Review | Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs traz a briga num novo nível

Trazendo uma briga de até 64 jogadores, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs chega essa semana ao Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X | S e PC via Steam com a intenção de levar um jogo clássico a um novo público.

Se você estava órfão do Pac-Man 99 encerrado em 2023, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs chega num combate muito mais direto, fazendo você pensar que a Bandai Namco trouxe o fogo no parquinho dentro do universo de Pac-Man.

Mas está preparado para conhecer sobre o novo jogo com o Pac-Man?

Preparados para o caos?

Sobre Pac-Man

Toru Iwatani, criador do Pac-Man

Antes de falar do novo jogo, vamos relembrar um pouco do personagem em si. Foi criado em 22 de maio de 1980, sendo concebido por Toru Iwatani, um designer da Namco. O jogo tinha como objetivo proporcionar uma experiência única, distante dos populares “shoot ‘em ups” da época. Sua inspiração veio de uma pizza sem uma fatia, que lembrava a forma de uma boca aberta. 

Inicialmente o personagem foi chamado como “Puck-Man” no Japão, numa referência ao termo japonês “paku-paku” que é utilizado para descrever o som de mastigação. Ao ser lançado nos Estados Unidos, a preocupação com um certo palavrão fez com que o jogo fosse chamado de “Pac-Man”.

Os jogadores assumem o personagem titular, navegando por um labirinto repleto de pastilhas, enquanto eram perseguidos por quatro fantasmas coloridos: Blinky, Pinky, Inky e Clyde. O objetivo era simples: devorar todas as pastilhas sem ser capturado pelos fantasmas. A adição de pastilhas maiores, que temporariamente permitiam a Pac-Man reverter o papel e caçar os fantasmas, adicionou uma camada estratégica ao jogo.

Seu sucesso fez com que o mercado dos games mudasse, muito antes de outros mascotes dos games surgirem.

Mas e Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs?

Usando a mecânica do jogo clássico de 1980, multiplicado 64 vezes, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs tem o desafio de enfrentar outros 63 personagens em 64 cenários interligados em um emaranhado sem fim. O jogo podemos dizer que é uma continuação de Pac-Man Mega Tunnel Battle de 2020.

Os jogadores podem abrir caminho pelos labirintos interconectados para se tornarem o último Pac-Man vivo. Nessa briga vale tudo, usando uma variedade de Power-Ups, os jogadores podem ganhar vantagem sobre os outros ou sabotar os fantasmas, mastigando não só os pontos e frutas, mas também os Pacs dos oponentes.

Pensando nisso, o jogo segue a fórmula clássica, misturando com uma roupagem atual, oferecendo personalização do seu Pac-Man, podendo utilizar muitos de graça, mas também podendo comprar itens de roupa e até cenários. Reforçando que são com moedas que se ganha no próprio jogo. Aqui por exemplo, me apaixonei pelo boné de Klonoa no Pac-Man, e cenários clássicos como Galaga, Sr. Driller e Mineiro (devo confessar que achei estranho a tradução do personagem, mas está na localização oficial do jogo). Lembrando que a personalização acaba se tornando obrigatório a certo ponto, por ser tantos Pacs, você pode se perder com tantos na tela, assim dando um tom social por aqui.

Você e mais 3 amigos no seu time

Mas e jogar com os amigos? Dá também, mas aqui você adiciona 3 amigos para formar um time, sendo que vocês entraram em um combate online com os outros 60 jogadores. Aqui você não formará times contra todos, por a regra ser bem clara que é todos contra todos.

Os níveis também seguem de acordo com o gosto do jogador, assim, temos o Modo Eliminação para todos os níveis e o Modo Ranqueado para competir globalmente, os jogadores podem ganhar recompensas e subir nas tabelas de classificação.

Sobre servidores, o jogo oferece 4 opções, sendo duas nos EUA (Leste e Oeste), União Europeia e Ásia. Nos testes que fizemos, não deu muita diferença, mas o jogo recomenda utilizarmos o EUA Leste, porém sentimos um pouquinho de atraso quando jogamos no servidor da Ásia, mas nada grave. Lembrando que jogamos antes do lançamento oficial, por isso muita coisa aqui, pode mudar até o mesmo estar disponível a todos os públicos.

O jogo está todo localizado em português

Opinião

Devo confessar que achei estranho num primeiro momento de entrar no Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs, ele entra online, apenas permitindo você acessar o menu do jogo depois disso. Até então, eu não havia me tocado que o jogo era algo totalmente online, acreditando que tivesse alguma parte do jogo que pudesse ser jogado offline e bom… Não tem.

Colocando isso na cabeça, o Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs tem tudo para ser o novo Mario Kart de muita gente. O que significa muitos combates mortais e passar muita raiva com tanto power-up novo no jogo. Aqui, tem power-up que os fantasmas se apaixonam por você e vão na sua direção, tem o que eles se afastam, tem de soltar raio no cenário, entre tantas outras novidades. E isso é exatamente como o item de Mario Kart, no qual com sabedoria, esse item vira uma estratégia ferrenha para vencer o jogo.

Parte do combate entre os 64 jogadores está na missão dada pelo próprio jogo, que vai pegar 10 pílulas no labirinto ao lado, ou matar 3 Pacs, ou matar quantidade de fantasmas em cena. Você não precisa obedecer as missões se não quiser, pois o objetivo é se manter vivo, mas se deseja pontuações extras, você terá que suar a camisa.

O jogo está localizado em português e funciona muito bem. Algumas franquias tem traduções estranhas, como Mineiro, mas a tradução como um todo, ela está bem feita e torna mais agradável jogar em nosso idioma.

Cenário do Mr. DRILLER

Trazendo um remix bem interessante da música clássica, personalizações que remetem a outros jogos da Bandai Namco, além de diversão frenética, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs é um jogo bem curioso e que certamente vale a pena se você procura algo para relaxar durante o dia ou no final de semana. É um jogo despretensioso e que vale a pena quando você realmente deseja jogar algo simples, seja para descansar de um dia de trabalho, ou por não querer jogar um RPG ou algum outro jogo que exija mais da sua mente.

Se você já estiver na faixa dos 35 anos ou mais, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs ainda bate uma nostalgia por lembrar muito o jogo clássico de Atari. E mostra o quão interessante seria se os jogos daquela época fossem pensados online e numa competição entre outros jogadores.

Como nem tudo são só maravilhas, temos que confessar que incômoda o jogo não ter um modo offline, por ser algo que seria interessante para consoles como Nintendo Switch que no modo portátil nem sempre está conectado na internet. Além disso, o seu preço “alto” no Playstation Network de 104 reais, pode afastar jogadores inicialmente, por ser um jogo casual e simples. Tirando isso, o jogo é nostálgico e vale a pena ser jogado.

E você ficou curioso por Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs?

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs

Data de lançamento: 2 de maio de 2024

Plataformas: PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S

Desenvolvedor: Amber Studio

Gêneros: ação e casual

Estúdio: Namco Bandai Games America Inc.

Nota: 4 de 5

Agradecemos a Bandai Namco por ter nos enviado uma cópia do jogo para o Nintendo Switch

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Trazendo uma briga de até 64 jogadores, Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs chega essa semana ao Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X | S e PC via Steam com a intenção de levar um jogo clássico a um novo público.Se...Review | Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs traz a briga num novo nível