áreas que remetem à arcade clássico. Essas áreas dão o toque do Pac-Man original que o jogo precisa para dar o tom ao personagem.

Sua jogabilidade é bem simples com um pulo que pode afundar igual ao Mario, ao mesmo tempo que você pode correr com personagem num Dash similar ao Sonic. É bem curiosa essa mistura e funciona quando você precisa usar a aceleração.

Pontos em comum

Se o Pac-Man tem uma forma de metal igual Super Mario 64, também temos a reunião das letras do seu nome, igual tinha no Donkey Kong Country. E se pensarmos no dash que o personagem tem, provavelmente você lembrará do Sonic.

Então Pac-Man World Re-Pac reapresenta o universo criado lá em 1999 que foi calcado em acertos dos jogos daquela época. E isso era absurdamente comum, porque devemos aprender com acertos e aqui esse jogo ao ser remasterizado, mantém sua essência e salta aos olhos quando comparado a outros clássicos da época.

O mapa do jogo e suas fases, dentro da mansão em que a família do Pac-Man foi sequestrada é outro ponto alto do jogo. Por mais que seu trajeto de progresso seja linear, ele também permite você voltar para conseguir zerar o jogo com todos os itens que se encontram em suas fases.

Uma remasterização bem feita, mas mais leve que a original

Devo confessar que quando joguei a remasterização, percebi que a abertura mesmo que muito superior que o da época, dava um tom mais leve do que o “assustador” da época.

Pensei que fosse coisa da minha cabeça, mas quando colocado as duas aberturas lado a lado, além do visual do Toc-Man, fica ainda mais evidente que a remasterização optou dar um tom mais leve ao jogo.

Nada muito gritante, porque só quem jogou na época vai reparar essa mudança de tom.

Pac-Man World versus Pac-Man World Re-Pac

Diversão na medida certa, porém um pouco datada

Pac-Man World Re-Pac acerta e muito em sua remasterização, trazendo uma beleza ao jogo que logicamente o jogo original não tinha por não ter sido pensado na definição de imagem que temos hoje.

Agora, logicamente que o jogo por mais diversão que seja, ele continua sendo um jogo que tem duas décadas de existência, o que torna sua experiência datada. É ruim isso? Logicamente que não, mas é impossível não ignorar isso, enquanto se joga e percebe que estamos jogando algo que era bastante comum no passado e que está um pouco diferente nos jogos mais recentes.

Particularmente eu gosto muito dos jogos desta época, porém a grande maioria quando se joga novamente hoje em dia, acaba envelhecendo mal. Então quando uma produtora remasteriza seus títulos, acaba trazendo uma experiência nova aos jogos. E é isso que Pac-Man World Re-Pac acerta e que torço que a Bandai Namco continue trazendo em seu catálogo.

Bons jogos devem ser eternos e é sempre bom reapresentar a uma nova geração. Então Pac-Man World Re-Pac está ao lado de Klonoa Phantasy Reverie Series ao se tornar boas remasterizações.

Sinceramente, Pac-Man World Re-Pac está até mais bonito que o Klonoa Phantasy Reverie Series, mas é apenas uma evolução natural entre as remasterizações.

PAC-MAN WORLD Re-PAC

Distribuição: Namco Bandai Games America Inc.

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, PlayStation 5

Desenvolvedores: Now Production, Namco Hometek

Gêneros: plataforma e aventura

Data de lançamento: 25 de agosto de 2022

Nota: 8,5/10

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Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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