Review | Like a Dragon: Infinite Wealth e o Japão não é mais o bastante

Lançado em janeiro, Like a Dragon: Infinite Wealth é um jogo da Ryu Ga Gotoku Studio com distribuição da SEGA e que eleva a história dos Yakuza, agora mostrando o submundo do Havaí. Diferente do que se deu sensação na demo, aqui o jogo não se passa exclusivamente por lá, mostrando uma trama internacional, que se passa simultaneamente no Japão e no Havaí.

Ao escolher a região paradisíaca do Havaí como parte do cenário do jogo, Like a Dragon optou não só por um local em que muitos japoneses tiram férias, como o primeiro lugar que levou a uma enorme emigração de japoneses a ir morar fora de sua terra natal. Seguido de outras regiões como o próprio Brasil, Havaí por mais que seja um estado dos EUA, aqui ele funciona como um vínculo muito forte com o Japão e parte dessa história será utilizada como contexto para os personagens estarem ali presentes e o alto índice de personagens falando japonês por lá.

Trazendo uma jogabilidade em torno de 70 horas, Like a Dragon: Infinite Wealth é algo que deve ser curtido aos poucos. E ao trazer o encontro dos dois grandes protagonistas, Kazuma Kiryu e Ichiban Kasuga, temos certeza que algo muito grave irá acontecer aqui para justificar o encontro dos dois.

O visual de cabelo acinzentado do Kazuma Kiryu por mais que ventilado na divulgação do jogo, ele fez a sua estreia nos últimos momentos de Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name. Apresentando um personagem mais velho, descrente das coisas e até com um certo tom de despedida, Kiryu chega aqui um pouco diferente do que estávamos acostumados.

Mesmo que juntos, fica claro pela jogabilidade que Ichiban Kasuga permanece como protagonista atual da série e que sua morte nas lutas, é o determinante se o jogo dá game over ou não.

A produção de Like a Dragon: Infinite Wealth

Em desenvolvimento desde 2021 pelo Ryu Ga Gotoku Studio, esse jogo é importante por algumas mudanças pontuais nos bastidores. O criador da série, Toshihiro Nagoshi, que estava ali desde a época que o estúdio se chamava Sega AM2, acabou saindo da empresa, indo para NetEase, Inc. e fundando o Nagoshi Studio. Outra saída da mesma época foi o Daisuke Sato que tinha um histórico de trabalhar em conjunto com Toshihiro Nagoshi.

Isso fez com que o Masayoshi Yokoyama fosse nomeado como responsável pela série na Ryu Ga Gotoku Studio, só lembrando que ele está na franquia desde Yakuza 4. O caso dele é bem interessante, pelas influências que ele trouxe ao universo, tendo Alvo Duplo com o ator Chow Yun-fat e dirigido por John Woo, além do mangá culinário de sua infância, o Oishinbo. Com um estilo narrativo que lembra os J-Dramas, ele também se inspira no personagem Ryo Saeba do mangá City Hunter para a criação de personagens dentro da série Like a Dragon.

Chamado inicialmente de Ryu Ga Gotoku 8, Masayoshi Yokoyama sinalizou que o novo título teria o novo produtor da série Hiroyuki Sakamoto (Yakuza: Like a Dragon). Este seria dirigido pelo diretor Ryosuke Horii ( Yakuza: Like a Dragon ), Nobuaki Mitake (diretor estreante) e Yutaka Ito (Lost Judgment). Seria escrito por Kazunobu Takeuchi (Ryu Ga Gotoku Online , Yakuza 6 , Yakuza 0), Tsuyoshi Furuta (Lost Judgment , Judgment , Yakuza 6 , Yakuza: Dead Souls) e ele mesmo.

Mas Like a Dragon também traria alguns convidados especiais, assim tivemos a chegada de Mikuru Asakura que é um lutador de MMA japonês e que compete na divisão de penas da Rizin Fighting Federation. Youtuber, ele visitou a SEGA por ser fã da série, sendo escalado para aparecer em Like a Dragon: Infinite Wealth, pelo produtor Yokoyama e pelo presidente da SEGA, Haruki Satomi. Por causa disso, as primeiras informações extra-oficiais do jogo começaram a aparecer no canal dele, como o visual do Ichiban Kasuga de cabelo preso e rabo de cavalo no começo do jogo. Uma das partes mais interessantes nos vídeos do Asakura é justamente mostrando como seu rosto foi capturado e utilizado para dentro do jogo.

