Possível último filme de Hayao Miyazaki deixa fãs do Studio Ghibli ansiosos

Anunciado em 2017, o filme “Kimitachi wa Dou Ikiru ka?” (Como você vive?) ainda nem foi lançado, mas tem causado burburinho nos fãs do trabalho de Hayao Miyazaki. O motivo não é para menos: possivelmente este será o último trabalho do artista japonês.

A obra era para ser lançada junto com as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, mas com uma pandemia no meio do caminho, a animação ficou “na geladeira”.

Responsável pela produção, Toshio Suzuki atualizou o público e confirmou que o trabalho “está quase concluído”, enquanto o presidente do Studio Ghibli, Koji Hoshino, limitou a sua declaração a: “progrediu muito harmoniosamente”.  Suzuki, porém, deu mais detalhes: “Ainda estamos desenhando tudo à mão, mas levamos mais tempo para terminar um filme porque estamos desenhando mais quadros. Na época de ‘Meu Vizinho Totoro’ (1988), tínhamos apenas oito animadores. ‘Totoro’ foi feito em oito meses. Para o filme atual em que Hayao Miyazaki está trabalhando, temos 60 animadores, mas só conseguimos produzir um minuto de animação em um mês”, revelou.

Mas será que é realmente o último filme do Miyazaki?

Desde “Princesa Mononoke”, em 1997, o Miyazaki comunica o público sobre sua decisão de aposentadoria. Mas retornou com o estrelado “A Viagem de Chihiro” (2001), obra que lhe garantiu o primeiro Oscar, na categoria de melhor animação em 2003.

Em 2010, quando tudo parecia caminhar para uma aposentadora tranquila, eis que Miyazaki reaparece com “Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar”. O filme fez um grande sucesso, com direito a música-tema ser reconhecida no mundo. E o diretor poderia, assim, retornar ao descanso.

O período calmo durou “só” sete ano. Em 2017, eis que o diretor – depois de produzir alguns curtas para o Parque Ghibli – retornou à ativa para trabalhar em “Kimitachi wa Dou Ikiru kaeste”. Sendo assim, a expectativa em torno do possível último filme do mago da animação é bastante alta. Ou não.

Sobre o novo filme

A animação “Kimitachi wa Dou Ikiru ka?” é baseada no livro homônimo do escritor de Genzaburo Yoshino e foi publicado originalmente em 1937. O filme recebeu sua primeira tradução em inglês em 2021, tendo prefácio do roteirista Neil Gaiman (Sandman) que estava muito feliz que adaptação proporcionou na tradução do livro em outro idioma.

Já a história do livro traz o protagonista Copper de 15 anos de idade e que precisa lidar com a morte prematura de seu pai. Trazendo questionamentos, o diário do seu pai dá conselhos para Copper aprender as principais verdades de como o mundo funciona.

Segundo o produtor Toshio Suzuki, o filme “Kimitachi wa Dou Ikiru ka?” é uma homenagem e uma mensagem do diretor Hayao Miyazaki ao seu neto. Ele quer transmitir que o filme como uma mensagem ao neto de que logo ele não estará mais em nosso mundo, porém antes de partir, ele deixará este filme.

Até o momento, não temos uma previsão para o lançamento da animação, porém sabemos que “Kimitachi wa Dou Ikiru ka?” terá em torno de 125 minutos de duração. Então torcemos que o filme esteja perto de ser lançado.

Via AniKawa
(Giuliano Peccilli)

Texto original no Nippon Já

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.