Review | WarioWare: Move It! fará você não parar de se mexer

Segundo jogo do Wario para o Switch, o ‘WarioWare: Move It!’ vem com a proposta de tirar você da cadeira (literalmente). Utilizando maneiras nada “convencionais” para jogar Switch, o jogo dá uma certa nostalgia do Wii, nos fazendo lembrar que não somos mais tão jovens assim para se movimentar por aí.

Desenvolvido pela Intelligent Systems, este jogo é a primeira continuação de ‘WarioWare: Smooth Moves’ de 2006 para Wii. Rendendo risadas e constrangimento de jogar com amigos, pode ter certeza que é do tipo de jogo que faz parte de todo feriado ou férias.

A produção

O ‘WarioWare: Move It! foi revelado em 21 de junho de 2023 no Nintendo Direct, sendo Goro Abe e Waki ​​Shigeta os diretores do novo jogo. Este também é o primeiro jogo com a nova voz do Wario, assim Kevin Afghani estreia no personagem um pouco depois de ter feito as vozes do Mario e Luigi em ‘Super Mario Bros. Wonder’.

O Goro Abe trabalha com o personagem desde 2001 quando foi programador de ‘Wario Land 4’ de Game Boy Advance e atua como diretor desde ‘WarioWare, Inc.: Mega Party Game$’ de 2003. Enquanto Waki ​​Shigeta teve seu primeiro contato com o personagem em ‘WarioWare Touched!’ de 2004, ainda como designer, se tornando Diretor de arte em ‘WarioWare: Get It Together!’ de 2021, agora estreando como diretor ao lado de Goro Abe. Ambos conhecem muito bem o Wario e seu elenco de apoio, o que justifica um elenco tão carismático de apoio nesses 11 jogos da franquia.

A história do jogo

Aonde tudo começou com 50 hambúrgueres de alho

Wario está assistindo um comercial que anuncia a oportunidade de visitar um resort de férias chamado “Ilha Caresaway” ao comprar um hambúrguer de alho. Wario nem pensa muito e acaba comprando 50 hambúrgueres de alho, o que acaba ganhando estadia dele e mais 20 amigos na ilha (contra à sua vontade).

Chegando na ilha, ele e seus amigos recebem “Form Stones” (que tem o formato dos Joy-Cons) dos habitantes Inicialmente Wario faz pouco caso e os joga fora, mas ao acertar um pássaro, acaba dando tudo errado, fazendo que Wario caia numa área perigosa da ilha.

As Form Stones e seu formato parecido com Joy-Cons

Depois disso, os amigos dele decidem explorar a ilha, assim Mona explora o mar para tentar descobrir as sereias, enquanto Dr. Crygor,Penny e Mike viajam no tempo, Ashley resolve problemas de tamanho do Red, entre outras aventuras.

Devo confessar que a animação 2D do jogo no início para explicar a história é tão bem feita que faz com que desejamos uma série do Wario nos mesmos moldes.

Jogando o jogo em si

Primeira fase com Wario

Num mapa clássico que lembra até os antigos jogos do Mario, temos os personagens jogando cada fase que remete a vários minigames, tendo um chefe no final. Trazendo 200 minigames, depois de algumas fases, temos também o remix, que traz os minigames das fases anteriores, fazendo o jogador se virar nos 5 para lembrar todas as jogabilidades ali presentes.

A revolta do Wario na primeira fase dará o tom do que vem por aí com mini games que exigem a sua rapidez para aprender o movimento e resolver em poucos segundos. Isso não vai impedir de você morrer no meio do caminho, mas se você não se importa de fazer poses duvidosas, você ganha uma segunda chance para passar de fase sem precisar recomeçar do zero.

E aqui temos uma das novidades do jogo, o Joy-Con ser usado com infravermelho na sua mão, além de você ter que soltar os controles algumas vezes para passar de fase (por favor use as correntes que vêm com eles!).

É muito engraçado, principalmente ver os outros jogando, o que torna uma diversão para toda família e amigos.

Se prepare pra se mexer igual os demais pra não ser pego

Opinião

Contorça seu corpo pra ir descendo pelo intestino do jogo em poucos segundos

O ‘WarioWare: Move It!’ é um jogo definitivamente diferente e que exige espaço na sala para jogar com amigos. Além disso, ele é uma boa pedida para quem está acostumado com jogos que se movimentam como ‘Just Dance’, oferecendo diversão e boas risadas.

Trazendo um museu, o jogo oferece um fator replay, que permite abrir os minigames, além de ter uma área só com as poses que você abre quando ‘morre’ no jogo.

Quanto a voz do Wario em si, diferente do Mario e Luigi que são perceptíveis, aqui o Kevin Afghani faz um trabalho próximo do Charles Martinet que passa despercebida a mudança.

Divertido e excêntrico, o ‘WarioWare: Move It!’ não é um jogo muito longo, mas oferece tantos minigames que provavelmente fará você retornar algumas vezes. Existem alguns easter eggs durante alguns minigames, mas é mais divertido descobrir isso do que estragar a surpresa e contar por aqui.

Não gostei muito dos tutoriais para explicar a forma de jogar, ao tentar ser engraçado e sinceramente falhar nisso. Só que tutoriais são necessários quando se joga minigames que duram menos de 5 segundos e você precisa se virar pra passar de fase.

Infelizmente o jogo foi lançado sem tradução em português brasileiro, o que pode prejudicar a experiência para quem não está acostumado a jogar em inglês. Mesmo sendo caricatural e com minigames óbvios, pode se perder um pouco entre as conversas dos personagens.

Trazendo maior precisão nos Joy-Con, o jogo traz uma certa nostalgia de quando muitos títulos do Wii eram pensados nos movimentos do Wii Remote, coisa que já não acontece com tanta frequência no Switch.

Merecendo toda a atenção, ‘WarioWare: Move It!’ só peca em sair entre ‘Super Mario Bros. Wonder’ e ‘Super Mario RPG’, o que faz o jogador ter que escolher entre três ótimos jogos.

Acerte a pose correta e avance no tabuleiro

WarioWare: Move It!

Desenvolvimento: Intelligent Systems

Distribuição: Nintendo

Diretores: Goro Abe e Waki Shigeta

Produtores: Kensuke Tanabe, Shinya Saito e Atsushi Ikuno

Designer: Nami Komuro

Programador: Yusuke Kitayama

Artista: Ko Takeuchi e Hiroki Kawamae

Roteirista: Nami Komuro

Compositor: Jo Kondo, Haruno Ito e Shomo Murata

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 3 de novembro, 2023

Nota: 4 de 5

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria da Nintendo por nos fornecer uma cópia digital de cortesia do jogo para teste e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Segundo jogo do Wario para o Switch, o ‘WarioWare: Move It!’ vem com a proposta de tirar você da cadeira (literalmente). Utilizando maneiras nada “convencionais” para jogar Switch, o jogo dá uma certa nostalgia do Wii, nos fazendo lembrar que não somos mais tão...Review | WarioWare: Move It! fará você não parar de se mexer