Os visuais dos personagens foram apresentados ao público em 14 de setembro de 2022 no RGG Summit 2022 pelo Youtube.  Esta foi a primeira vez que o público viu o Kiryu de cabelo acinzentado, quase grisalho. Vale aqui citar que naquele momento estavam três jogos da série sendo apresentados ao público, que eram:  Like a Dragon: Ishin!, Like a Dragon Gaiden e Like a Dragon: Infinite Wealth.

A escolha do jogo ser mais um RPG do que um jogo de ação, reflete no enredo e o Masayoshi Yokoyama explica que no momento que os protagonistas Kasuga e Kiryu se juntam por um objetivo em comum, fez com que eles optassem seguir por este caminho.

Além disso, Kiryu estava num processo de ser introduzido na história. Originalmente o seu arco acabaria em Yakuza 6, mas Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name o reinseriu na história, costurando pontas e se passando entre jogos, mostrando uma evolução diferente ao personagem. Na ocasião, o Masayoshi Yokoyama também explicou que esperava a compreensão do público ao trazer Kiryu que não confiava nos outros, mas ele esperava que os fãs estivessem abertos aos cenários retratados de qualquer maneira.

Masayoshi Yokoyama

Sobre o tamanho do jogo, os dubladores originais Takaya Kuroda e Kazuhiro Nakaya, as vozes de Kiryu e Kasuga respectivamente diziam que a escala e o volume do jogo faziam de Like a Dragon: Infinite Wealth ser o maior do estúdio de todos os tempos.

O título que conhecemos, acabou sendo revelado só em 11 de junho de 2023 com o segundo trailer no Xbox Games Showcase 2023. Na ocasião, acabou sendo mostrado também que o cenário mudaria com o famoso trailer do Kasuga peladão na praia.

Quatro dias depois, no RGG Summit Summer 2023, acabou sendo exibido uma cena com uma conversa entre Kasuga e Kiryu sobre Saeko.

E sabe aquela demo dentro do Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name? Ela foi confirmada para o público no dia 18 de agosto, assim ao comprar o jogo, você poderia degustar um pouco do próximo jogo da série.

Por Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name Like a Dragon: Infinite Wealth terem sido desenvolvido juntos, ainda tivemos uma competição em conjunta chamada de  Cabaret Club Grand Prix, na qual cinco modelos foram escolhidas para aparecer como anfitriãs em live-action para o minijogo do cabaret club em Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name. A novidade aqui é que a vencedora foi escolhida para aparecer como um personagem do jogo em Infinite Wealth, assim a livestreamer e VTuber Kson interpretou a personagem, Kei, que aparece como coadjuvante no Revolve Bar, que também serve como ponto de encontro para os personagens.

Perto do lançamento, o jogo recebeu atualização da dublagem em inglês e chinês, além da legenda em português brasileiro estar entre as opções ali.

Por fim, a música Ariamaru Tomi – the Invaluable da cantora Ringo Shiina acabou se tornando música tema do jogo, por ter sido utilizada como inspiração durante a produção do jogo. Essa música foi composta por ela para o J-drama Smile com o ator e cantor Matsumoto Jun e o também ator Oguri Shun, ressaltando as dificuldades de um japonês com ascendência estrangeira em trabalhar no Japão. Aqui na trama, a personagem do Jun era descendente filipino e sofria preconceito e perseguição no Japão, sendo que a série fez bastante sucesso, primeiro por ser um reencontro dos atores Matsumoto Jun e Oguri Shun desde Hana Yori Dango, além de trazer uma trama pesada nas noites da TBS quando foi exibida por lá.

Depois de tantas curiosidades nos bastidores, vamos falar do jogo em si.

