InícioCulturaWorkshop online propõe novas formas de escrever histórias sobre a crise climática

Workshop online propõe novas formas de escrever histórias sobre a crise climática

Encontro com Carmiel Banasky discute como o audiovisual pode transformar emergência ambiental em narrativa envolvente

Como falar de crise climática sem cair no didatismo ou no discurso óbvio? Essa é a pergunta que guia Narrativas na era das mudanças climáticas, workshop online que acontece no dia 29 de janeiro, às 14h, e propõe caminhos criativos para integrar o tema a roteiros de filmes e séries de qualquer gênero.

Ministrado pela roteirista Carmiel Banasky, o encontro é voltado a profissionais do audiovisual de todo o Brasil que buscam atualizar suas histórias diante dos desafios ambientais do nosso tempo. As inscrições ficam abertas até 23 de janeiro, ou até o preenchimento das 60 vagas, e a participação é gratuita mediante cadastro.

A atividade será conduzida em inglês e combina ferramentas práticas, estudos de caso e exercícios de escrita, mostrando como a emergência climática pode aparecer de forma orgânica em narrativas de ficção, drama, suspense ou comédia, sem transformar o roteiro em manifesto.

Além de Banasky, o workshop conta com a participação de Thais Olivier, presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas, e da roteirista e pesquisadora Gisele Mirabai, ampliando o debate sobre o papel do audiovisual na construção de imaginários sobre o clima.

Pesquisa inédita no Brasil entra na conversa

Durante o encontro, será apresentado o estudo Clima em Cena, uma pesquisa inédita que mapeia como filmes brasileiros abordam temas ambientais e climáticos. Coordenado pela ABRA, o levantamento contou com apoio do Projeto Paradiso e do Entertainment + Culture Pavilion, utilizando a metodologia Climate Reality Check, desenvolvida pela organização norte-americana Good Energy.

Para Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso, a iniciativa reforça o impacto das narrativas audiovisuais: “Filmes e séries influenciam diretamente a forma como pensamos e agimos. Investir em histórias que dialoguem com a sustentabilidade é uma forma concreta de ampliar esse impacto”.

Um tema urgente, uma linguagem em transformação

A passagem recente de Banasky pelo Brasil incluiu um workshop presencial no FRAPA, em Porto Alegre, e participação na COP 30, em Belém. A versão online amplia o acesso à discussão e reforça uma tendência cada vez mais presente no cinema e nas séries contemporâneas: falar de futuro, colapso e adaptação a partir de personagens, conflitos e escolhas humanas.

Serviço

Workshop: Narrativas na era das mudanças climáticas
📅 29 de janeiro
14h (horário de Brasília)
💻 Online
📝 Inscrições até 23 de janeiro ou enquanto houver vagas
🎯 Público-alvo: roteiristas e profissionais do audiovisual

Uma oportunidade para repensar o papel das histórias que contamos em um mundo em transformação e atualizar o roteiro para o agora.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas

spot_img