Review | Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp

Apesar do relativo sucesso da série Wars no Japão, demorou muito para que os jogos de estratégia militar em turnos fossem lançados no Ocidente. Foi somente com a estreia da franquia no Game Boy Advance, em 2001, que Advance Wars se provou também nos Estados Unidos e no resto do mundo. 

Após quatro lançamentos divididos entre os portáteis da Nintendo, infelizmente Advance Wars passou mais de uma década dormente, o que deu espaço a outra franquia de jogos de nicho da Nintendo tomar conta da atenção da desenvolvedora Intelligent Systems, com os diversos Fire Emblem

Curiosamente, Advance Wars e Fire Emblem compartilham no mesmo DNA, digamos assim, já que ambas são séries de jogos de estratégia em turnos em que exércitos se atacam em mapas quadriculados. A única diferença entre eles é o tema geral, enquanto um é militar com um toque de desenho animado, o outro é pura fantasia medieval. 

Voltar aos campos de guerra de mentirinha nunca foi tão bom

Faz sentido a Nintendo ter ido com uma série só já que são tão próximas, mas depois de tanto tempo, recebemos de braços abertos um novo lançamento de Advance Wars, que neste caso é um belíssimo de um remake pra ninguém colocar defeito. 

Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp traz os dois primeiros jogos da série lançados fora do Japão com roupagem nova e novidades bacanas que decerto deixarão tanto fãs quanto novatos ansiosos para entrar nessa batalha. A responsabilidade pelo projeto ficou a cargo da WayForward, um estúdio que é mestre tanto em jogabilidade quanto na direção de arte, o que fica claro com o quão divertido e bonito que esse novo jogo é.

O principal modo de jogar é a campanha, dividida nas histórias contadas em Advance Wars e Advance Wars 2: Black Hole Rising. No início, há um tutorial que ajuda jogadores esquecidos ou que nunca jogaram nada da franquia a aprender tudo que há para se saber para jogar, e em pouco tempo é possível ficar ligado nas muitas nuances do jogo.

Basicamente, você controla um exército composto por diferentes unidades de ataque e de defesa. Cada uma possui um campo de ação diferente, regido pelos quadriculados do campo de batalha, e há uma variedade de tipos que eventualmente você recebe a capacidade de escolher e utilizar, dependendo da estratégia que vai empregar. 

À batalha! A vitória nos aguarda!

O grande trunfo de Advance Wars sempre foi a simplicidade inicial de sua jogabilidade, que ao mesmo tempo que é fácil de se aprender, com um sistema muito semelhante ao do tradicional papel-pedra-tesoura e uma dose generosa de opções táticas que valorizam a engenhosidade de quem joga.

A nova versão não muda nada do conceito básico do jogo, apenas trazendo as melhorias e facilidades que são esperadas nos dias de hoje neste gênero de videogame. Agora, é possível voltar atrás em um turno caso você deseje, e dá também para agilizar a movimentação do inimigo durante a vez dele, além de poder recomeçar uma fase direto do menu inicial. E, é claro, há um modo de jogo online onde você pode declarar guerra a seus amigos do Nintendo Switch.

A grande novidade obviamente é a reforma dos gráficos, que deixaram de ser sprites pixelados e passaram ao estilo poligonal cartunizado. A mudança deixou Advance Wars muito com cara do remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, com efeito parecido de profundidade de campo e o brilho de plástico das unidades, além de exibir o mapa como um tabuleiro de mesa. Por outro lado, um pouco do charme da versão original acabou sendo perdido, e algumas animações como as de combate não são tão engraçadinhas como antes.

Há uma variedade enorme de possibilidades de jogo dentro de Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp graças não só às suas duas longas campanhas, mas também pelas muitas opções dos exércitos, todas contando com poderes especiais únicos e características de ataque que as diferenciam umas das outras. A diversão é garantida independente do modo de jogo escolhido, o que faz de Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp facilmente recomendável para todo dono de Nintendo Switch.

Ficha técnica:

Nome do jogo: Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp

Desenvolvedor: Intelligent Systems / WayForward

Publicadora: Nintendo

Lançamento: 21/04/23

Relacionados

spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.