A transição entre Like a Dragon

Se você jogou Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, acaba sendo inevitável que ao jogar o Like a Dragon: Infinite Wealth seja uma continuação direta, ao mesmo tempo, traz uma sensação de ser diferente. Enquanto a mecânica e mapa continuam iguais, temos a mudança na hora da luta, em que a porradaria é ajustada ao um menu tradicional de RPG. Não é uma novidade na franquia, mas sendo uma continuação direta, acaba incomodando inicialmente essa mudança, porém ao decorrer da jogatina, você acaba esquecendo o estilo anterior e se adapta ao jogo atual.

Uma coisa que me chamou bastante atenção é que a série foca em sua história, então caso você queira só consumi-la, nas cenas de luta você pode apertar um R2 e deixar no piloto automático, deixando o jogo se virar pra você. Não é uma novidade na série, mas aqui se sugere algumas vezes ao se utilizar isso, por isso vale nota aqui.

A história de Like a Dragon: Infinite Wealth

Em 2022, se passaram três anos após a dissolução conjunta do Clã Tojo e da Aliança Omi. Num momento com um monte de ex-yakuza desempregados, encontramos o ex-yakuza Ichiban Kasuga que é funcionário da agência de empregos Hello Work em Isezaki Ijincho, Yokohama. E sim, o senso de justiça do Kasuga faz com que ele esteja determinado a continuar o legado de seu pai, Masumi Arakawa, ajudando colegas ex-yakuzas a encontrar um trabalho legítimo.

Em paralelo, também vemos um pouco da vida do Ichiban, em que ele sai com os  amigos Yu Nanba, Koichi Adachi e Saeko Mukoda. Acaba que ga convida Saeko para um encontro, mas exagera ao propor casamento a ela, resultando no afastamento do casal.

Um ano depois, a VTuber Hisoka Tatara espalha falsos rumores de que Kasuga construiu sua própria rede criminosa com ex-membros da yakuza, o que faz com que Kasuga e Nanba sejam demitidos de seus empregos e Adachi incapaz de tomar empréstimos do banco. Um mês depois do caos causado pela VTuber, os três descobrem que o Clã Seiryu está recrutando ex-yakuzas em massa. Eles se infiltram no QG do Clã Seiryu e encontram o seu presidente em exercício, Masataka Ebina, que revela que está contratando ex-yakuzas para um negócio legítimo de gerenciamento de resíduos e que está organizando uma “Segunda Grande Dissolução” para dissolver os clãs yakuza restantes em todo o Japão. Ebina informa que está trabalhando com Jo Sawashiro, que foi libertado da prisão após ser provado inocente, com a ajuda do primeiro, do assassinato do anterior presidente do Clã Seiryu, Ryuhei Hoshino. Sawashiro revela a Kasuga que sua mãe biológica, Akane Kishida, está viva e mora em Honolulu, Havaí, e pede a Kasuga para conhecê-la.

Ao chegar ao Havaí, Kasuga rapidamente faz amizade com o engenheiro cadeirante Eiji Mitamura. Kasuga tem desentendimentos com o taxista Eric Tomizawa, que tenta roubá-lo, e mais tarde com a empregada e estudante de intercâmbio de Akane, Chitose Fujinomiya, que o deixa nu e rouba seu passaporte. Depois de escapar da polícia para evitar a captura, Kasuga se encontra inesperadamente com Kazuma Kiryu, que está procurando por Akane por ordem da facção Daidoji. Essa parte aqui da história vale nota que é aonde se passa a demo, mas cronologicamente ela se encaixa 7 horas de jogo. Voltando a história, Kazuma ao investigar a casa de Akane, ele e Kiryu são confrontados pelo Sindicato Yamai e seu patriarca, Yutaka Yamai, que também está procurando por Akane. Tomizawa, que é coagido a trabalhar para Yamai, deserta para o lado de Kasuga. A equipe de Kasuga descobre que Chitose usou o passaporte de Kasuga para se esconder no Distrito Cinco, lar da gangue Barracudas. Kiryu revela que tem câncer, contraído em um acidente em uma usina de eliminação de resíduos nucleares em 2020, e que lhe restam apenas seis meses de vida.

