Festival de Cinema de Gramado ganha mostra especial em Paris

O Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do Brasil, será homenageado na França com uma mostra exclusiva em Paris. No dia 5 de maio, a capital francesa recebe a Mostra Gramado como parte da programação do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, levando cinco produções brasileiras que marcaram presença na história do festival gaúcho.

O evento acontece no tradicional cinema L’Arlequin, localizado no charmoso bairro de Saint-Germain-des-Près. A seleção inclui longas premiados e obras que reforçam a diversidade do cinema nacional. O grande destaque é Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, vencedor do 52º Festival de Gramado, que será exibido às 17h.

Além dele, o público parisiense poderá assistir ao clássico Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, que abre a mostra às 14h com presença da atriz Dira Paes e da produtora Gisele Hiltl. O documentário Huni Kuï: o Povo Verdadeiro, de Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues, também integra a programação no mesmo horário de Oeste Outra Vez.

Às 19h30, é a vez de Pasárgada, dirigido e estrelado por Dira Paes, com debate especial ao lado do diretor de fotografia Pablo Baião. Fechando a programação, às 21h40, o filme Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia, de José Carlos Arandiba “Zebrinha”, será exibido em parceria com o tradicional evento Lavage de la Madeleine.

Foto: Daniela Ometto

A mostra contará com a presença da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, da diretora de eventos Tatiana Ferreira e do curador do Festival de Gramado, Marcos Santuário, que viajam a Paris para acompanhar a homenagem de perto.

Essa aproximação entre Gramado e Paris não se limita à mostra: o cinema francês também será celebrado no Brasil. A 53ª edição do Festival de Gramado, marcada para acontecer entre os dias 13 e 23 de agosto de 2025, terá um dia dedicado ao cinema francês. É um movimento que amplia o intercâmbio entre as cinematografias e cria pontes culturais entre os dois países.

A curadoria do Festival de Gramado 2025 também traz novidades: além de Marcos Santuário, o time passa a contar com o ator e diretor Caio Blat e a atriz Camila Morgado, reforçando o olhar artístico e a diversidade na seleção de filmes.

A Mostra Gramado em Paris representa não só o reconhecimento internacional do cinema brasileiro, mas também um convite para que o público europeu descubra (ou redescubra) as vozes, histórias e estéticas que fazem do Festival de Gramado um dos pilares do audiovisual latino-americano.

Foto: Daniela Ometto

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas