InícioEventosTuca Andrada apresenta espetáculo inspirado em Torquato Neto no Teatro Sérgio Cardoso

Tuca Andrada apresenta espetáculo inspirado em Torquato Neto no Teatro Sérgio Cardoso

O ator Tuca Andrada está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, uma criação inspirada na vida e na obra do poeta e jornalista Torquato Neto (1944–1972), figura central do movimento tropicalista. A montagem segue em temporada até 13 de abril, com sessões aos sábados e domingos, às 18h30, e segundas-feiras, às 19h.

A partir de 15 de março, as apresentações de domingo passam a contar com intérpretes de Libras, ampliando a acessibilidade do espetáculo.

Um retrato poético de Torquato Neto

Em formato híbrido que mistura poesia, show musical, aula-espetáculo e debate, o solo marca o retorno de Tuca Andrada aos palcos e apresenta uma leitura pessoal e política sobre o legado de Torquato Neto, um dos nomes mais inquietos da cultura brasileira nos anos 1960 e 1970.

A dramaturgia parte da antologia Torquatália, organizada por Paulo Roberto Pires, além de cartas, textos jornalísticos e registros pessoais do autor.

No palco, Andrada propõe uma experiência cênica que evita o formato biográfico tradicional. Em vez disso, o espetáculo explora as ideias, tensões e inquietações que atravessaram a obra do artista piauiense e que continuam dialogando com o presente.

Música ao vivo e interação com o público

A encenação acontece em formato de semi arena, rompendo a chamada “quarta parede” e aproximando o público da ação. A trilha sonora é interpretada ao vivo por Tuca Andrada e pelos músicos Caio Cezar Sitônio e Pierre Leite.

O repertório inclui parcerias de Torquato Neto com nomes marcantes da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, reforçando a relação do poeta com o universo musical do Tropicalismo.

Espetáculo já passou por festivais e centros culturais

Estreado em 2023, no Recife, o espetáculo já circulou por diferentes palcos do país, incluindo o Sesc Pompeia, em São Paulo, e os Centros Culturais Banco do Brasil de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

A montagem também integrou festivais como POA em Cena e FestLuso. Pela atuação no projeto, Tuca Andrada foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Ator.

Serviço

Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo

Temporada: até 13 de abril de 2026
Sessões: sábados e domingos, às 18h30 | segundas, às 19h
(exceto 16 e 30 de março)

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo

Ingressos: R$ 120 (inteira) | R$ 60 (meia-entrada)
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Capacidade: 195 lugares + 6 espaços para cadeirantes

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Últimas