Review | The Battle of Polytopia

Produzido pela sueca Midjiwan AB, The Battle of Polytopia é um dos jogos mais diferentes que já tive oportunidade de jogar no Nintendo Switch. Pertencendo ao gênero 4X, The Battle of Polytopia traz jogo de tabuleiro na tela do console da Nintendo.

Um pouco sobre a história do jogo

Lançado em 2016 para iOS e posteriormente para Android, o jogo The Battle of Polytopia tem uma interface simples e estilo artístico bem interessante.

Premiado, o jogo tem um histórico de 16 milhões de downloads, chegando pela primeira vez num console de mesa.

Evolua sua tribo com suas habilidades

Mas como joga?

Assumo que foi a primeira pergunta que eu me fiz quando joguei no Nintendo Switch, mas respondo que o jogo exige um grau de aprendizado e passado isso, a experiência do jogo acaba ficando orgânica, tornando natural ao montar a sua tribo e explorar o seu terreno no jogo.

Trazendo 12 tribos, você irá administrar animais, transporte, além de evoluir seus personagens, utilizando uma série de evoluções que podem ser utilizadas na sua tribo. O interessante é que a cada turno você ganha uma estrela para utilizar na evolução da sua equipe.

Você poderá evoluir sua equipe utilizando estas estrelas, ganhando novas habilidades que irão explorar mais e mais o mapa do jogo. Então se prepare para explorar um enorme mapa que surge, quanto mais seu personagem se afasta da sua própria vila. Só tome cuidado com as tribos rivais, porque qualquer momento você pode acabar morrendo com algum ataque rival.

Jogar na tela touch ou na televisão?

Assumo pra vocês que The Battle of Polytopia funciona muito melhor na tela touch do Nintendo Switch do que jogando na televisão. Sendo totalmente touch, o jogo é muito mais próximo para quem utiliza um smartphone do que utiliza um console de mesa.

Quando você coloca no modo televisão, o controle do Switch acaba virando um mouse na tela o que acaba não sendo tão fluído como a experiência na tela touch do próprio console.

Este é o típico jogo que funciona no portátil e não na televisão, mas logicamente para cada um.

Modos

O jogo traz os modos Perfeição, Dominação e Criativo, sendo que Perfeição são 30 turnos, Dominação é até sobrar uma tribo e o Criativo você tem liberdade do que quiser.

O modo que eu mais joguei foi o Perfeição porque exige mais de você como jogador em definir tudo em 30 turnos e talvez no Dominação você acaba se frustrando no começo ao morrer até pegar o jeito em derrotar as outras tribos.

Muito além da tela

The Battle of Polytopia pode parecer um jogo simples num primeiro contato, porém com o tempo acaba te conquistando e fazendo que você jogue mais e mais, tomando gosto pela sua vila.

E o mais curioso de tudo isso é que a cada novo jogo, existe um novo nível de complexidade, assim aparecendo outras tribos para você se defender, habilidade para navegar pelo cenário entre outros níveis que vão dando mais e mais camadas no jogo.

Opinião

Num primeiro contato ao The Battle of Polytopia, assumo que não havia entendido como o jogo funcionava, mas o aprendizado e tomando gosto pelos turnos, acabei descobrindo um jogo bem interessante.

Não é um jogo para todo tipo de público, mas The Battle of Polytopia tem seu charme e tem motivos para ser um sucesso comercial tão grande em outras plataformas. Trazendo toda mecânica touch herdade dos smartphones, ele faz muito sentido ao ser lançado no Nintendo Switch.

Sobre o preço, vale a curiosidade que o jogo custa 79,99, sendo que sua Edição Deluxe que inclui as tribos especiais (Aquarion, Elyrion, Polaris e Cymanti) sai pelo valor de R$ 159,99.

Vale a pena? Provavelmente você irá se apaixonar e jogar muitas e muitas vezes. Eu que não sou fã do 4X acabei me viciando no The Battle of Polytopia, percebendo o real motivo do jogo ser tão popular nas outras plataformas.

The Battle of Polytopia

Desenvolvedor: Midjiwan AB

Estúdio: Midjiwan AB

Gênero: Estratégia 4x

Nota: 8/10

Agradecimentos a Theogames pela cópia do jogo

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Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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