Bairro da Liberdade ganha sala de cinema ‘instagramável’ com exibição de filmes, animês e live actions

O bairro oriental da Liberdade, em São Paulo, é reconhecido como uma região que concentra boa parte dos amantes de cultura pop japonesa e asiática em geral. Faltava, no entanto, um tempero a mais nessa mistura, como um local de exibição de obras multimídias. Não falta mais. Na última semana, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e a empresa Sato Company anunciaram uma parceria para a criação do projeto “Sato Cinema”. Serão exibidos filmes, seriados, shows e documentários em uma sala especial montada no Grande Auditório da entidade.

Para chegar ao layout ideal da sala, a empresa tinha um desafio: modernizar o Grande Auditório sem alterar as características originais. Para tanto, uma tela motorizada e o sistema de som Dolby Surround 5.1 foram instalados. Para melhorar ainda mais a experiência, houve um restauro nas cadeiras, deixando-as mais confortáveis. Tudo para que o público sinta-se “em casa”.

Após uma parceria bem-sucedida com Museu da Imigração Japonesa neste ano, em que roupas de seriados japoneses, além do rolo clássico do filme Akira foram expostos no nono andar, a Sato Company teve uma aproximação natural com o Bunkyo, o que resultou na ideia de se utilizar o grande auditório para se transformar em uma sala de cinema. Foi, no jargão popular, “unir o útil ao agradável”.

“Abrimos as portas porque antes tínhamos um auditório que estava subutilizado. Com o ‘Sato Cinema’ ganharemos a fluência do público e mais um marco comemorativo aos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, explicou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, em coletiva de imprensa no último dia 6.

As exibições iniciais acontecem sempre aos domingos (16, 23 e 30 de jullho), com ingressos a R$ 35,00 (inteira). A perspectiva é, aos poucos, “acostumar” o público com um cinema no bairro da Liberdade. Trata-se também de uma ação nostálgica: nas décadas de 60 e 70 a comunidade se reunia para assistir a algum filme japonês exibido em salas como Cine Niterói, Cine Joia, Nikkatsu, dentre outras. Atualmente, a experiência do cinema se mantinha viva no próprio Bunkyo, com sessões gratuitas de cinema uma vez ao mês com títulos disponibilizados pela Fundação Japão e Versátil Filmes.

Akira e o pontapé inicial da Sato Cinema

Para anunciar o lançamento do cinema para o público, a Sato Company utilizou o seu “talismã da sorte”, o lendário “Akira”, animação de 1988. Fundador da empresa e um dos principais responsáveis por popularizar títulos japoneses no Brasil, Nelson Sato lembrou como foi o lançamento do filme, em 1991. Eram apenas sete cópias nos cinemas à época.

Num momento que empresas de cinema acreditavam somente em animações da Disney e Hanna-Barbera, Akira que foi revolucionário na história do cinema, mesmo não despertando interesse comercia para os exibidores. Mesmo em um cenário desfavorável, Nelson Sato contou com a ajuda de amigos – incluindo o ilustrador Maurício de Sousa – para realizar o lançamento do filme. Contrariando as expectativas, “Akira” foi um sucesso tão grande que ficou em cartaz durante um ano, sendo assistido por 250 mil pessoas.

Trinta e dois anos depois, a animação teve sua exibição de gala com toques modernos: remasterizada, em definição 4K e com um som envolvente. Realçou (ainda mais) a qualidade técnica produzida na época.

Uma sala de cinema para dar voz a comunidade asiática

Presente na coletiva de imprensa, a mestre de cerimônias do evento – a apresentadora e dubladora Jacqueline Sato – explicou que a sala mesmo que inicialmente priorize catálogo da própria Sato, não limita a exibição de outros clássicos de diretores japoneses que estejam em mãos de outras distribuidoras. Além disso, um desejo dela é que a sala, no futuro, também dê voz a talentos nacionais, em especial junto à comunidade asiática que está longe de estar representada na televisão.

‘Deus do Cinema’ é o primeiro título da Sato Cinema

A estreia da empresa acontece no dia 16 de julho com a chegada de ‘Deus do Cinema’ de 2021. Premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme é centrado em um homem que adora cinema, trabalha em um estúdio cinematográfico em busca de seus sonhos, rodeado de grandes diretores e atores famosos. Ele e seu amigo se apaixonam por uma jovem, cuja família administrava um restaurante.

Episódio ”raro’ de Black Kamen Rider é um dos destaques da programação

Em 2020, a série Black Kamen Rider foi relançada aos domingos na Band. Naquela ocasião, o até então inédito episódio 51 da série nunca havia sido exibido no Brasil e foi dublado especialmente para a sua nova exibição na televisão.

Infelizmente a série saiu do ar pouco tempo depois, devido um impasse em torno dos direitos de dublagem original da época. Isso fez com que a exibição do até então episódio inédito fosse postergado pela empresa.

Agora em 2023, a Sato Company exibirá esse episódio junto do filme Kamen Rider Zero-One the Movie: Real×Time. O filme também será exibido dublado e é lembrado por ser a primeira produção do gênero que foi dublado, depois de 25 anos.

Muito além do Japão

Tendo um acervo de filmes do Bruce Lee, Jackie Chan, além de documentários do BTS, a empresa não se focará em produção do Japão. Não sendo à toa que o anúncio de um cinema que tenha uma parceria com a gravadora sul-coreana Hybe Corp, despertou interesse dos fãs de Kpop pelo novo cinema da Liberdade.

Um cinema instagramável

Não ficando pronto à tempo, Nelson Sato confidenciou que o cinema receberá uma moto em tamanho real do filme Akira, além de uma armadura do personagem Jiban, entre outros itens que irão decorar o espaço do cinema.

Levando a história bem sucedida do Museu da Imigração Japonesa para térreo do prédio do Bunkyo, o Sato Cinema promete um espaço cativo aos fãs da cultura japonesa para fotografar e vivenciar a cultura pop japonesa.

Todo o espaço será desmontado durante a semana e montado aos finais de semana, respeitando outras atividades da instituição que ocorrem no prédio em outros horários comerciais.

Programação

16 de julho de 2023

10h: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

12h05: O Deus do Cinema

14h25: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

16h30: O Deus do Cinema

18h50: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

23 de julho de 2023

10h: Human Lost

12h10 – The Promised Neverland

14h30 – Human Lost

16h30 – The Promised Neverland

18h45 – Human Lost

30 de julho de 2023

10h: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

12h05: Human Lost

14h15: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

16h20: Human Lost

18h30: Kamen Rider Zero One + Ep. 51 Bônus

Sato Cinema

Instagram: @satocinemaoficial

Tel.: 11 4134-4455

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade

CEP 01508-900 – São Paulo – SP Brasil

Texto escrito originalmente por Giuliano Peccilli no Portal Nippon Já

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.