InícioCulturaHavan aposta em comerciais diferentes para cada jogo da Copa do Mundo...

Havan aposta em comerciais diferentes para cada jogo da Copa do Mundo transmitido pela Globo

A Copa do Mundo costuma transformar o cotidiano dos brasileiros. Além das discussões sobre escalações e resultados, o período também se tornou um dos momentos mais disputados pelo mercado publicitário. Neste ano, a Havan decidiu ir além do modelo tradicional e desenvolveu uma campanha que muda conforme o desenrolar da competição.

Patrocinadora das transmissões da Copa na Globo, a varejista apostou em uma estratégia pouco comum: em vez de repetir o mesmo comercial ao longo de todo o torneio, a empresa criou versões personalizadas para cada partida exibida pela emissora.

Uma seleção de “Véios” para entrar em campo

Com o conceito “Véio no Lance”, a campanha transforma o empresário Luciano Hang em diferentes personagens inspirados nos países participantes da competição.

Entre as versões apresentadas estão figuras como Véio Brazuca, Véio Hermano, Véio Holandês, Véio Gringo, Véio Alemón e Véio Manuel, que aparecem em situações ligadas ao universo do futebol e adaptadas aos confrontos do dia.

A proposta é aproveitar a atmosfera característica da Copa do Mundo para aproximar a marca do público por meio de referências facilmente reconhecíveis pelos torcedores.

Humor como ferramenta de conexão

Outro destaque da campanha é a participação do humorista Alexandre Porpetone, conhecido por personagens que fazem parte do imaginário popular brasileiro, como Cabrito Tevez.

Nos comerciais, Porpetone divide cena com Luciano Hang em esquetes inspiradas nas rivalidades, tradições e situações típicas que cercam o futebol, apostando em uma linguagem descontraída para dialogar com diferentes gerações de espectadores.

Segundo Lucas Kuchenbecker Ferraz, gestor de Marketing da Havan, a ideia foi criar uma comunicação dinâmica, acompanhando o ritmo do torneio.

“Queríamos uma campanha que acompanhasse o ritmo da Copa, com novidades a cada jogo. Por isso, optamos por criar diferentes versões dos comerciais, trazendo o Véio para cada partida de uma forma divertida e próxima do público”, afirma.

Muito além da televisão

A estratégia também inclui ações dentro das próprias lojas da rede. Um jingle desenvolvido especialmente para a campanha será reproduzido na rádio interna das unidades espalhadas pelo país.

Além disso, a comunicação busca reforçar a variedade de produtos voltados ao período da Copa, incluindo televisores, camisetas do Brasil, utensílios domésticos e itens destinados a encontros entre familiares e amigos durante os jogos.

Ao apostar em conteúdos personalizados ao longo da competição, a Havan tenta transformar sua presença publicitária em algo que acompanhe a própria narrativa do torneio, aproximando a marca da rotina dos brasileiros em um dos eventos esportivos mais importantes do planeta.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também