Review | Persona 5 Tactica é mais que um mero spin-off de Persona 5 

Há muito o que se dizer pela versatilidade que os videogames nos provém. Neles, podemos ser o que quisermos e realizar feitos só sonhados na vida real. O que se falar, então, de um grupo de personagens que existem somente nesse formato? A equipe de Persona 5 de quase tudo já fez desde sua aventura original, lançada em 2017, dançando, destruindo exércitos inteiros, até cartógrafos se tornaram.

Agora, chegou a vez de virarem estrategistas. Em Persona 5 Tactica, os Phantom Thieves, como eles gostam de ser chamados, são transportados para uma realidade alternativa tão ou ainda mais bizarra que os Palácios que exploraram em sua aventura principal. Lá reina Marie, uma governante tirana que logo toma posse de praticamente todos os amigos de Joker, o protagonista, que por pouco não sofre o mesmo destino, graças à intervenção da estreante Erina.

Mais um perigo a ser enfrentado

Junto de sua nova aliada, essa garota humana que chama de lar esse mundo paralelo e Toshiro, um político proeminente japonês, também preso nessa realidade, nosso herói terá que colocar seu cérebro à prova se quiser salvar seus colegas e dar um fim à ameaça de Marie, para que todos possam voltar para Tóquio. 

No entanto, isso não será nada fácil, pois seus poderes sofreram mudanças ao adentrar esse reino do mal e as batalhas que tem pela frente não são em turnos, mas sim sob regras semelhantes às de Mario + Rabbids: Kingdom Battle, outro jogo incrível do Switch. Será que ele conseguirá sair vitorioso?

Se depender da jogabilidade de Persona 5 Tactica, com certeza! O jogo trata muito bem a mudança radical das batalhas de RPG em turnos para o campo da guerra tática, onde o posicionamento e uso de cobertura podem ser a diferença entre a vitória e o fracasso completo. 

Com um time de três personagens, a variedade das missões de Tactica mais que compensam a falta de uma interatividade com o mundo do jogo, que quase nada vemos entre as fases, pois esses intervalos se passam dentro do Café Leblanc, o quartel-general das forças revolucionárias lideradas por Erina. 

Conforme os amigos de Joker são resgatados, o seu leque de opções vai aumentando e muito, já que cada um deles traz diferentes armas e poderes, todos com alcance e eficácia únicos. E mais, ao colocá-los em posições estratégicas que rodeiem um inimigo, eles são capazes de unir suas forças em ataques super poderosos!

Sua velha turma com roupagem nova

Persona 5 Tactica faz tão bem a transição de RPG para jogo tático que algumas de suas funcionalidades com menos profundidade como a criação de personas, que no jogo são limitadas a combinações duplas, sem falar do modo como elas são adquiridas, como moedas de prêmio depois das missões, podem ser perdoadas. 

Em compensação, a capacidade de Joker de usar qualquer persona de Persona 5 e Persona 5 Royal passa a valer para todos no Tactica, dando a você a opção de escolher qual delas equipar nos membros da sua equipe, dando a eles poderes que podem (e devem) combinar com suas habilidades normais, sem falar nas dos outros personagens.

A estrutura de jogo da vez, como eu já comentei durante o review, é baseada em missões, que são divididas entre principais, da história, e secundárias, que podem ser jogadas a qualquer momento durante o jogo. Essas fases fora da sequência da história servem para dar mais pontos GP com os quais você atualiza as habilidades de Joker e a equipe, de uma maneira muito parecida com a de Kingdom Battle.

Outra funcionalidade que veio dos RPGs é a troca das armas usadas pelos personagens, que podem ser compradas e vendidas entre missões. Não há muito o que se fazer além disso, porque, ao contrário daqueles jogos, neste daqui não se coleta materiais para trocar por novos armamentos. Sinceramente, isso é até bom, porque muitos jogos vêm usando mecânicas de montagem para estender artificialmente sua duração.

Há muito para fazer e não cansa

Persona 5 Tactica não precisa dessas artimanhas para se garantir. Suas missões, mesmo sendo curtas quando comparadas a outros jogos semelhantes, são divertidas e contam com muitos tipos de objetivos, o que ajuda a manter a jogabilidade sempre fresquinha. 

E se você não conseguir bater um deles na primeira tentativa, não se preocupe, dá para repetir qualquer missão quantas vezes você quiser. Muitas delas, principalmente as secundárias, vale dizer, até contam com você fazendo isso, com uma equipe mais forte, mais adiante.

A Atlus ainda há de errar com um jogo da série Persona. Cada um deles vem sendo extremamente bem elaborado, e este novo com certeza não é uma exceção. Do mesmo modo que Persona Q2: New Cinema Labyrinth, Persona 5 Dancing in Starlight e Persona 5 Strikers, Persona 5 Tactica nos coloca de novo na companhia dos ladrões mais simpáticos dos videogames, trazendo mais um novo sabor que fãs da franquia irão adorar degustar, sem sombra de dúvida.          

A versão de Persona 5 Tactica de Nintendo Switch foi usada para este review. O jogo roda bem tanto em modo portátil quanto no de mesa, sem queda de quadros; ele apresenta telas de carregamento um pouco demoradas, o que pode irritar os jogadores menos pacientes. Infelizmente, Tactica não conta com localização para o português. Há duas faixas de dublagem, em inglês e japonês, que contam com os mesmos atores de voz dos outros jogos.

Persona 5 Tactica

NOTA: 4 de 5

Ficha Técnica:

Nome: Persona 5 Tactica

Desenvolvedora: Atlus e P-Studio

Publicadora: Sega of America

Gênero: Estratégia

Lançamento: 17 de Novembro de 2023

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria da Sega Atlus por nos fornecer uma cópia digital de cortesia do jogo para teste e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Há muito o que se dizer pela versatilidade que os videogames nos provém. Neles, podemos ser o que quisermos e realizar feitos só sonhados na vida real. O que se falar, então, de um grupo de personagens que existem somente nesse formato? A equipe...Review | Persona 5 Tactica é mais que um mero spin-off de Persona 5