‘O Menino e a Garça’ e ‘Godzilla Minus One’ Recebem Indicações ao Oscar 2024

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nessa semana a lista de indicados para o Oscar 2024 e duas produções japonesas entraram na competição, foram “O Menino e a Garça” e “Godzilla Minus One”. Ambos os filmes conquistaram indicações com destaque para a mais recente obra-prima de Hayao Miyazaki, estão sendo reconhecidos em categorias distintas, prometendo uma noite emocionante para os fãs de produções japonesas.

‘O Menino e a Garça’ de Hayao Miyazaki

O diretor japonês Hayao Miyazaki, vencedor do Oscar por “A Viagem de Chihiro” em 2003, volta a encantar o público com seu mais recente filme, “O Menino e a Garça”. Anunciado como um dos cinco finalistas na categoria de Melhor Animação em Longa-Metragem, o filme já é considerado favorito para levar para casa a cobiçada estatueta dourada.

O enredo, ambientado no Japão de 1943 durante a Guerra do Pacífico, gira em torno de Mahito Maki, um garoto de 12 anos, que, após a morte de sua mãe, embarca em uma jornada única ao lado de uma garça cinza. O filme, baseado em experiências de infância do próprio Miyazaki, destaca a importância das crianças e das novas gerações na construção de um futuro de paz, superando os erros e as guerras do passado. A crítica destaca o filme como uma obra que ressoa com a atualidade, transmitindo mensagens de compreensão e reciprocidade.

O Menino e a Garça

Direção e Roteiro: Hayao Miyazaki

Produção:  Toshio Suzuki

Elenco: Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi e Shinobu Otake. 

Direção de Fotografia: Atsushi Okui

Trilha Sonora: Joe Hisaishi

Montagem: Takeshi Seyama

Gênero: Fantasia

País: Japão 

Ano: 2023 

Duração: 124 min.

‘Godzilla Minus One’ concorre com os Efeitos Visuais

Além de Miyazaki, outra produção japonesa que está deixando sua marca na temporada de premiações é “Godzilla Minus One”. A Sato Company conquistou uma merecida vaga na categoria de Melhores Efeitos Visuais, consolidando o filme como um destaque nesta área.

O filme, que comemora os 70 anos do icônico monstro Godzilla, transporta os espectadores para o Japão pós-Segunda Guerra Mundial. Em meio a uma nação em ruínas, Godzilla emerge para desafiar os últimos habitantes, justificando o título “Minus One”. Com 125 minutos de duração, o filme é aclamado como o mais longo da franquia, mantendo o tom sombrio de seu antecessor, “Godzilla Shin”.

O presidente da Sato Company, Nelson Sato, destaca o privilégio de lançar “Godzilla Minus One” no Brasil, sublinhando a singularidade do roteiro, sua sensibilidade e criticidade ao abordar parte da história do Japão do pós-guerra.

Godzilla Minus One
Ano:
2023
País: Japão
Direção e Roteiro: Takashi Yamazaki
Elenco: Ryunosuke Kamiki, Minami Hamabe, Yuki Yamada, Munetaka Aoki, Hidetaka Yoshioka, Sakura Ando, Kuranosuke Sasaki
Efeitos Visuais: Tatsuya Hayasaki, Eiji Kitada, Shinya Suzuki, Kosuke Taguchi, Kyôhei Takeda, Takayuki Ueki, Takushi Yamaguchi, Takashi Yamazaki
Trilha Sonora: Naoki Satô
Direção de Fotografia: Kôzô Shibasaki
Edição: Ryûji Miyajima
Empresas produtoras: Robot Communications, Toho Company e Toho Studios
Duração: 125 minutos

Expectativas

Enquanto os fãs aguardam ansiosamente a noite do Oscar, as expectativas estão altas para que ambas as produções japonesas saiam vitoriosas. Toshio Suzuki, produtor e co-fundador do Studio Ghibli, expressou sua gratidão pelo reconhecimento de “O Menino e a Garça” no Globo de Ouro, destacando a importância deste prêmio para a indústria cinematográfica japonesa.

Seja na magia dos mundos criados por Miyazaki ou nas incríveis batalhas de Godzilla, o cinema japonês continua a conquistar corações ao redor do mundo. O Oscar 2024 é uma oportunidade única de celebrar a excelência e a contribuição significativa dessas produções para a riqueza do cenário cinematográfico global.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.