Review | Reviva dois RPGs clássicos com a coleção Baten Kaitos I & II HD Remaster

A Bandai Namco oferece a oportunidade de jogar novamente dois RPGs clássicos do GameCube com o pacote remasterizado em HD de Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean (de 2003) e sua prequela, Baten Kaitos Origins, originalmente lançado em 2006 (chamado de Baten Kaitos II nesta coleção).

Que o GameCube foi um console que recebeu alguns dos mais incríveis RPGs de sua geração, não tem como negar. Mas dentre o Skies of Arcadia e Tales of Symphonia, dois títulos chamaram bastante a minha atenção quando foram lançados, apesar da recepção morna por parte do público. Foram eles Baten Kaitos e Baten Kaitos Origins, da Namco.

Falando da coletânea

Devido à sua jogabilidade única e convenhamos, premissas um pouco clichês, ambos foram tratados com certo desdém pelos jogadores da época, mas nos anos que seguiram, acabaram sendo reconhecidos pela sua qualidade e diversão. Tanto que agora a Bandai Namco decidiu trazê-los de volta na forma de Baten Kaitos I & II HD Remaster, contando com todas as regalias de um relançamento em alta definição.

A grande sacada de ambos os jogos é o modo com o que o combate se desenrola: no início de cada luta, você recebe uma mão de cartas vindas do seu deck, e com elas você pode atacar o inimigo, se defender, e até se curar. A sacada desse sistema é que é sempre necessária uma certa dose de sorte, pois nem sempre você terá em mãos as cartas corretas para o que você quer realizar durante a sua vez.

Essa questão, aliada à natureza aleatória dos encontros com seus adversários enquanto está explorando o mundo, foi algo que deixou muitos com um gostinho ruim na boca no lançamento do primeiro Baten Kaitos. Para Baten Kaitos Origins, no entanto, a Monolith, o estúdio por trás do desenvolvimento desses jogos, que também assina Xenoblade Chronicles 3, resolveu refinar esse sistema para simplificar as coisas.

Em Baten Kaitos Origins, ao entrar em uma batalha, quando chega a hora de escolher suas cartas, ao pegar qualquer uma de defesa, mesmo que estando no turno de ataque, ela será guardada para a hora de se proteger dos inimigos. O mesmo vale para seus golpes, lembrando que nos dois jogos a mecânica de combinação dos números das suas cartas segue um padrão muito similar ao do pôquer, em que uma sequência em ordem crescente lhe rende os melhores resultados.

Para dar uma incrementada em seu deck, você é capaz de capturar todo tipo de elementos e objetos quando está fora de combate. Muitos desses têm funções sem ser exatamente de luta e podem ser usados para resolver missões dadas pelas pessoas que você encontra quando visita as muitas cidades e vilarejos em ambos os jogos. Curiosamente, com o passar do tempo, esses itens sofrem mudanças, muitas das quais podem ser positivas e até necessárias para se cumprir com os requisitos à sua frente, como no caso de um pedido inusitado por queijo coalho, pois você só encontra leite fresco, que terá que, aos poucos, se transforme no queijo. 

O mundo dos dois jogos é colorido e cheio de vida, e mesmo que as histórias de Baten Kaitos I e II sejam bem sem sal, há muito o que se curtir do pano de fundo deles. Eles se passam em uma realidade em que a magia divide espaço com a tecnologia a vapor, onde os humanos recebem asas dos céus e são capazes de realizar feitos incríveis. 

Baten Kaitos I

No primeiro Baten Kaitos, você joga no papel de um menino em busca de vingança contra o assassino de seu avô e irmãozinho, e essa jornada o levará a conhecer uma menina com poderes misteriosos, com a qual você sem querer liberou uma entidade do mal há muito esquecida. Durante a jornada, eles descobrem segredos há muito escondidos, que os colocam na mira de um perigoso e muito poderoso império do mal. 

Baten Kaitos II

Já no segundo jogo, que se passa décadas antes do primeiro, o herói da vez é membro de uma equipe de elite cuja primeira missão acaba dando errado e acaba sendo acusado de um crime hediondo. O curioso nos dois RPGs é o modo como tratam o jogador, considerando você o espírito guardião do protagonista, que sempre tem conversas com você e te dá a opção de interferir em suas escolhas durante a história. 

Mesmo com tramas não tão interessantes, o elenco dos jogos nessa coleção são de longe o maior destaque, pois tratam-se de personagens carismáticos e de muito peso conforme as histórias vão avançando. Além do mais, os locais pelos quais você viaja no decorrer deles são de uma beleza incrível, que não se perdeu na transição para a alta definição, o que é pouco comum em pacotes remasterizados como esse.

Há também ferramentas disponíveis para Baten Kaitos e Baten Kaitos Origins para torná-los mais tragáveis para os jogadores mais impacientes na forma de “trapaças”, que podem ser ativadas ao pausar os jogos. Com elas, você pode passar instantaneamente por todas as lutas e até aumentar a velocidade de movimentação quando estiver correndo prá lá e pra cá durante sua aventura.

Ausências sentidas

Algo que talvez não irá agradar a todos é a ausência das vozes em inglês que faziam parte dos lançamentos originais no GameCube, dando espaço somente à trilha japonesa para os dois jogos. Diga-se de passagem que a qualidade da gravação do primeiro jogo deixou bastante a desejar no GameCube, mas isso foi algo que foi corrigido em sua prequela, então é um pouco estranho não ter nenhuma das duas opções nesse Remaster

Para jogadores que preferem jogos em nosso idioma, esse é outro ponto negativo de Baten Kaitos I & II HD Remaster, pois ele não inclui legendas nem dublagem em Português. É uma pena, pois essa seria uma grande oportunidade para que o público brasileiro pudesse mergulhar nessas que são verdadeiras jóias escondidas dentre o catálogo do console da Nintendo. 

Opiniões finais

Apesar dessas limitações, é excelente ter outra oportunidade de jogar RPGs de qualidade como esses no Switch. Cópias usadas de ambos são extremamente difíceis de se encontrar no mercado retrô e são bastante caras, pois não se tratam de jogos que venderam muito bem na época. 

Agora, graças ao relançamento, mesmo que sem haver um cuidado especial para o público de nosso país, é finalmente possível jogar a série Baten Kaitos na íntegra, em um único cartucho ou download, o que é incrível, especialmente para alguém como eu, que amou e zerou ambos na época em que foram lançados.  

NOTA: 4 de 5

Ficha Técnica: 

Nome: Baten Kaitos I & II HD Remaster

Desenvolvedora: Monolith Soft e tri-Crescendo

Publicadora: Bandai Namco

Gênero: RPG

Lançamento: 14 de setembro de 2023

O Jwave agradece a assessoria da Bandai Namco no Brasil pelo fornecimento do código para teste dos jogos e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A Bandai Namco oferece a oportunidade de jogar novamente dois RPGs clássicos do GameCube com o pacote remasterizado em HD de Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean (de 2003) e sua prequela, Baten Kaitos Origins, originalmente lançado em 2006 (chamado de Baten...Review | Reviva dois RPGs clássicos com a coleção Baten Kaitos I & II HD Remaster