O grupo se infiltra no Distrito Cinco e encontra Chitose, que se junta a eles para enfrentar o líder dos Barracudas, Dwight Méndez. Obtendo informações de Chitose, o grupo descobre que Akane fazia parte de um grupo de caridade religioso chamado Palekana e que duas das maiores gangues do Havaí, os Barracudas e a Máfia Ganzhe Chinesa, junto com o Sindicato Yamai, de menor porte, estão todos atrás de Akane. Com a ajuda do treinador de Kiryu, Kihei Hanawa, Kasuga confronta Wong Tou, o comandante do Ganzhe, e descobre que os Barracudas e os Ganzhe são secretamente controlados por Bryce Fairchild, o Sábio de Palekana e “o Supervisor” do submundo do Havaí. Bryce está caçando Akane para encontrar Lani, uma jovem atualmente sob sua proteção. Wong é então traído por um espião, forçando Kasuga e seu grupo a escoltar Wong para um local seguro, mas não antes de Kiryu ser capturado por Yamai. Nanba e Adachi, tendo chegado ao Havaí, juntam-se a Kasuga e ao grupo para confrontar Yamai, que estava prestando cuidados médicos a Kiryu, por respeito como ex-membro do Clã Tojo. Ao saber do verdadeiro objetivo de Bryce, Yamai cancela sua perseguição a Akane. Kiryu é então convencido a retornar ao Japão com Nanba para se recuperar, enquanto Kasuga confronta Bryce, que foge.

Dwight Méndez vs Kasuga

Voltando ao apartamento de Kasuga em Ijincho, Nanba e Saeko são acompanhados por Geomijul e Seonhee, líder da Yokohama Liumang. Seonhee é mais tarde informado de que o Clã Seiryu está planejando expandir suas operações de gestão de resíduos para o Havaí. Kiryu conhece Ebina e Sawashiro na antiga sede do Clã Tojo. Ebina revela que teve a ideia de seu negócio de gestão de resíduos de Palekana, que dirige um negócio semelhante na Ilha Nele e planeja fazer parceria com eles. No entanto, eles afirmam não ter conhecimento de Palekana caçando Akane. Mais tarde, Kiryu e seu grupo são pegos de surpresa quando Tatara expõe publicamente a sobrevivência de Kiryu ao mundo e afirma que planeja ressuscitar o Clã Tojo, aparentemente corroborado por Ebina e Sawashiro.

De volta ao Havaí, Kasuga consegue localizar Akane e Lani escondidas em um iate no mar. A caminho de um esconderijo Daidoji, Akane revela que Lani é o último membro sobrevivente da família Mililani, o verdadeiro sucessor do título de Sábio de Palekana, e que Bryce usurpou a posição ao assassinar o Sábio anterior. Ao chegar ao esconderijo, Chitose revela que Eiji é um espião do Clã Seiryu, que fingiu sua deficiência para ganhar a confiança de Kasuga. Os Barracudas invadem o esconderijo, resultando na morte de Hanawa e Wong, enquanto Eiji foge com Lani. Chitose então confessa que é Tatara, tendo sido chantageada por Eiji para espalhar acusações online contra ex-yakuzas por todo o país e servir como espiã do partido de Kasuga. Kasuga se concentra em resgatar Lani, enquanto Kiryu se concentra em Sawashiro.

O ex-líder Liumang, Tianyou Zhao, une forças com o grupo de Kiryu enquanto eles confrontam Sawashiro, que revela que tem trabalhado secretamente nas costas de Ebina para realmente realizar a Segunda Grande Dissolução, honrando o legado de Arakawa. Ele percebe que o plano de Ebina é um estratagema depois de enviar Kasuga para o Havaí, e que Ebina usou Kasuga para atrair Akane como um favor para Bryce. Ebina planeja fazer um acordo com Bryce para armazenar todo o lixo nuclear acumulado no Japão na Ilha Nele, permitindo ao governo retomar a indústria nuclear japonesa. Sawashiro e Kiryu, no entanto, compartilham a crença de que há um motivo oculto por trás dos planos de Ebina. É revelado que Eiji era repórter e depois de ser acusado de atropelamento e fuga, guarda ressentimento contra a família Arakawa. Chitose faz as pazes com o grupo enquanto eles tentam resgatar Lani, mas falham quando Eiji foge com ela.

