InícioEventosExposição “daBeira doCaminho” transforma cruzes de estrada em memória e reflexão no...

Exposição “daBeira doCaminho” transforma cruzes de estrada em memória e reflexão no Serro

Mostra de Tiago Aguiar ocupa o Museu Casa dos Ottoni a partir de 19 de março com entrada gratuita

A estrada costuma sugerir movimento, destino, continuidade. Mas também carrega interrupções bruscas, marcas permanentes de vidas que não chegaram ao fim do percurso. É nesse território entre passagem e memória que nasce “daBeira doCaminho”, nova exposição do artista mineiro Tiago Aguiar, que entra em cartaz no Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, a partir desta quinta-feira, 19 de março.

Partindo de um levantamento sensível ao longo da estrada entre Serro e Belo Horizonte, o artista transforma as chamadas “cruzes das almas” em eixo de uma investigação que mistura fotografia, vídeo e performance. Esses marcos, frequentemente ignorados na pressa cotidiana, são tratados aqui como dispositivos de memória que interrompem o fluxo e convidam à reflexão sobre a morte, o luto e a permanência.

O projeto nasce de uma relação pessoal e espiritual. Integrante das tradições do Rosário no Serro, Aguiar não apenas registra as cruzes, mas também as restaura e cuida delas antes de documentá-las. Esse gesto, que mistura prática artística e ritual, se torna parte central da obra, especialmente no vídeo “Promessa para as Almas”, que combina a delicadeza dos sons naturais com o ruído constante da estrada em alta velocidade.

A exposição se desdobra ainda em duas séries fotográficas. Em “Cruz das Almas”, o foco está nos próprios marcos restaurados, enquanto “Ponto de Cruz” apresenta imagens aéreas dos locais onde ocorreram acidentes, reorganizadas como um desenho contínuo da estrada. O conjunto evita a estetização pura e aposta em uma experiência que tensiona beleza e risco, contemplação e impacto.

Mais do que um registro documental, “daBeira doCaminho” propõe uma pausa em um tempo que parece anestesiado diante da morte. Ao reposicionar essas cruzes como pontos de escuta e presença, o trabalho amplia o debate sobre memória, ancestralidade e a forma como nos relacionamos com o fim da vida em meio à velocidade contemporânea.

A mostra é realizada pelo Movimento Áurea Cidadania e Identidade Cultural e pelo Ministério da Cultura, com apoio do Governo de Minas Gerais.

Serviço

Exposição: daBeira doCaminho, de Tiago Aguiar
Abertura: 19 de março, às 14h (com visita guiada)
Período: 20 de março a 3 de maio de 2026
Local: Museu Regional Casa dos Ottoni – Praça Cristiano Ottoni, 72, Serro (MG)
Visitação: terça a sábado, das 10h às 18h; domingos, das 8h às 12h
Entrada: gratuita

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Leia também