InícioFilmesDeuses da Peste | Teatro, política e resistência no novo longa de...

Deuses da Peste | Teatro, política e resistência no novo longa de Gabriela Luiza e Tiago Mata Machado

Após conquistar o prêmio de Melhor Longa da Mostra Olhos Livres na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Deuses da Peste, de Gabriela Luiza e Tiago Mata Machado, chega aos cinemas brasileiros no dia 11 de setembro de 2025. A distribuição é da Zeta Filmes, com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo de Minas Gerais.

Um olhar sobre o teatro em ruínas

O longa mergulha na vida de um velho ator shakespeariano exilado dos palcos que vive em um casarão abandonado no centro de São Paulo. Cercado por fantasmas e cortinas vermelhas retiradas de um teatro em decadência, ele sonha com pestes e incêndios que parecem consumir o país. Ao redor dele, nasce uma comunidade formada por atores, músicos e bailarinos, criando uma alegoria sobre resistência e coletividade.

Rodado em outubro de 2022, durante o período das eleições presidenciais brasileiras, o filme dialoga com a teatralização da política e o ambiente de tensão vivido naquele momento histórico. O resultado é uma obra que fala de luto, mas também de fraternidade e da força do teatro diante de anos de descaso e perseguição cultural.

Da experimentação ao longa premiado

A parceria entre Gabriela Luiza e Tiago Mata Machado começou em 2020 e já rendeu trabalhos de destaque no cinema independente brasileiro. Juntos, realizaram Sessão Bruta (vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes em 2022), além do curta Filme-chama, premiado no BDMG. Atualmente, a dupla também trabalha em Os que podem morrer, em fase de montagem.

Com Deuses da Peste, os cineastas ampliam sua pesquisa estética em torno do experimental, explorando a linguagem teatral e a construção coletiva como força narrativa.

Pôster

Ficha técnica

  • Direção: Gabriela Luiza e Tiago Mata Machado
  • Produção: Julian Nebreda-Bello
  • Roteiro: Tiago Mata Machado
  • Montagem: Gabriela Luíza e Tiago Mata Machado
  • Fotografia: João Rubio Rubinato
  • Direção de Arte: Gabriela Luíza, Tiago Mata Machado e Kai Caldas
  • Som: Aren Gallo
  • Produção: Cuy Films e ela.ltda
  • Coprodução: Katásia Filmes

O elenco reúne nomes como Carolina Castanho, Leandro Machado, Paulo Goya, Renan Rovida, Helena Ignez, Alexandre de Sena, Allyson Amaral, Aren Gallo, Beatriz Sano, Eduardo Fukushima, Sylvia Prado, entre outros.

Filmografias em diálogo

Gabriela Luíza

  • Deuses da Peste (2025)
  • Filme-chama (2024, curta)
  • Sessão Bruta (2022)
  • Drama Queen (2020, curta)
  • Pietà (2019, curta)
  • Tudo pode acontecer (2023, curta)

Tiago Mata Machado

  • Deuses da Peste (2025)
  • Filme-chama (2024, curta)
  • Acumulação Primitiva (2024, curta/vídeo)
  • Dívida (2022, curta/vídeo)
  • Os Sonâmbulos (2018)
  • Nau (2017, média)
  • Comunidade (2016, curta)
  • Rua de Mão Única (2013, curta)
  • O Século (2011, curta)
  • Os Residentes (2010)
  • O Quadrado de Joana (2006)

Uma obra sobre memória e luta

Com 130 minutos de duração, Deuses da Peste se insere na tradição de filmes que usam o teatro como metáfora para o Brasil contemporâneo. Entre ruínas e fantasmas, a obra de Gabriela Luiza e Tiago Mata Machado é também um registro da persistência artística em tempos de incerteza política, reafirmando o papel do cinema e do teatro como espaços de resistência e invenção.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas

spot_img