InícioEventosMangá, Café e Companhia – Coletiva de imprensa da Editora JBC (Pré...

Mangá, Café e Companhia – Coletiva de imprensa da Editora JBC (Pré Anime Friends 2025)

Na última quinta-feira, dia 3 de julho, a Editora JBC reuniu alguns jornalistas e parceiros para apresentar as novidades do segundo semestre da editora, além de comentar mudanças pontuais que a empresa passou nos últimos anos, desde que foi adquirida pelo Grupo Companhia das Letras.

Marcelo Del Greco e Cassius Medauar abriram o café da manhã explicando que esse processo de integração da JBC ao ecossistema do Grupo Companhia das Letras trouxe novas oportunidades, especialmente agora que o grupo é gerido internacionalmente pela Penguin Random House. Essa aquisição fortaleceu o relacionamento com licenciadores e trouxe uma série de renovações ao mercado brasileiro, como o retorno de Fruits Basket e Hokuto no Ken, entre os títulos que estão ganhando novas tiragens.

Durante o encontro, a editora mostrou as capas que estão em aprovação de Takemitsu Zamurai, de Taiyo Matsumoto, Três Dias de Felicidade, de Sugari Miaki, além de uma nova edição de O Cão que Guarda as Estrelas e Pino, ambos de Takashi Murakami.

Cassius Medauar retorna à editora agora como Publisher, em sua segunda passagem pela JBC. Sua chegada marca esse novo momento que a editora vive e promete trazer boas novidades ao mercado nacional.

Lançamentos para o Anime Friends

No mesmo evento, que aconteceu poucas horas antes da abertura do Anime Friends 2025, Marcelo Del Greco apresentou a lista de lançamentos para o festival, destacando o volume final do mangá Cardcaptor Sakura Clear Card, o livro Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão, além de novos títulos como Quack: O Caminho do Vento, de Kaji Pato, Como Fazer Amigos, de Eric Peleias e Gustavo Borges, e Eventos Semiapocalípticos – Gilmar, de Yoshi Itice. Também foi anunciado o relançamento de Jiraiya: O Novo Império dos Ninjas, com uma sobrecapa inédita.

Essa sobrecapa foi baseada em rascunhos do designer Katsushi Murakami e está sendo produzida exclusivamente para o Anime Friends, apresentando uma versão preta da armadura do protagonista.

Visita especial: Takumi Tsuitsui e Takumi Hashimoto

Para falar da nova edição de Jiraiya, a Editora JBC convidou os atores Takumi Tsuitsui e Takumi Hashimoto para conversar com os jornalistas. Eles comentaram que ficaram surpresos ao ver que, quase 40 anos depois, a série ainda é tão popular no Brasil, e disseram esperar que o público continue apresentando a obra às novas gerações.

Durante a conversa, a editora explicou que a história de Jiraiya: O Novo Império dos Ninjas começa de fato a partir do segundo volume — e sugeriu que a obra pode fazer parte de uma trilogia a ser publicada futuramente.

Os atores também compartilharam suas impressões sobre o Brasil. Takumi Hashimoto contou que precisou vencer o medo de voar para conhecer o público brasileiro. Já Takumi Tsuitsui comentou que, com tantos ninjas do mundo todo, sente falta de personagens brasileiros na história. Em resposta, Edi Carlos, da JBC, comentou que existe a possibilidade de surgirem personagens representando o Brasil no mangá.

Cassius com a sobrecapa

Sobre os mangás de Jaspion e Jiraiya no Japão, a JBC informou que ainda não há novidades, mas que torce para que as obras sejam traduzidas para o japonês e publicadas oficialmente no país.

Ao falar de legado, Marcelo Del Greco convidou Victor Akira Sato, da Sato Company para falar do novo momento da empresa com Clube de Membros do TokuSato no Youtube. Confirmando o relançamento das séries agora no Youtube em novas versões, Victor agradeceu os dois atores e falou da responsabilidade que a Sato Company tem em manter as séries no ar para as novas gerações.

No fim da coletiva, os atores desejaram boa sorte para os cinco dias de evento e se despediram, já preparados para a maratona que é o Anime Friends.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia também