Review | Unicorn Overlord é um belíssimo e divertido jogo tático

Com uma mecânica de batalha única, Unicorn Overlord vai te encantar com sua linda apresentação e jogabilidade diferenciada

Um bom jogo de estratégia não é nada sem uma boa premissa e jogabilidade profunda e divertida e isso a nova produção da desenvolvedora Vanillaware, lançado pela Atlus para os principais consoles, tem de sobra. Unicorn Overlord é o mais recente lançamento da equipe responsável pela aventura de ficção científica 13 Sentinels: Aegis Rim e dos clássicos Muramasa: The Demon Blade, Dragon’s Crown e Odin Sphere. Seguindo a tradição, é um jogo bastante diferente e repleto da magnífica arte pelo qual o estúdio é conhecido.  

No continente de Fevrith, existem diversos reinos que o império do mal Zenoria procura dominar. Entre eles, está a valorosa Cornia, que no começo de Unicorn Overlord se vê sob ataque do impiedoso Galerius. A rainha, sem alternativa, confia a seu cavaleiro mais fiel, Josef, a tarefa de salvar seu filho, Alain, levando-o para longe, junto de um valioso artefato que não pode de maneira alguma cair nas mãos inimigas.

Anos mais tarde, após a queda de Cornia e o avanço do exército de Zenoria, o príncipe planeja seu retorno triunfal, agora junto de seus amigos e novos aliados que ele irá conhecer durante a sua jornada. Para reconquistar seu antigo lar, no entanto, Alain precisará tanto da habilidade de seus companheiros quanto de matuto, porque o desafio à sua frente é bem grande.

Unicorn Overlord é um RPG de estratégia com uma veia tática muito bem desenvolvida. Nele, o combate acontece automaticamente, levando em conta a composição dos participantes, seu posicionamento, sua força e outros elementos que definem o resultado final dos embates. Para sair por cima, é preciso um planejamento cuidadoso e inteligente, o que confere ao jogo um ritmo balanceado, onde a pressa quase sempre é um atalho para a derrota.

A principal mecânica é baseada no sistema de vantagens e fraquezas muito parecido com o de Fire Emblem, da Nintendo. Cada classe possui sua arma e habilidades, que batem de frente com as outras. Por exemplo, a Cavalaria leva a melhor contra a Infantaria, por causa de sua alta mobilidade, enquanto que é alvo fácil para os Lanceiros, capazes de atacar à distância e fazer de queijo suíço as fileiras inimigas. 

Falando em fileiras, é assim que você posicionará seus soldados. Cada unidade, no início, conta com dois soldados, que podem ser colocados tanto na fileira da frente quanto na de trás. Qualquer um que ficar na frente será a linha de ataque da equipe, enquanto que quem ficar atrás, será a defesa, podendo proteger os outros conforme a necessidade. Essa dinâmica funciona em parceria com as classes, já que algumas são muito mais úteis em posições específicas, enquanto que outras funcionam de maneira diferente dependendo de seu lugar na unidade.

No caso da guarda, uma das primeiras classes a qual você vai ter acesso no jogo, sua principal função é manter seus aliados protegidos. Ela fica atrás e age naturalmente conforme a necessidade. A ordem de ação de seus soldados é regida pela estatística de iniciativa de cada um deles, e cada personagem, aliado ou inimigo, ataca e reage enquanto tiver pontos de Ação e de Passividade. Quando esses acabam, se dá o fim ao combate. 

Lutas podem e quase sempre terminam com soldados ainda vivos no time derrotado. Quando isso acontece, eles são recuados e impedidos de reagir, dando ao vencedor a chance de dar o golpe de misericórdia. Com isso em mente, é importante conferir antes de cada confronto a prévia da luta. Ela é muito útil, porque tendo uma ideia de como as coisas irão, é bem provável que você irá querer mudar o posicionamento ou armamento de seus soldados, o que terá influência direta no resultado da batalha. Caso duas unidades estejam próximas uma da outra, é também possível trocá-las de lugar. 

Combate gasta Vigor (chamado de Stamina no jogo), que quando chega a 0, a unidade é impossibilitada de se mover. Isso serve de incentivo para o uso de mais de uma unidade nas batalhas. O número de vigor é regido pelo líder da unidade, quem vem à frente, portanto tome cuidado com quem você está nomeando o chefe.  Unidades com vigor zerado podem descansar durante as missões, recuperando-se aos poucos. Enquanto elas estão fazendo isso, no entanto, não podem se mover. É preciso tomar cuidado, porque ficam indefesas a ataques do inimigo, então é sempre bom mais de uma cobrindo a outra.

Durante as fases de Unicorn Overlord, dominar estruturas controladas pelo oponente é vital, porque de tempos em tempos o inimigo irá mandar reforços enquanto você não invadir e tomar lugares ocupados por eles. Para retardá-lo, é necessário atacar a unidade que controla a estrutura, obrigando-a a gastar seus recursos para se curar. À medida que novos locais são salvos do controle das forças do mal, ítens úteis como de cura e armamentos podem ser ganhos, fazendo disso um recurso incrivelmente útil durante as muitas missões do jogo.

O posicionamento de suas forças baseado nas estruturas em seu controle faz parte da estratégia do jogo, como é o caso das pontes, importantes pelo fato de servirem como funis, obrigando unidades inimigas a atacar uma por vez, fazendo valer a tática de esperar um ataque no lugar de avançar. Mesmo sendo um jogo lindo cheio de animações detalhadas, às vezes você vai querer aumentar o ritmo e pular batalhas. Por um lado, isso é viável para agilizar as coisas, mas pode vir a ser uma desvantagem, porque você acaba deixando de notar eventuais fraquezas em suas forças que se mostram durante as lutas. 

Os pontos de Valor, além de servirem para se trazer mais unidades ao mapa, também possibilita o uso de habilidades poderosíssimas, capazes de virar o jogo em batalhas contra chefes, por exemplo. Cada unidade possui um poder diferente de valor, portanto vale muito a pena variar. Alain, por sua vez, é capaz de dar à unidades em posicionamentos mais distantes o primeiro ataque em uma luta, abrindo o caminho para causar um belo estrago contra inimigos mais parrudos.

O relacionamento entre soldados também é bastante importante, já que ele funciona como um apoderamento a mais que suas unidades terão quanto mais seus soldados lutarem juntos. Além dessa vantagem cada vez maior, cenas entre soldados amigos são liberadas, outro aspecto de Unicorn Overlord bastante similar ao que é visto em Fire Emblem.

Fora da batalha, você anda livremente pelo mapa, onde encontra novas missões para completar, além da administração do Exército de Liberação e outras interações e descobertas. A customização de suas tropas é feita nas bases conquistadas, que além de expandir o número de soldados por unidade, também possibilita a contratação e demissão de mercenários, a compra de equipamento e outras vantagens. Elas vão sendo liberadas com renome ganho a cada missão concluída.

Um importante elemento das vilas que você liberta durante a aventura são as entregas. Com elas, você ajuda os povoados livres a crescerem, podendo assim ter acesso a mais funcionalidades, sem falar em ainda mais renome. Ou seja, não tenha pressa em fazer as missões principais!

Nem sempre você terá livre passeio pelo mapa. Toda vez que entrar em regiões que ainda não foram tiradas do controle do inimigo, você terá que lidar com patrulhas e só depois de vencer grandes batalhas especiais, onde objetivos específicos têm de ser alcançados se você quiser ter uma chance de vitória. Além da pontuação, muitas vezes essas lutas trarão novos personagens para seu exército, um belo prêmio, de fato.

Bem como os outros jogos da Vanillaware, Unicorn Overlord  conta com uma apresentação de cair o queixo. Personagens são detalhados e cheios de personalidade, com um visual 2D mais próximo ao de 13 Sentinels, com proporções mais realistas e não tão exageradas quanto aos outros jogos do estúdio. 

Tudo do jogo é repleto de vida e bem animado, complementado por atuações competentes dos atores de voz, tanto do elenco japonês quanto do norte-americano. A trilha sonora conta com muitos instrumentos de sopro, conferindo ao jogo um ar épico condizente com a sua história e os momentos de combate. Mesmo sem se destacar muito, desempenha a sua função bem. 

O roteiro do jogo é bem desenvolvido e dá para perceber que a equipe de tradução para o Inglês teve o cuidado de dar a cada personagem uma voz própria, sem apelar para a adaptação direta, modo com o qual muitos RPGs acabam perdendo muito do significado, pelo Japonês se tratar de um idioma repleto de nuances.

Infelizmente, Unicorn Overlord não conta com localização ao Português e é necessário um certo domínio do Inglês para jogá-lo, devido a uma grande quantidade de tutoriais e uma vasta enciclopédia que cataloga praticamente tudo do jogo conforme se avança nele. Com sorte, se levarmos o exemplo de Persona 3 Reload e Persona 5 Tactica como indicação, quem sabe este jogo também receba uma atualização futura, mas, no lançamento, ele é o que é.
Unicord Overlord traz um sistema de combate único e muitos desdobramentos táticos para aqueles em busca de um RPG diferenciado em mais uma superprodução da Vanillaware. Com sua arte estonteante e repleto de conteúdo para ser jogado, além de vários níveis de dificuldade para adaptar a jogabilidade conforme seu gosto, ele é um jogo que não sairá tão cedo do seu console favorito!

Unicorn Overlord

NOTA: 4 de 5

Ficha técnica:

Nome: Unicorn Overlord

Desenvolvedora: Vanillaware

Publicadora: Atlus

Gênero: RPG de estratégia

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One e Xbox Series S|X

Lançamento: 8 de março de 2024

Nossos sinceros agradecimentos à assessoria do jogo por nos fornecer uma cópia digital de cortesia para teste e para a produção desta matéria.

Relacionados

spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Com uma mecânica de batalha única, Unicorn Overlord vai te encantar com sua linda apresentação e jogabilidade diferenciada Um bom jogo de estratégia não é nada sem uma boa premissa e jogabilidade profunda e divertida e isso a nova produção da desenvolvedora Vanillaware, lançado pela...Review | Unicorn Overlord é um belíssimo e divertido jogo tático