InícioEventosEXPOCINE 2026 debate impactos da reforma tributária no cinema brasileiro
spot_img

EXPOCINE 2026 debate impactos da reforma tributária no cinema brasileiro

Oficina em São Paulo discutirá efeitos do IBS e da CBS sobre ingressos, streaming, contratos, coproduções e outros segmentos da cadeia audiovisual.

A EXPOCINE 2026 colocará a reforma tributária entre os temas de sua programação dedicada ao mercado cinematográfico. No dia 1º de outubro, às 9h30, o Cine Marquise, em São Paulo, recebe a oficina “A Reforma Tributária Chegou: O Que Muda no Audiovisual e na Exibição”, voltada aos impactos das novas regras sobre diferentes áreas do setor.

A atividade será conduzida pela advogada tributarista Daniela Galvão, sócia do CQS/FV Advogados, e abordará principalmente as mudanças relacionadas ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

O objetivo é discutir como a reforma poderá afetar situações recorrentes para produtoras, distribuidoras e exibidoras, incluindo contratos de coprodução, prestação de serviços, venda de ingressos, streaming e emissão de notas fiscais.

Audiovisual terá redução nas alíquotas

O setor cultural terá redução de 60% nas alíquotas de IBS e CBS para diferentes atividades relacionadas ao audiovisual. A regra contempla produções como filmes, séries, documentários e videoclipes, além de ingressos de cinema e direitos autorais.

A existência do benefício, entretanto, não encerra as dúvidas sobre a aplicação das novas regras. A oficina pretende justamente abordar o que já está definido pela reforma, quais pontos ainda dependem de regulamentação e quais mudanças deverão entrar na rotina das empresas.

Entre as questões estão a maneira como a tributação será aplicada em contratos de coprodução e prestação de serviços, seus reflexos nas bilheterias e plataformas de streaming e possíveis adaptações na emissão de documentos fiscais.

A proposta é tratar a reforma a partir da operação cotidiana do mercado audiovisual, permitindo que empresas de diferentes portes comecem a entender quais processos precisarão ser revistos durante a transição para o novo sistema tributário.

EXPOCINE acontece em São Paulo

A EXPOCINE 2026 terá como tema “Tela Aberta: Cinema que se Move por Si Só” e reunirá profissionais das áreas de produção, distribuição e exibição para discutir o atual mercado cinematográfico e a relação cada vez maior entre cinema, streaming e outras telas.

Além das oficinas formativas, a programação contará com painéis e uma feira de negócios. A edição anterior, realizada em 2025, reuniu mais de 2,3 mil profissionais credenciados, segundo a organização.

Serviço

EXPOCINE 2026 – Oficina “A Reforma Tributária Chegou: O Que Muda no Audiovisual e na Exibição”

Data: 1º de outubro de 2026
Horário: 9h30
Local: Cine Marquise, São Paulo
Palestrante: Daniela Galvão, advogada tributarista e sócia do CQS/FV Advogados
Tema: impactos da reforma tributária, IBS e CBS sobre produção, distribuição e exibição audiovisual

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também