Review | Gotham Knights

Nas últimas semanas, eu tive o prazer de jogar Gotham Knights e repetindo a história de sucesso, temos mais um jogo excelente do universo do Batman nos consoles da nova geração.

RPG robusto com uma cidade gigantesca e muitas missões, Gotham Knights vem para preencher aquele seu desejo de um jogo do Batman que possa ter sido preenchido um pouco com as aventuras do Marvel’s Spider-Man.

Um jogo do Batman, sem Batman

Sei que é polêmico falar disso, porque toda vez que vimos trabalhos em outras mídias em que o Batman não estava envolvido, acaba sendo decepcionante. Sim, estou falando de exemplos como aquele seriado antigo do Aves de Rapina e aqui pela premissa inicial, parecia se repetir. Mas vamos falar a verdade? Estávamos enganados, porque o universo é tão rico do personagem que o jogo abusou muito deste universo a ponto que a falta do Batman não incomoda o jogador. 

Um jogo para leitor de quadrinhos

Se você lê ou leu o universo do Batman nos últimos 20 anos, provavelmente irá reconhecer muitas coisas aqui. E provavelmente este é o melhor ponto que o jogo tem a oferecer a estes leitores de quadrinhos.

Temos destaque na Batgirl que tem sua base e atua entre as personalidades de Batgirl e Oráculo. É algo que foi consolidado nos quadrinhos nos Novos 52 ao trazer a Bárbara de volta como Batgirl, alterando os fatos que tornou ela paraplégica na história “A Piada Mortal” do Alan Moore.

O primeiro Robin, que é o atual Asa Noturna, segue muito do que você imagina dele como personagem. Dick Grayson é de uma família circense e o jogo utiliza isso ao seu favor ao apresentar um personagem acrobata. Ágil e rápido, Asa Noturna segue muito fiel a sua versão dos quadrinhos, também tão presente na série Titãs.

O personagem Capuz Vermelho que é o Jason Todd também é um personagem na década de 2000, depois do sucesso de uma versão sua na saga Silêncio do Batman. O personagem voltou à vida e acabou se consolidando no universo do Batman desde então, não lembrando nem de longe que ele um dia foi o segundo Robin. Aqui o personagem tem uma força bruta e segue sua personalidade clássica dos quadrinhos de ser estourado.

Já o terceiro Robin que é o Tim Drake, está presente aqui no jogo numa personalidade mais juvenil bem próximo de piadas ao estilo Peter Parker. Trazendo um tom mais investigativo ao estilo da Batgirl, o Tim Drake dá um tom leve ao jogo, sendo um pouco mais fraco que ao Asa Noturna e ao Capuz Vermelho. Assumo que gostei muito do personagem investigativo, sendo meu personagem favorito aqui no jogo.

E outros personagens? Eu sei que se você é fã de Batman e provavelmente deve estar se perguntando do Damien que é o Robin mais presente nos últimos anos. Bom, o personagem não está presente, provavelmente por ser uma escolha do elenco do jogo que privilegia os quatro anteriores que são mais conhecidos e clássicos.

Agora, se você é fã de Batman, você irá reconhecer muitos personagens, como a Capitã de Polícia Renee Montoya, Alfred e muitos vilões clássicos que estão em toda cidade. E vale uma dica sobre um certo comissário que tem sobrenome do criador do Batman.

Protocolo de segurança em Gotham

A história do jogo começa com um embate final entre Batman e Ra’s al Ghul.Uma luta sem precedentes na Batcaverna, acaba que o Batman precisa acionar um protocolo de segurança que traz seus parceiros para Gotham para proteger a cidade após a sua morte.

Assim temos a reação imediata da cidade que não liga os fatos com a morte do milionário Bruce Wayne com a destruição de sua mansão.

Batgirl e os demais se reúnem na base secreta Belfry que fica numa torre de relógio no centro de Gotham. Eles começam a investigar o último caso do Batman, Gotham Knights traz tantos personagens distintos, destacando pelas falas entre eles e a reação de se reunirem para manter Gotham segura.

Em um ponto da história, temos o retorno de Alfred que estava em férias quando o Batman morreu, assim mantendo seu papel de guia da história, ajudando os personagens.

RPG com ação e muita investigação

Gotham Knights te surpreende com os personagens tendo que investigar diversos pontos da cidade para resolver mistérios. E vale de tudo para decifrar senhas, descobrir experimentos ilegais entre outras curiosidades dentro dos casos do jogo.

