Novo uniforme escolar japonês é apresentado com foco em diversidade e gênero

A sociedade japonesa como um todo, de tempos em tempos, passa por revisões de uniformes de empresas e escolas, pensando na igualdade de gênero. Desta vez, a cidade de Shiso em Hyogo, trouxe uma mudança nos uniformes escolas, ao trazer uma calça “culotte”, prometendo agradar todo aquele que se sente desconfortável em utilizar feminino ou masculino.

O colégio Yamasaki em Shiso, inicialmente em 2020, acabou fazendo uma pesquisa com seus alunos, fazendo uma revisão as normas de seus uniformes escolares. Na ocasião, os alunos estavam livres de usar calça ou saia, gravata ou fita, dando liberdade aos alunos de usarem peças masculinas e femininas ao mesmo tempo em seu uniforme diário.

Culottes – Kobe News – Divulgação

Infelizmente a solução encontrada pela escola não agradou os alunos que ainda se sentiam desconfortáveis em utilizar somente calça ou saia, o que fez a administração da escola desenvolver uma variação do uniforme que são as calças “culotte”. Lembrando inicialmente saias, estas calças tem altura abaixo do joelho, sendo bem largas, dão liberdade, ao mesmo tempo, não tornando incômodo ao utilizar uma bicicleta, por exemplo.

A pesquisa para encontrar esta nova peça do vestuário escolar trouxe uma aprovação de 70% dos alunos da escola. Logicamente que não se sabe qual é a adesão real desta peça no vestuário e nem quantas escolas irão aderir em todo o Japão, depois do colégio Yamasaki. Independente dos resultados, mostra uma preocupação da sociedade em criar opções para os alunos acharem aquela que é mais adequada à sua identidade.

Via Kobe News

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.