24º Festival do Japão | Maior evento de cultura japonesa do Brasil acontece em julho

O Festival do Japão, está se aproximando com a 24ª edição e ocorrerá de 07 a 09 de julho no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O objetivo do festival é preservar e divulgar a cultura japonesa, transmitindo suas tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias do Japão. Serão três dias de intensa programação, reunindo o melhor da cultura japonesa para o público.

O festival contará com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá, artes marciais, Miss Nikkey, Akiba Space, Espaço das províncias, Espaço Card Games, #FJTAON e atividades gratuitas para todas as faixas etárias. Tudo isso será oferecido com segurança, conforto e qualidade.

Foto de Rafael Salvador

O tema do 24ª Festival do Japão

Com o tema “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais!”, o evento destaca um dos principais valores da cultura japonesa, que é o combate ao desperdício e a otimização dos recursos utilizados, com foco na sustentabilidade e nos princípios dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Um dos grandes destaques do festival será a comemoração dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, contando com um espaço dedicado à divulgação da arte, cultura e produtos das províncias do Japão, além de uma exposição sobre o tema Mottainai e o Espaço Card Games, com o Capitão Hunter.

A realização do Festival do Japão contribui para a manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. Essas entidades terão exclusividade na Praça de Gastronomia, apresentando a culinária típica de cada província do Japão.

“Acreditamos que o Festival do Japão de 2023 será um sucesso. Trabalharemos arduamente para obter os melhores resultados para as entidades e encantar o público com nossa alegria e união!”, revela Alfredo Ohmachi, presidente em exercício da Comissão Organizadora do 24º Festival do Japão, assumindo a liderança do evento.

Foto de Rafael Salvador

Sucesso de público em 2022

A 23ª edição do Festival foi realizada presencialmente de 15 a 17 de julho de 2022 e superou as expectativas dos organizadores, atraindo um público de 182 mil visitantes, com o tema “Do Sonho à Realidade”, perfeitamente alinhado ao momento.

“Após três anos de incertezas devido à situação da COVID-19, tivemos um resultado maravilhoso com o retorno do Festival do Japão em 2022, recompensando nosso trabalho voluntário”, afirma Toshio Ichikawa, presidente da KENREN.

Sobre o Festival do Japão

Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo, o Festival do Japão atraiu 182 mil visitantes em 2022.

Em 2023, o evento será realizado em uma área coberta de 34 mil m², com novas áreas e atrações.

O Festival do Japão é realizado por voluntários, sem fins lucrativos, com a colaboração oficial do governo do Japão, além de ter apoio da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.

Sobre o Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

Criada em abril de 1966, com o objetivo inicial de fornecer assistência aos imigrantes japoneses recém-chegados. Atualmente, é responsável pelo Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos no Parque do Ibirapuera, pelo Monumento do Desembarque de Imigrantes Japoneses em Santos e pela visita aos locais importantes da história da imigração japonesa. Desde 1998, realiza o Festival do Japão, que se tornou gradualmente o maior evento da comunidade nipo-brasileira, inicialmente chamado de “Festival de Iguarias Regionais e Folclores Regionais do Japão” e oficialmente reconhecido no Estado de São Paulo a partir de 2002.

24º Festival do Japão

Data: 07 a 09 de julho de 2023

Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)

Horários:

Sexta-feira, 07/07: 11h às 21h
Sábado, 08/07: 09h às 21h
Domingo, 09/07: 09h às 18h

As vendas de ingressos começarão em breve. Mais informações estão disponíveis no site do evento: www.festivaldojapao.com

Telefones: (11) 3277-6108 / 3277-8569

E-mail: [email protected]

Instagram: www.instagram.com/festivaldojapao

Realização: Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.