Review | O Livro Secreto da Formação (Sha no Shô)

Mantendo a sequência dos guides de Naruto já lançados no Brasil, a Panini traz dessa vez o Livro Secreto da Formação, que desvenda os mistérios dos volumes 28 a 43! Se liga, vamos conferir?

Qual a fase que o guide abrange?

Nesta etapa da trama, todos os ninjas jovens da Vila da Folha estão crescidos e mais experientes. Naruto retorna do seu treinamento intensivo com o Ero Sennin Jiraiya e mostra aos amigos e inimigos o quanto mudou e evoluiu. A única coisa que não muda em Naruto é a vontade de trazer Sasuke de volta.

O Uchiha, por sua vez, com a ajuda de ninjas com habilidades específicas, consegue finalmente confrontar Itachi, seu irmão mais velho e objeto da sua vingança. Nesta etapa, Sasuke descobre a verdade sobre o extermínio do clã Uchiha e tem um novo objetivo: liquidar a Vila da Folha.

Finalmente os dois irmãos se confrontam!

Enquanto Naruto e Sasuke lutam para se aprimorar e alcançar seus objetivos, a Akatsuki continua com seus planos de extrair as bijus de seus jinchuuriki, o que deixa Gaara e Naruto em perigo e vai exigir muita união por parte das vilas ninja.

Livro dos ninjas

Aqui, encontramos fichas completas de 143 personagens, tanto aqueles que já conhecemos quanto os que começam a aparecer mais na trama, como Sasori e Pain.

Livro das Técnicas

Nesta parte o leitor se deleitará com 115 jutsus que apareceram desde o retorno de Naruto à Vila da Folha. Eles estão devidamente categorizados e detalhados em níveis de dificuldade e origem (ninjutsu, kekkei genkai, entre outros).

Livro da Criação

Nesta parte, temos muitos rascunhos e histórias de Kishimoto sensei sobre a obra e uma historinha divertida onde todos especulam como seria o verdadeiro rosto de Kakashi.

Qual será o verdadeiro rosto do Kakashi sensei?

Personagens

Sessão espalhada ao longo do guide, traz os já famosos rankings, índice de jutsus e personagens, diagrama de relações entre personagens e análise de tipos sanguíneos.

Tabela de resultados

Esta seção traz todas as enquetes feitas na Shonen Jump nesta fase da trama e a opinião dos leitores.

Coleção das Cem Folhas

Também espalhada ao longo do guide e continuação dos anteriores, traz mais 20 explicações sobre os mistérios do mundo shinobi (parte 27 à 46).

Além de todas essas sessões, o guide ainda traz a Biblioteca dos Shinobis (vários segredos serão revelados aqui) e o Glossário da Folha, onde se explicam algumas palavras chave do universo de Naruto.

Edição brasileira

Assim como os outros guides já publicados, O Livro Secreto da Formação veio no papel pisa brite. A edição tem orelhas e as páginas iniciais coloridas, que trazem algumas cenas impactantes da fase que abrange esta publicação (Naruto Best Scene). A tradução ficou a cargo de Fernando Mucioli.

O casal que você respeita

Opinião

Sou suspeita para falar de guides, pois adoro tudo o que puder acrescentar algo nas obras que amamos, mas sei que todo o processo para que ele chegue às nossas mãos é demorado, já que exige bem mais consultas, paciência e tempo do que o usual.

Gostei bastante do resultado final, a encadernação parece mais firme (nada de crocância) e a edição como um todo ficou bem bacana e apta para agradar todos os fãs dessa obra tão querida.

Agradecemos ao pessoal da editora Panini por ter encaminhado o exemplar para análise.

Relacionados

spot_imgspot_img
Artigo anterior
Próximo artigo
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.