Sawashiro pede que Kiryu procure os ex-líderes do Clã Tojo Daigo Dojima, Taiga Saejima e Goro Majima para ajudar na Segunda Grande Dissolução. Kiryu os conhece, onde eles revelam que uma denúncia anterior do Tatara Channel sobre seus ex-funcionários da yakuza causou a falência de sua empresa. Daigo revela que Ebina pode ser filho ilegítimo de Arakawa e meio-irmão de Kasuga. Arakawa, que estava em um casamento arranjado com a mãe de Ebina, filha do patriarca da Família Hikawa, não sabia de sua gravidez antes de atacar a Família Hikawa por caçar Akane no dia do nascimento de Kasuga. Temendo outro fracasso, Daigo, Saejima e Majima se recusam a ajudar Sawashiro. Tatara, substituído por Eiji, expõe o encontro, causando reação pública e uma caçada humana a Kiryu. Naquela noite, Tatara realiza uma transmissão ao vivo no antigo quartel-general do Tojo com Ebina e Sawashiro, onde Ebina anuncia seu acordo com Palekana, a dissolução do Clã Seiryu, a reforma do Bleach Japan e seu plano de passar o programa de reabilitação da yakuza para o governo. Kiryu e seu grupo invadem o antigo quartel-general de Tojo, mas descobrem que a transmissão ao vivo foi pré-gravada e que é uma armadilha para expor ainda mais Kiryu.

Joongi Han, o braço direito de Seonhee, chega ao Havaí para ajudar Kasuga a encontrar um caminho para a Ilha Nele. O grupo de Kasuga investiga uma passagem secreta dentro do Distrito Cinco, que leva a um porto escondido em direção à Ilha Nele. Lani é resgatada dos Barracudas e, com a ajuda de Yamai, o grupo, Lani e Akane fogem para o Japão. Tendo falhado com Bryce, Dwight tenta escapar, mas é comido por um tubarão. Ao chegar ao Japão, o grupo é recebido pelo amigo de Kiryu, o detetive Makoto Date, que revela que em troca de uma passagem de volta ao Japão, Yamai confessaria o assassinato de Shuji Tabata, ex-patriarca de Yamai. Yamai foge para visitar sua ex-matriarca Yui Tabata, que o incriminou pelo assassinato, mas descobre que ela está morrendo de Alzheimer . Yamai se despede dela e se entrega.

Kasuga no Revolve Bar

Com Lani e Akane seguros no Japão, Kasuga e Kiryu se reagrupam em Ijincho, onde Ebina os contata, dizendo que o programa de reabilitação foi aprovado pelo governo, depois revela que tem Sawashiro como refém na Torre Millennium em Kamurocho, Tóquio. O grupo então se divide: o grupo de Kasuga retorna ao Havaí para deter Bryce, enquanto o grupo de Kiryu segue para a Torre Millennium para salvar Sawashiro. No Havaí, Kasuga e seu grupo atacam a Ilha Nele e descobrem uma caverna natural cheia de barris de lixo nuclear, revelando uma mentira sobre a instalação de eliminação de resíduos de Palekana. Kasuga confronta Bryce, que revela seu plano de usar a ilha para armazenar os segredos mais obscuros de muitas nações e ganhar influência global. Kasuga o derrota, e Chitose transmite ao vivo todo o lixo nuclear da instalação e confessa ser Tatara. Bryce tenta cometer suicídio após admitir a derrota, mas Kasuga o impede e é preso.