Um ponto importante aqui é que todos os personagens “evoluem” como um RPG clássico se eles investigarem e lutarem contra bandidos nas noites de Gotham. Então, diversas vezes, você terá que parar a missão e investigar outros casos se quiser que seu personagem fique forte para fases posteriores.

Você pode escalar prédios de Gotham ao estilo Marvel’s Spider-Man, trocando teias pelos lançadores. Mas as semelhanças acabam, ao trazer um diferencial muito bacana e muito estiloso que são as motos dos 4 personagens. Podendo viajar por toda Gotham rapidamente com sua moto, o jogo ainda permite que você escolha o ponto da cidade que deseja investigar, fazendo um trajeto no chão facilitando pra ti o trajeto.

Aliás, se prepare para muita customização e atualização nas armaduras, golpes e estilos de cada personagem. Nesta parte, Gotham Knights se torna ainda mais prazeroso para o jogador que quer evoluir ainda mais os seus personagens para avançar mais rapidamente na história.

Diria aqui que o jogo vai te render muitas e muitas horas, principalmente pelo ciclo de investigação e ter que defender a cidade nas madrugadas. Lembrando que mesmo sendo casos menores, eles podem acabar dando pistas entre outros casos e o caso principal.

Agora, uma coisa que acabou me surpreendendo é que você pode trocar de personagem indo até a armadura do personagem que você deseja jogar na base secreta. Simples e rápido, você troca de personagem para continuar sua investigação pela cidade.

Versão brasileira

Não dá para separar o jogo original de todo o trabalho de localização feito para o público brasileiro. Trazendo um jeito informal de falar do brasileiro, usando um elenco de dublagem bem competente, Gotham Knights faz bonito na tradução em português.

O elenco de vozes brasileiras é incrível, como Batgirl na voz da Bruna Matta que também faz a Dina em The Last of Us Part II. O dublador Lucas Gama que é bem conhecido pelos animês, acaba dando a voz ao Robin / Tim Drake. Se você gosta dos jogos da Warner Games, provavelmente reconhecerá Heitor Assali que aqui é o Asa Noturna, mas já interpretou Besouro Azul em Injustice 2 e o Rain em Mortal Kombat 11. Enquanto o Capuz Vermelho tem a voz brasileira de Arthur Machado que faz o Scorpion em Marvel’s Spider-Man. Agora, o jogo ainda vai além ao trazer Duda Ribeiro que é a voz do Batman nas animações, além de ser a voz do Arqueiro Verde nas séries de TV. Isso sem contar que o Pinguim tem a voz do Ricardo Juarez que é conhecido como a voz do Kratos na série God Of War. 

O Gotham Knights está muito bem traduzido e adaptado para o nosso idioma, mas a dublagem é um diferencial e tanto em jogar com as vozes em nosso idioma. Trazendo um elenco de peso, fica muito difícil trocar por outro idioma, ao ver tanto talento brasileiro junto.

Vale a pena?

Gotham Knights é com certeza um dos grandes lançamentos de 2022. A WB Games Montréal está de parabéns ao trazer um jogo de tão alto nível, sendo com certeza uma ótima experiência.

Vale aqui salientar que muitas histórias e fofocas acabaram ficando em torno do jogo, devido seu desempenho que poderia ser melhor fluido nos consoles. Sinceramente? Sei que muitas vezes ouvimos algo que desagrada e acaba virando impeditivo para compra de um jogo, mas não vale a pena ouvir estas histórias sobre Gotham Knights. O jogo é muito bonito, por isso se você é fã do universo do Homem Morcego, não pense duas vezes.

Se por acaso você gosta Marvel’s Spider-Man e procura mais jogos assim, provavelmente Gotham Knights irá te agradar bastante. É fato que o jogo se você conhece os personagens, acaba agradando mais, porém não é um impeditivo para se tornar fã do universo do Batman.

Jogamos a versão de Playstation 5 e definitivamente o jogo é um dos melhores lançamentos deste ano. Torço pelo sucesso de Gotham Knights e que se torne uma série, trazendo mais e mais camadas desta história que foi apresentada aqui com este jogo.

Gotham Knights

Desenvolvedor: Warner Bros. Games Montréal

Distribuidora: Warner Bros. Games

Gênero: RPG de ação em terceira pessoa (Role-Playing Game)

Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

Jogadores: 1-2 jogadores, cooperativo e online

Lançamento: 21 de Outubro de 2022

Nota: 8,5/10

Agradecimentos a Warner Bros. Games por ter nos encaminhado uma cópia do jogo para avaliação deste review.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.