Pouco depois da confissão de Chitose, Kiryu e seu grupo atacam a Torre Millennium com a ajuda surpresa de Daigo, Saejima e Majima. Kiryu e seu grupo confrontam Ebina e encontram Sawashiro maltratado e quase morto. Tendo rancor de Arakawa e de toda a yakuza, Ebina revela seu verdadeiro plano por trás do acordo Palekana: forçar a yakuza a trabalhar no descarte de lixo nuclear da Ilha Nele, torturando-os lentamente e matando-os com envenenamento por radiação. Kiryu derrota Ebina e, ao simpatizar com sua raiva, implora que ele dê à yakuza uma chance de expiar. Kiryu então fica inconsciente e é evacuado para um hospital. Enquanto isso, Kasuga rastreia Eiji ferido escondido em Kamurocho e o convence a se entregar.

Um mês depois, o público esqueceu em grande parte os crimes de Bryce, Ebina e Eiji e passa para a próxima controvérsia. Tomizawa decide dedicar mais tempo ajudando os sem-teto no Havaí, Chitose se torna a presidente dos negócios de sua família e Lani opta por assumir seu papel como Sábia para reconstruir Palekana com a ajuda de Akane. Kasuga tenta confessar adequadamente seus sentimentos por Saeko; ela retribui, mas Kasuga erra novamente ao revelar uma camiseta declarando seu relacionamento, para diversão de seus amigos. Enquanto isso, a filha adotiva de Kiryu, Haruka Sawamura, e seu filho Haruto visitam Kiryu no hospital quando ele está prestes a receber tratamento. Quando o médico pede para confirmar seu nome, Kiryu, não precisando mais fingir sua morte, responde com seu nome verdadeiro.

Pokémon em Like a Dragon

Conhecido como Pokémon de Yakuza, o Sujimon (abreviação de Super Jittery Men, algo como homens super agitados). O jogo não é uma novidade na franquia, mas apaece aqui no arco de investigação do Barracuda.

Mostrando um campeonato que ocorre no subterrâneo de uma loja de tecnologia, Kasuma consegue montar seu time de diferentes formas, inclusive utilizando Gashapon espalhados pelo shopping.

Formado por diferentes tipos de homens, Sujimon é literalmente um Pokémon com personagens humanos, assim toda a estratégia que existe no monstros de bolso, também existem por aqui.

Se você lembra das lutas do Kiryu no navio em Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, seria basicamente aquilo, mas sem o seu personagem envolvido. É divertido e é um extra no jogo, mas não deixa de ser interessante a presença de Sujimon por aqui.

Trilha sonora

A trilha sonora é muito além da trilha instrumental, principalmente pela escolha das músicas no karaokê aqui presente no Revolve Bar. Além disso, as músicas estão presentes também com os personagens andando pelo mapa, permitindo você escolher qual música você deseja que te acompanhe.

No Karaokê, você poderá cantar com Ichiban, Saeko, Joongi Han, Chitose, Kiryu, Zhao, Namba, Zhao e Seonhee. Entre as músicas ali presentes, temos: Hell Stew, Awake, If I Could Love the One I Love, Pride From Despair, Honolulu City Lights, Machine Gun Kiss, Spring Breeze, Baka Darou, The Future I Dreamed Of, Judgment, If I Could Love the One I Love, Judgment, Baka Mitai, Tonight, Hell Stew, Machine Gun Kiss, hands, Summertime Groove e Like a Butterfly.

Localização em Português

Aqui vamos chover no molhado, porque a localização em português continua excelente como sempre. Mantendo a tradução em alto nível, conseguindo traduzir o estilo gueto da máfia japonesa, no nosso idioma.

A tradução flui tão bem que é impressionante e sabemos que não é uma exclusividade da série Like a Dragon, por também Persona estar tendo uma boa tradução. Isso faz com que olhemos para a SEGA com bons olhos.

Então, se podemos deixar um desejo, ao escolher uma tradução que flui tão bem, torço para um dia a série Like a Dragon receba dublagem em nosso idioma. Por traduzir tão bem o estilo popularesco e gueto dos personagens, ele soa tão natural que pede uma dublagem brasileira.

Opinião

Like a Dragon: Infinite Wealth é um jogo que deve ser apreciado e não jogado de forma corrida e desesperada. Tendo 70 horas de jogo e uma história tão rica que se separa em núcleos de personagens, ela merece a sua total atenção, o que é uma pena se você deseja correr com o jogo.

Linkando os personagens e recheado de contextos históricos, repleto de flashbacks, Like a Dragon: Infinite Wealth toca em problemas de uma sociedade, como Barracudas que questiona a “invasão japonesa” no Havaí e a anexa aos homens brancos que invadiram as ilhas. E se você pensar que a série fez isso tão bem no Japão ao desenvolver um plot com camadas de uma sociedade que funciona com Yakuza inserida nela, a equipe repete esse êxito ao levar essas camadas para a sociedade havaiana.

Sobre a jogabilidade, Like a Dragon tem uma característica de lapidar soluções de algumas de jogos anteriores, assim o mapa não acrescenta nada novo, mas flui muito bem no novo jogo, considerando em especial que não estamos somente no Japão. A melhor novidade é o patinete elétrico que os personagens ganham no Havaí, tornando a locomoção dos personagens bem fluida.

Os novos personagens como Eric Tomizawa são muito bem vindos e apresentam um certo equilíbrio entre novos e velhos rostos. Além disso, a evolução de armas e customização delas, obriga uma certa exploração no cenário para melhorar as suas armas.

Mas se você quer mesmo a cereja do bolo, a história de Like a Dragon: Infinite Wealth mantém o nível e podemos dizer que até sobe ainda mais o padrão até aqui consolidado. Trazendo coincidências no encontro do Kiryu e do Kasuga, a história flui tão bem, que você fica se lamentando o tempo todo, por estar avançando rápido demais.

Outra coisa é que o jogo sempre insere novidades em sua narrativa, então muitas vezes você será surpreendido por itens novos, arcos diferentes e até mesmo um sistema de luta ao estilo Pokémon, sendo que eles estão brotando aos poucos na história e surpreendendo de forma positiva. Não se espante com os personagens aprendendo coisas novas o tempo todo, obrigando vocês a se reinventar com eles. Por exemplo, quando Kasuga decide trabalhar com entrega de comidas no Havaí, exige aprendizado e mostra um diferencial extra na história.

Chuto dizer que se Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name me fez chorar muitas vezes, aqui Like a Dragon: Infinite Wealth me fez questionar muitas vezes até onde a equipe ousaria com os destinos dos personagens. Muitas vezes fiquei aflito com o destino do Kiryu e torci para que a história não evoluísse pelas sugestões que deixavam em cena.

Voltando a falar sobre a escolha do Havaí e levantar questionamentos que aconteceram na região e da chegada dos japoneses por lá, me desperta o interesse de saber se um dia teremos um outro jogo da série fora do Japão. E indo além, por que não pensar numa possibilidade de explorar o Brasil neste contexto. Ao ver um jogo que analisa e molda seu contexto com partes da sociedade, e o Brasil como o país que mais recebeu japoneses, ele se tornaria um interessante cenário de um outro jogo da série. Já imaginou a Ryu Ga Gotoku Studio faria se utilizasse o Brasil como pano de fundo?

O Like a Dragon: Infinite Wealth definitivamente merece a sua atenção e vale o seu tempo investido. Sendo uma ótima opção para se passar meses a fio.

Like a Dragon: Infinite Wealth

Desenvolvedora: Ryu Ga Gotoku Studio

Publicadora: Sega

Diretor: Ryosuke Horii

Produtor: Hiroyuki Sakamoto

Roteiristas: Masayoshi Yokoyama, Kazunobu Takeuchi e
Tsuyoshi Furuta

Série Like a Dragon

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One, Xbox Series X/S

Lançamento: 26 de janeiro de 2024

Gêneros: RPG

Nota: 5/5

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria da SEGA por nos fornecer uma cópia digital de cortesia do jogo para teste para Steam para a produção desta matéria. Também utilizamos uma cópia de Playstation 5 para produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lançado em janeiro, Like a Dragon: Infinite Wealth é um jogo da Ryu Ga Gotoku Studio com distribuição da SEGA e que eleva a história dos Yakuza, agora mostrando o submundo do Havaí. Diferente do que se deu sensação na demo, aqui o jogo...Review | Like a Dragon: Infinite Wealth e o Japão não é mais o bastante